Tanuki Sushi, tradicional e ótimo restaurante japonês na Vila Madalena

Levado por uma amiga, Silvia e eu estivemos no restaurante Tanuki Sushi, na Vila Madalena. Não poderia ter iniciado minha jornada japonesa por São Paulo de maneira melhor. A casa foi uma grande revelação. Não fossem as companhias naquela noite de sábado, talvez eu nunca tivesse reparado no estabelecimento, que é bem pequeno.

Desvendar os restaurantes japoneses de São Paulo é uma missão sem fim e bastante prazerosa. Mas por incrível que pareça em nenhuma das minhas andanças anteriores pela capital paulistana, até o ano de 2011, eu tive a oportunidade de comer comida japonesa.

Pela quantidade de opções de lugares eu simplesmente desistia por não saber onde começar. Aproveitei a passagem por Sampa após o Projeto Douradinho para finalmente resolver esta falha, ou vazio, em meu currículo de investigador gastronômico.

Tanuki Sushi - comida japonesa
Para abrir: enrolado de atum com ovas de peixe-voador e gema de ovo de codorna. Além de Idako
Tanuki Sushi - comida japonesa
Duplas de sushi de Centolla e de Vieiras. Uma coisa maravilhosa atrás da outra
Restaurante simples e discreto

Um toldo preto e uma entrada discreta separam o salão de poucas mesas da área da rua arborizada, naquele bairro charmoso da capital. O lugar é muito simples, sem grandes arranjos decorativos.

De cara eu já gostei da enorme Centolla disposta sobre o balcão de trabalho do sushimen. Conhecido também como Caranguejo Rei (King Crab), o bicho pode atingir dimensões colossais. Uma iguaria cara, importada do Chile e difícil de ver por terras brasileiras.

Sentamos junto à mesa e o festival de comidas maravilhosas começou. Tanta coisa passou na minha frente que eu mal tive tempo de anotar exatamente o que eram. Tirei fotos apressadas para não perder a pose.

De primeira, um enrolado de atum com ova de peixe voador e gema de ovo de codorna crua por cima. Uma delicia! Já tinha comida algo parecido no Azumi, o meu japonês predileto no Rio de Janeiro.

Tanuki Sushi - comida japonesa
Entre os sashimis da casa destaco os de peixe branco
Tanuki Sushi - comida japonesa
A equipe é atenciosa e gentil. Um pequeno e fantástico japonês de São Paulo
Tanuki Sushi - comida japonesa
O pedaço de magret pronto para ser cortado ao preparo do sushi

Na mesma travessa, de quebra, ainda veio um dupla de Idako. Este último se trata de um mini polvo japonês de cor vermelha. Há algum tempo eu já caçava para experimentar, mas nunca tive chance em terras cariocas. Adoro pratos exóticos, ainda mais quando são gostosos.

Sushi de Centolla

A seguir, uma dupla de sushi de Centolla e outra de sushi de Vieira.  Depois das entradinhas, partimos para um Combinado básico. Pude, então, constatar a qualidade do sashimi da casa. O prato também veio com uma boa seleção de peixes brancos, entre os quais de Peixe-prego e Garoupa.

A equipe do restaurante foi extremamente atenciosa desde que aportamos por lá. É bem verdade que no horário em que estávamos jantando o restaurante não estava cheio. Mesmo assim, a atenção dos garçons com minhas perguntas sem fim é elogiável. Também merece elogios a gentileza do sushiman, Koji Yamasaki, um dos sócios desse pequeno restaurante japonês paulistano.

Tanuki Sushi - comida japonesa
Porção de sushi de foie gras: uma coisa de ajoelhar
Tanuki Sushi - comida japonesa
De quebra ainda ganhei uma dupla de sushi de magret como cortesia. Que cortesia!
Fusão entre a culinária francesa e japonesa

Após tantas porções exóticas e ótimas, os destaques daquela noite ficaram realmente para o final. De sobremesa, posso assim dizer, solicitamos uma porção de sushi de foie gras, uma coisa de ajoelhar.

Depois, antes de finalizar, Koji ainda me ofereceu uma dupla de sushi de magret de cortesia. Que cortesia! Essa fusão entre a culinária francesa e japonesa é muito bem vinda. Eu amei.

Gostei tanto do Tanuki que meu desafio agora em São Paulo será deixar de voltar lá para conhecer outro restaurante japonês da cidade. Para fechar, a conta (que nós estávamos supondo como uma fortuna), não saiu nenhum absurdo, se considerarmos a qualidade da comida servida.

Tanuki Sushi

Endereço: Rua Jericó, 287 – Vila Madalena. São Paulo / SP.
Horário: de segunda a sexta das 11h30m às 14h45m e das 18h às 22h45m. Sábado das 12h às 15h30m e das 18h às 22h45m.
Contatos: (11) 3814 3760

Para saber mais: 
instagram.com/tanukisushioficial
tanukisushi.com.br

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.