Thai E-San, restaurante tailandês raiz de comida preciosa

Imagens de texto sobre o Thai E-San restaurante tailandês menu | Thai E San Cunha Gago Pinheiros
O Tom Yum, caldo típico da culinária tailandesa

O glorioso caldo de frutos do mar Tom Yum do Thai E-San foi como um verdadeiro restaurador da alma numa semana de frio paulistano. O TomYum tailandês, eu vou te falar… é um negócio muito sério.

Ao menos o do Thai E-San, ótimo restaurante de comida taialandesa com origem no bairro da Liberdade , onde ainda mantem um endereço que vive abarrotado de gente. Dá pra entender.

Imagens de texto sobre o Thai E-San restaurante tailandês menu | Thai E San Cunha Gago Pinheiros
O Tom Yum é servido nesse curioso recipiente que permite manter o caldo aquecido
Thai E-San Pinheiros

Mais recentemente o Thai E-San abriu a filial no bairro de Pinheiros, onde eu estive. Ela segue o mesmo padrão da Liberdade, um lugar singelo, sem gueri-gueris e frufruzices descoladas.

Quem olha da rua nem acredita que naquele salão é servida tão preciosa comida. A comida é preciosa pelo sabor e pela raridade, pois são pouquíssimos lugares que ofertam culinaria tailandesa em São Paulo ou mesmo no Brasil de maneira geral.

Ainda mais raro é encontrar um restaurante Thai nesse estilo raiz, com preços justos e sem embromação. Do jeito que eu gosto.

Imagens de texto sobre o Thai E-San restaurante tailandês menu | Thai E San Cunha Gago Pinheiros
Ambiente simples com salão amplo no bairro de Pinheiros
Sopa tailandesa Tom Yum

Tom Yum é a sopa mais popupar da Tailândia. Na realidade, se trata de uma variedade de caldos quentes com diferentes elementos. O próprio nome tem origem nos termos “Tom”, ou ato de ferver, e “Yam” que siginifica misturar. No caso do Thai E-San é servida em duas opções: com frango ou frutos do mar.

Pedi a de frutos do mar, que vem com lula e pequenos camarões e mexilhões. Isso dentro de um intenso e delicioso caldo a base de molho de peixe e leite de coco. Misturando ainda shimeji, capim limão, cebola, limão, folhas de limão kaffir, galanga, cebolinha, coentro e pimenta. Bastante pimenta.

Amo esses lugares que têm uma indicação do nível de pimenta pra gente escolher como no caso do Thai E-San. Mesmo eu sendo um destemido explorador de pimentas, fui prudente e, alertado pela mocinha que me atendeu, escolhi o nível 1 (de 3) de pimenta.

Talvez tivesse aguentado o 2, mas o 1 estava ótimo, bastante picante e chegou a deixar um suorzinho escorrer de minha testa no fim do almoço. Mesmo com os 12 graus da rua.

Imagens de texto sobre o Thai E-San restaurante tailandês menu | Thai E San Cunha Gago Pinheiros
Junto ao caldo vem uma pequena cumbuca onde podemos apreciar o Tom Yum
Galanga e limão kaffir

Eu confesso que pouco entendo de comida Thai, por isso encontrar um lugar assim com essa pegada mais despojada foi uma excelente porta de entrada para os pratos tailandeses. Assim como para conhecer alguns ingredientes que nunca tinha ouvido falar, tais como galanga e limão kaffir.

Galanga é também conhecido como gengibre-tailandês. Serve para dar um toque azedo e ajuda a neutralizar o cheiro de peixes e frutos do mar. Seu uso é muito disseminado na comida tailandesa, principalmente em ensopados, ofertando mais sabor as receitas.

O limão kaffir é nativo da Tailândia e do sudoeste asiático. Se assemelha ao limão Thaiti, só que com um aspecto enrugado. Suas folhas são bastante utilizadas na gastronomia asiática de diferentres países para incrementar os pratos com seu sabor cítrico. Primeiramente eu cheguei a confundir com uma folha de louro dentro da sopa. Fazendo uma pesquisa vi que é fácil comprar as folhas desidratadas na internet. Vou testar.

Imagens de texto sobre o Thai E-San restaurante tailandês menu | Thai E San Cunha Gago Pinheiros
O menu com fotos mostra algumas opções de caldos do Thai E-San
Tailandês bom e barato

O Tom Yum de frutos do mar me saiu a R$ 62,00, mas eu era o único (ogro) a devorar o negócio sozinho ali aquele dia. Com uma entradinha dá pra dividir fácil.

Fato é que sai do restaurante com enorme vontade de retornar o mais rápido possível, pois deixei um série de coisas a provar para trás.

Entre eles, talvez o prato mais pedido do local (e popular da Tailândia), o Pad Thai. Esse tenho mesmo de comer urgentemente. Nele o Macarrao de Arroz, pode vir com frango ou camarão. É misturado com moyashi (broto de feijão), cenoura, nabo, neera, açúcar de palma, molho de peixe, amendoim moído, água de tamarindo, alho, óleo e omelete de 2 ovos.

Endereço: Rua Cunha Gago, 399 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de quarta a segunda das 11h às 16h e das 18h às 21h30m.
Contato: (11) 95499-3505

Para saber mais:
instagram.com/thaiesan_br

Fontes de consulta:
recipetineats.com/tom-yum-soup-thai
hortasesaberes.com.br

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.