Restaurante Rong He: pastel de nirá gigante e ótimo camarão empanado

Rong He, restaurante chinês, comida chinesa, bairro do Paraíso

O Rong He é um restaurante de comida chinesa bem tradicional, com diferentes endereços em São Paulo. As porções são boas, fartas e o preço bem interessante. Não é sem motivo ele vive lotado de famílias ávidas pela culinária chinesa local.

Estive para um almoço familiar com Silvia e meu filho Arthur no endereço do bairro do Paraíso, que fica na Rua Tutóia. Foi a primeira vez lá, mas já conhecia o restaurante no bairro da Liberdade, sobre o qual, inclusive, escrevi aqui no blog no post: “Rong He e o espetáculo do macarrão”

Rong He, restaurante chinês, comida chinesa, bairro do Paraíso
O pastel é tão grande que tem de ser cortado com tesoura

Mas ao contrário da Liberdade, dessa vez busquei outras alternativas, além das massas, no cardápio.

Pastel gigante

Como é tradição em restaurantes chineses de São Paulo, o cardápio do Rong He vem com as fotos dos pedidos. Fiquei curioso quando passei pelo Pastel de Nirá.

Pela foto, no entanto, não deu para ter uma ideia do tamanho do troço. Quando chegou em minha frente tomei um susto! É um pastel em tamanho gigante, tão grande que o restaurante oferece uma tesoura aos clientes para cortá-lo.

Estava muito bom. Vem bem recheado de nirá, acelga entre outros legumes, além de macarrão de arroz. Ou seja, é quase uma refeição vegetariana. Mesmo com todo o seu tamanho, minha fome era grande aquele dia e admirava o cardápio do Rong He com intenção de pedir ao menos uns dois pratos distintos.

Rong He, restaurante chinês, comida chinesa, bairro do Paraíso
Pastel bem recheado
Rolinho Primavera (Harumaki)

Arthur e Silvia, como entrada, solicitaram um Rolinho Primavera, ou Harumaki, de queijo. É um petisco asiático que eu amava quando era mais jovem, mas de tanto comer enjoei. Dei-me conta de que meu filho nunca tinha provado e resolvemos pedir. Ele adorou.

O Harumaki é uma dessas criações que ganharam mil versões em diferentes países e continentes. Ele surgiu no sudoeste asiático. Alguns dizem que na China, outros no Vietnã. Fato que se popularizou por toda parte e certamente é um dos petiscos asiáticos mais consumidos no Brasil.

Camarão empanado

Após as entradas resolvemos seguir com um camarão empanado. Em realidade seria um pedido para meu filho Arthur. Ainda tinha a intenção de solicitar um segundo prato para dividir com a Silvia. Mas veio um prato grande com uma pequena montanha de camarão.

Rong He, restaurante chinês, comida chinesa, bairro do Paraíso
Camarão empanado crocante e de massa leve

Mesmo sendo uma fritura empanada, surpreendeu como a massa era incrivelmente leve. Os camarões empandados estavam crocantes e deliciosos. Meu filho e Silvia cairam dentro do camarão. Eu fui mais discreto, mas ainda assim comi muitos. Apesar de tudo no fim ainda sobraram camarões no prato.

Carne suína com shitake

Ou seja, o fato de eu ter chamado por um outro prato foi um completo exagero. Mas aquele extenso cardápio, que parecia não ter fim de tantas opções, me deixou angustiado. Como se precisasse ao menos provar algo mais. Assim foi.

Escolhi uma carne suína com cogumelo shitake e legumes, preparada com um molho “secreto” da casa, segundo me revelou o garçom. Poderia, numa licença poética alimentícia, definir aquele molho como uma versão asiática mais complexa do nosso molho a madeira. Algo assim.

Rong He, restaurante chinês, comida chinesa, bairro do Paraíso
Carne suína com cogumelo shitake e legumes

Achei delicioso! Mas era simplesmente impossível dar cabo a tarefa de esvaziar a travessa. Comi um pouco e pedi uma quentinha (ou quentona) com uma boa quantidade da carne suína e o restinho de camarão empanado. A sobra seria o meu jantar àquele dia e o almoço do dia seguinte.

Bom, farto e barato

Com ambiente super simples e família, o Rong He serve mesmo porções muito fartas e a preços em conta. Fato que constatei em minhas passagens também no endereço da Liberdade.

Outro fato interessante é que eles atendem desde os clientes que gostam do beabá da culinária chinesa, até os que curtem se aventurar em pedidas mais ousadas: tais como Pepino com água viva ou Bucho Bovino cozido ao Molho Shoyu.

Endereço: Rua Tutóia, 312 – Paraíso. São Paulo (SP).
Horário: Segunda a Sexta das 11h30m às 15h e das 18h às 22h. Sábado e Domingo das 11h30m às 16h e das 18h às 22h
Contatos: (11) 3559-9996 / (11) 3884-0572

Para saber mais: 
ronghe.com.br

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.