Zur Alten Mühle, tradicional restaurante alemão do Brooklin

O Zur Alten Mühle é mais um clássico bar de São Paulo adicionado ao meu currículo e que veio uma vez mais confirmar a ótima oferta de casas de comida alemã na cidade para mim.

Para começar, tem um dos melhores chopes Brahma de Sampa, tirado em uma chopeira rara e curiosa, em forma de barril, que já está por ali há 18 anos (substituindo a anterior, idêntica).

Segundo me relevou a equipe da casa, o chope fica 2 dias descansando em uma câmara fria, para só depois fazer a jornada refrigerada pela serpentina. A torneira regula perfeitamente o gás, o que dá a bebida um toque leve, completo pela espuma bastante cremosa. É primoroso, posso afirmar por experiência própria.

Zur Alten Mühle
Chopeira rara e curiosa, em forma de barril
Zur Alten Mühle
Salsichas Mistas Aperitivas

Os elogios se estendem aos comes, quer dizer, queria eu ter podido comer mais. O que provei estava muito bom, mas são tantas as opções tentadoras que é preciso vários retornos para dar conta dos pratos do cardápio.

Restaurante tradicional, estilo rústico

A casa foi inaugurada em 1980 pelo imigrante alemão Wilheim Heying, ou Willy, com decoração rústica em madeira, toda feita em sua marcenaria, na região do Embú. Lá até hoje fica o outro endereço que deu origem a saga.

O ambiente, bastante característico, segue fiel o estilo de bar alemão e sem dúvida é outro ponto forte do local.

Na decoração eu destaco o longo balcão na entrada do bar, feito de uma única peça de madeira com cerca de seis metros. Lá se pode parar para curtir um chope sem compromisso num dos bancos disponíveis.

Zur Alten Mühle
Canapés de gorgonzola e linguiça defumada 
Zur Alten Mühle
O ótimo Joelho de Porco Grelhado 
Salsichas, canapés e joelho de porco

Depois de um longo dia de gravação com a equipe da Esquina Filmes, eu e meu sócio Alexandre, no entanto, decidimos optar por uma das largas mesas, onde nos espalhamos confortavelmente.

Fizemos uma pequena rodada de provas, começando pelo básico, ou seja, a boa porção de Salsichas Mistas Aperitivas. É servida com salsichão, linguiça branca e linguiça defumada em rodelas.

O ideal é ir com um grupo maior, ou em família, para apreciar mais pedidas. Além da comida alemã não ser propriamente a mais leve do mundo, as porções no Zur Alten Mühle são grandes. Decidimos, mesmo assim, encarar outro petisco antes de partir para um prato principal.

Desta vez escolhi os tradicionais canapés, muito comuns nos bares alemães de Sampa. Uma porção mista com meio gorgonzola e meio de linguiça defumada de Santa Catarina. Depois, sem mais embromar, solicitamos um Joelho de Porco Grelhado acompanhado de chucrute e batata sautée.

Zur Alten Mühle
O balcão na entrada foi feito de uma única peça de madeira
Zur Alten Mühle
O ambiente rústico segue fiel o estilo de bar alemão 

Como disse meu sócio, um admirador de Eisbein como eu, o prato da casa está no nível dos melhores que provamos. Era comida a beça, mas cumprimos a missão com muita vontade, sem deixar vestígios da ação.

O Zur Alten Mühle é tocado pelos filhos de Willy, Werner e Kally. O astral familiar nos faz sentir bastante aconchegados por ali. Apesar de estar pela primeira vez no local, por exemplo, era como se já frequentasse lá há tempos. Foi mais um dos aspectos a me conquistar em minha passagem.

É um bar que pretendo voltar outras vezes e onde certamente levarei meus amigos admiradores de bom chope e comida alemã.

Bar Zur Alten Mühle

Endereço: Rua Princesa Isabel, 102 – Brooklin. São Paulo (SP).
Horário: de sexta à domingo das 12h às 23h. Segunda das 17h às 23h
Contatos: (11) 5044-4669

Para saber mais:

instagram.com/zuraltenmuhle

www.barzur.com.br

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

5 Comments on “Zur Alten Mühle, tradicional restaurante alemão do Brooklin”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.