O Acrópolis, no bairro do Bom Retiro, é o restaurante grego mais antigo de São Paulo. Fundado em 1959, é um verdadeiro patrimônio da gastronomia paulistana.
Eu conheço o Acrópolis de muitos anos, antes mesmo de me mudar para São Paulo. Sempre foi um local que curti, pelo seu ambiente único, com aquela decoração grega, mas principalmente a comida farta e saborosa.
Tinha um tempo, no entanto, que não botava os pés lá. Ao menos não após a morte de Seu Trasso, em 2016. Seu Trasso era uma figura lendária e muito querido por todos os frequentadores do local. Seu nome era Thrassyvoulos Petrakis, por isso mesmo arrumaram um apelido um pouco mais simples para os brasileiros o chamarem.

Atualmente o restaurante é tocado por suas filhas, Claudia e Nikki. Retornei lá e tive um papo muito bom com a Claudia, que veio da Grécia para ajudar com o negócio. Foi bom voltar e ver que as coisas seguem boas como sempre.
É um restaurante especial, nem tanto barato, mas especial.
Um clássico grego em São Paulo
O Restaurante Acrópolis foi aberto em 1959 pelo grego Trifón Mavridis e de início se chamava Cantinho Grego, um lugar bastante mais simples.
Seu Trasso começou a trabalhar no local como garçom nos anos 60, passando a gerente. No início dos anos 70 ele comprou o restaurante de seu conterrâneo, mudando o nome então para Acrópolis.
Foi Seu Trasso que reformou o ambiente dando a cara que o restaurante tem hoje em dia, com a decoração ao estilo “grego” que é uma marca do estabelecimento. Era uma gentileza de pessoa e trabalhou no local até morrer, com 97 anos.

Polvo à vinagrete: uma entrada que vale a visita
Independente do que escolha para comer como prato principal, eu sempre que vou no Acrópolis começo pelo meu pedido predileto da casa: o polvo à vinagrete.
Tentáculos macios, bem temperados, mergulhados no azeite e acompanhados de cebolas em conserva e azeitonas. Para quem ama frutos do mar, é simplesmente imperdível.
Há uma opção que eles chamam de entrada completa, que vem o polvo com dois patês muito bons também (que eu me lembre um de beringela delicioso). Mas eu gosto tanto de polvo que prefiro me concentrar só nele, beliscando com a cestinha de pães.
É possível pedir uma meia porção (R$ 85,00), que compensa em parte o valor. Não é propriamente barato, mas ainda assim, é um luxo que gosto de me dar.

Mussaká: a estrela do cardápio
O Mussaká do Acrópolis é uma verdadeira instituição. É provavelmente o prato mais tradicional da casa, servido em uma porção generosa (R$ 47,00).
Clássica receita da culinária da Grécia, o Mussaká é muitas vezes chamado de lasanha grega, por também ser preparado em camadas. Mas na realidade é bem distinto nos ingredientes e no sabor.
Trata-se de uma espécie de torta salgada feita com camadas de berinjela, batata e carne moída, coberta com um molho bechamel que é dourado no forno.
A textura é cremosa e o sabor tem um toque levemente adocicado, resultado do uso da canela na receita, além da própria beringela — um detalhe tradicional da gastronomia grega.
Se você nunca provou Mussaká, o lugar certo para isso é no Acrópolis.

Cozinha sem cardápio
Um detalhe pitoresco do Acrópolis é que não há cardápio impresso. As opções do dia ficam descritas em um quadro na parede. Então você vai até a cozinha, olha as travessas e escolhe o que quer comer.
Além do Mussaká, o restaurante oferece pratos gregos como: Risoto de frutos do mar, Lula recheada, Polvo ao vinho branco, Cordeiro assado entre outras coisas tentadoras. Dá vontade de sair pedindo tudo.
O bacana é que eles permitem em alguns casos que se faça um misto de 3 opções num prato, que vem em fartas porções. Uma meia porção, por exemplo, já serve bem uma pessoa, especialmente se você pedir uma entrada antes.
Eu posso dizer de carteirinha – pois já provei algumas coisas de lá tais como o Risoto de Frutos do Mar e a Lula Recheada – a comida é muito bem-feita e saborosa.
Um restaurante com alma
Mais do que comida boa, o Acrópolis é carregado de memória e um local com seu jeito maravilhoso de ser, a decoração característica, o ambiente simples, mas com alma. Uma casa familiar que merece a visita de todos os que gostam de restaurantes históricos.
Compartilhe nos comentários sua experiência ou indique outros restaurantes gregos em São Paulo que merecem ser visitados.
Mas e quanto a vocês, conhecem o restaurante Acrópolis? Têm algum outro restaurante grego para me indicar em São Paulo?
Espero que tenham gostado da dica e quando derem um pulo lá não deixe de falar pra mim como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos , aqui no blog o nos comentários do canal no Youtube.
Quem estiver procurando outras dicas de bares e restaurantes no São Paulo dá um pulo na aba: comer e beber em Sampa
Restaurante Acrópolis
Endereço: Rua da Graça, 364 – Bom Retiro. São Paulo (SP).
Horário: diariamente das 7h30m às 18h
Contato: (11) 3223-4386 / (11) 955565270 (Whatsapp)
Para saber mais:
instagram.com/restauranteacropolis
Além das conversas com a equipe do restaurante e pesquisas no perfil do estabelecimento, para produção deste texto também consultei as seguintes fontes de pesquisa:
Memória: Thrassyvoulos Georgios Petrakis (1918-2016), o seu Trasso, do Acrópoles
Acrópolis está na mesma família há mais de 70 anos

