Restaurante Acrópolis, o grego paulistano

Desde que conheço a Silvia ela sempre quis me levar ao Restaurante Acrópolis, grego mais antigo de São Paulo. Entre uma e outra escapada à capital paulista, demorou até que efetivamente pudesse cumprir com sua vontade.

Eu tenho certa intuição sobre determinados lugares. Sempre tento evitar pré-julgamentos, mas em alguns casos simplesmente sinto que vou gostar ou não de um estabelecimento. No caso do Acrópolis para mim já era um lugar pré-destinado a cair em minhas graças.

Bastou em ver o toldo verde e amarelo com algumas mesas de plástico na porta, ali no bairro do Bom Retiro, para eu saber que aquele almoço seria um negócio muito sério de bom.

Restaurante Acrópolis Bom Retiro
A entrada discreta da casa, no Bom Retiro, com mesas de plástico na porta
Restaurante Acrópolis Bom Retiro
Internamente a casa é bastante simples, despojada. Um clima que lembra um botequim
Restaurante Acrópolis Bom Retiro
A parede é reservada a imagens da Grécia e diversas reportagens sobre o restaurante
Simples e aconchegante

O Acrópolis é um restaurante muito simples, que tem cara de botequim. Ponto positivo para mim, que sempre tendo a gostar de lugares mais despojados e informais.

Esqueça ar-condicionado, quem faz o trabalho de refresco são alguns ventiladores presos na parede. Por onde se olha há imagens da Grécia e muitas reportagens sobre a casa.

Os clientes se espremem em mesas coladas nas outras e bastante disputadas. Decibéis das conversas se misturam a música típica que toca nas caixas de som.

Os garçons correm de um lado ao outro levando iguarias cheirosas e apetitosas na bandeja. Além de cervejas geladíssimas para aliviar a sede do povo.

Restaurante Acrópolis Bom Retiro
Entradinha fantástica! Polvo a vinagrete, azeitonas e pastinhas gostosas
Restaurante Acrópolis Bom Retiro
Não podia faltar a salada grega. Uma de minhas prediletas

Não fosse o sotaque, poderia até pensar que eu estava num botequim do centro do Rio de Janeiro. Talvez isto tenha me despertado uma sensação de aconchego, desde que entrei na casa. Descolamos uma mesa bem espremida e já começamos os trabalhos com umas duas garrafas de cerveja.

Não é preciso de cardápios por ali. Os pratos do dia ficam expostos junto da cozinha, em grandes bandejas. Uma visão fantástica que nos faz salivar. Numa rápida conferida pude identificar uma carne de cordeiro com batatas, polvo, lulas recheadas e o tradicional Mussaká. Antes, porém, ainda tinham as entradas…

Restaurante Acrópolis Bom Retiro
Não há cardápio na casa. As opções do dia ficam expostas em um balcão junto a cozinha
Polvo a vinagrete e salada grega

Pedimos uma entrada mista (por justos R$ 24,00).  Uma coisa realmente deliciosa. Um pratinho com azeite derramando sobre a mesa e socado de polvo a vinagrete (muito bom) azeitonas verdes e pretas, cebolas em conserva e umas pastinhas gostosas.

Bastou este início de conversa para eu colocar o Acrópoles na lista dos lugares que pretendo voltar em São Paulo. Antes de escolher nossos pratos principais, ainda solicitamos uma salada grega. Seria uma temeridade para Silvia e eu não pedirmos, pois se trata de uma de nossas saladas prediletas.

Seu Trasso

O restaurante foi inaugurado em 1959 e posteriormente adquirido por um dos garçons, já em 1972, o grego  Trassyovoulos Petrakis, mais conhecido como Seu Trasso. Hoje se trata de um dos mais tradicionais restaurantes de São Paulo.

A fama é completamente justificada, pois a casa reúne boa cozinha, um ambiente alegre e preços justos. Não à toa, as longas filas no final de semana são certas. Demos sorte de arrumar logo uma mesa, talvez por termos chegado tarde naquele sábado.

Restaurante Acrópolis Bom Retiro
Mais detalhes da entrada do restaurante. Um grande programa

Voltei à cozinha para desta vez escolher os pratos principais. Deu-me um prazer enorme ver a equipe do restaurante servindo a montanha de comida para os clientes.

Mussaká e lulas recheadas

Escolhemos algumas opções para dividir entre quatro: um prato misto com lulas recheadas, polvo e arroz de frutos do mar, o Mussaká (o prato mais famoso da casa) e carneiro com alcachofra. Tudo muito bom. Eu particularmente amei a lula recheada.

Foi quase como um almoço belisco acompanhado sempre das cervejas geladas. Mesmo com a casa cheia o serviço sempre manteve um bom nível e o nosso copo nunca ficou vazio.

Quando já terminávamos de comer, a salão já não estava tão lotado e naquela alegria a vontade foi de esticar o papo para mais tarde.

Pedimos um Ouzo. Uma clássica bebida grega a base de anis que é um parente bem próximo do Arak árabe. Eu adoro. Assim fechamos muito bem nosso maravilhoso almoço no Acrópolis. Outros sábados como aquele e hei de viver.

Restaurante Acrópolis

Endereço: Rua da Graça, 364 – Bom Retiro. São Paulo (SP).
Horário: diariamente das 7h30m às 18h
Contato: (11) 3223-4386 / (11) 955565270 (Whatsapp)

Para saber mais:
instagram.com/restauranteacropolis

Gostou da dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.