Lanchonete da Cidade, batata rústica e hambúrguer de sexta-feira

Um mobiliário e ambiente muito bacana, serviço impecável e chope de tirar o chapéu. Além da batata rústica fantástica e o hambúrguer suculento. Assim é na Lanchonete da Cidade.

Lanchonete da Cidade
O balcão do bar e o mobiliário rementem aaos anos 50 e 60

Silvia chegou quase meia noite. Morta de fome. Largamos as malas dela no hotel e nos pusemos a descer as ladeiras dos Jardins. Foi por sua sugestão que pintou a ideia da Lanchonete da Cidade.

Que bom, pois depois de findado o último pedaço de carne do hambúrguer, eu tive certeza de que não haveria outro lugar ou comida que me satisfizesse tanto naquela sexta-feira.

Lanchonete da Cidade
Detalhe do mobiliário
Ambiente retrô

De cara eu fiquei surpreso com o ambiente. Cheguei a imaginar tratar-se, de uma lanchonete dos anos 50 e 60, já que o próprio prédio onde está instalada também parece datar do período.

O projeto de arquitetura e ambientação é muito legal e ele realmente pode enganar aos desavisados, como eu. Na verdade o lugar não é tão antigo assim, sua inauguração foi em 2004. Hoje já existem três lojas da rede em diferentes regiões da cidade de São Paulo.

Lanchonete da Cidade
O chope é de tirar o chapéu. Cremoso e servido com a quantidade certa de espuma

O pé-direito alto do grande salão é preenchido com uma mescla entre azul e amarelo. Cada detalhe, do piso de ladrilhos à mobília, resgatam o clima de lanchonete típica paulistana dos anos 50 e 60.

Para se ter uma ideia da trabalheira que foi remontar o ambiente, os arquitetos tiveram que mandar fazer o piso especialmente para lá, pois muitos materiais já não existem mais no mercado.

Chope cremoso
Lanchonete da Cidade
A torre de chope também segue a linha retrô

O chope chegou à mesa pouco antes de eu sentar. Serviço foi impecável do inicio ao fim de nossa passagem. A casa é do mesmo grupo do Astor e do Original, daí a excelência de seu chope. Duvido que as lanchonetes do tempo em que meu pai era jovem tinham uma bebida como a servida atualmente! Sorte minha de viver o meu tempo.

Enfim, lá estávamos nós, eu admirado com o resgate arquitetônico e com fome de chope e sede de batata. O cardápio segue o estilo lanchonete retrô, mas foi além. A cozinha da casa aprimorou a produção de clássicos como hambúrguer e batatas fritas.

Batata Rústica
Lanchonete da Cidade
Batata Rústica: fatias grossas de batata com alho assado e alecrim

Lembrei de uma dica passada por meu sócio Xaxá, sobre a tal Batata Rústica (R$ 13,50). Lá estava ela no cardápio. Foi nossa entradinha. Se eu já estava a curtir o ambiente, o chope e gostar do serviço, a comida não ficou atrás.

A batata é fantástica. Crocante, sequinha e saborosa. A porção é servida em pedaços grossos com a casca e acompanhada de alho assado e alecrim. O que mais poderia querer? Um hambúrguer talvez.

Manhattan Burger

Decidimos dividir um Manhattan (R$ 26.50) – carne, queijo, cebola roxa e picles. Um sanduíche pra cada poderia ser exagerado naquela hora da noite. Ademais, a batata já tinha ocupado um lugar de destaque dentro de mim.  

Lanchonete da Cidade
Hambúrguer Manhattan
Lanchonete da Cidade
Carne no ponto certo

Devorei até as migalhas, dando o tempo para que meus olhos já começassem o processo de digestão antes das mordidas, ao mirar fixo na carne molhadinha, no vermelho quase cru.

Uma coisa realmente suculenta. Não haveria outro lugar ou comida que me satisfizesse tanto naquele dia. Foi uma noite perfeita. Sem deixar de esquecer do chope de saideira, é claro.

Lanchonete da Cidade (Jardim Paulista)

Endereço: Alameda Tietê, 110 – Jardim Paulista. São Paulo / SP.
Horário: de domingo a quinta das 12h00 à 00h. Sexta e sábado das 12h às 01h.
Contatos: (11) 3086-3399

Para saber mais:
instagram.com/lanchonetedacidade
lanchonetedacidade.com.br

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.