Adendo ao Bar do Mario – o bolinho de bacalhau

Bolinho de bacalhau, Bar do Mario, Pinheiros

Desde que me fartei com o Pê-efe no Bar do Mario, o fato de ter visto que a casa serviria o melhor bolinho de bacalhau da cidade não me saiu da cabeça. Foi irresistível voltar ao boteco para tirar a prova.

Bolinho de bacalhau é um negócio muito sério para um carioca. O Rio de Janeiro é a capital brasileira do bacalhau e da comida portuguesa, ofertando aos seus habitantes uma série de ótimos lugares que servem excelentes bolinhos. Inclusive, este célebre petisco, é motivo de muita disputa entre frequentadores de diferentes botequins no Rio.

Bolinho de bacalhau em São Paulo

Encontrar um bolinho de bacalhau em São Paulo a altura dos melhores cariocas, na esquina de casa, em Pinheiros, seria um fato extraordinário. Não é que foi! Sim.

Cheguei com pompa e desconfiança, jeitão de carioca na noite chuvosa de quinta. Seu Mario não estava no recinto e quem cuidava das panelas era o filho, o simpático Guilherme.

Convidei a Silvia para dividir a meia porção de cinco bolinhos e testemunhar a experiência. Na foto só tem quatro porque ela comeu um antes que eu tivesse tempo de registrar o prato completo.

Bar do Mario
Vista do Bar do Mario, em Pinheiros

Os salgados foram fritos na hora, demoraram um pouco a chegar, mas logo vieram bem apresentados e suculentos. Só fiz um registro da porção, meio fora de foco e na qual fica difícil comprovar o quão sequinhos, e bem fritos, os bolinhos estavam. A unidade, em formato charutinho, não muito grande, custa R$ 3,50.

Bacalhau do porto

Provei o primeiro. Casca impecavelmente crocante, recheio macio, bem equilibrado e de tempero leve, sem o excesso de alho típico da gastronomia carioca. Boa relação entre batata e bacalhau. Que bacalhau!

O diferencial deste salgado é o fato de Seu Mario selecionar pessoalmente as peças de bacalhau do porto no Mercado Municipal. Bolinho de bacalhau do porto é um luxo e por três e cinquenta tá valendo muito.

O que eu posso dizer: estivesse no Rio, eu colocaria este entre os 10 melhores da cidade. Em São Paulo tenho muito a provar, mas certamente deve ser um dos tops.

Olha que o garçom fez questão de me esclarecer que aqueles estavam congelados e que eu deveria retornar novamente em um dia em que seu Mario os frita assim que termina a tarefa de produzi-los. Acho que valerá outro adendo.

 Bar do Mario

Rua Artur de Azevedo, 1162 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de segunda a sábado das 6h a 1h.
Contato: (11) 3061-5865

Gostou da dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.