Botequim do Cesinha, um boteco família na Vila Madalena

Semana passada, ao mais uma vez tirar o final de tarde para uma cerveja pós-trabalho nesta casa, me dei conta de que até então não tinha dedicado um texto ao Botequim do Cesinha.

Logo este que já se tornou um lugar cativo para mim. Uma espécie de escritório avançado onde costumo sentar para aliviar a cabeça após um dia estressante e cheio de nós burocráticos.

Botequim do Cesinha, Vila Madalena
O boteco nasceu na pequena garagem da casa de Cesinha
Grande cardápio de cervejas

Apeguei-me ao local e fiquei amigo do dono, o gente boa Cesinha (José Anfrísio dos Santos). Mais do que isso, me encantei com o grande cardápio de cervejas e com o clima calmo, quase interiorano, daquele cantinho de São Paulo.

O atendimento no boteco é, literalmente, familiar. O bar é comandado pessoalmente pelo Cesinha, sua esposa Marisa e a filha Carolina. Com ajuda, ainda, de um garçom figuraça de nome Jerry Adriani.

Botequim do Cesinha, Vila Madalena
O delicioso sanduíche de rosbife com vinagrete e maionese

O bar foi montado na garagem da casa, que logo acima do estabelecimento. Como o dono me revelou tudo começou como uma simples bomboniére que ele abriu após se aposentar do serviço público.

Até hoje é possível encontrar produtos como bombons, chicletes e sacos de biscoitos nas estantes, dividindo espaço com os cerca de 50 rótulos de cerveja.

A metamorfose para um bar veio como um passo natural. De certo modo estimulado por seu filho Raphael, um amante das cervejas, após umas temporadas que este passou na Irlanda.

Botequim do Cesinha, Vila Madalena
Porção de milho peruano
Boteco na garagem

Há cerca de três anos, o pequeno espaço que caberia um carro apertado, foi acrescido de outra garagem (de mesmo tamanho) logo ao lado que Cesinha chama de “a concorrência”. Tudo ricamente decorado de objetos e cartazes de cerveja, o que reforça o caráter aconchegante do lugar.

É um boteco bastante informal, mas muito bem cuidado. Até porque estamos falando de uma casa de família. O gostoso é exatamente isso, sentir-se como se estivesse na casa dos donos.

Botequim do Cesinha, Vila Madalena
A parede coberta de garrafas e cartazes de cerveja

Os clientes gostam de ficar a beber em pé debaixo da sombra de uma árvore logo em frente que Cesinha diz ser um “Ipê Venezuelano”. Ou disputam as poucas mesas na calçada.

Para acompanhar as cervejas, a casa também oferta minutas como porções de finos queijos e frios (destaco a linguiça calabresa) e um delicioso sanduíche de rosbife preparado por Marisa. São fatias delicadamente cortadas acompanhadas de molho vinagrete com maionese, no pão francês.

O clima ainda é temperado por boa música, geralmente jazz ou erudita.

Uma boa dica para quem quer fugir do burburinho dos outros bares da Vila Madalena e curtir um fim de tarde mais calmo num boteco família.

Botequim do Cesinha

Endereço: Rua Delfina, 66 – Vila Madalena. São Paulo / SP.
Horário: de terça a sábado, das 18h00 as 22h. Domingo, das das 18h00 as 21h.
Contatos: (11) 94114-1054

Para saber mais:
instagram.com/botequim_do_cesinha

Gostou da dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.