Almoço dominical no Pavão Azul

Minha temporada carioca não poderia ter começado de maneira mais agradável e deliciosa senão com um almoço dominical em um dos meus botequins prediletos de Copacabana: o Pavão Azul.

Com dois endereços, um defronte ao outro na Rua Hilário de Gouveia, a singela e boa casa é hoje um reconhecido ponto de referência da típica gastronomia botequinesca do Rio de Janeiro. É fácil entender o motivo.

Pavão Azul
Vale provar o pastel de camarão da casa
Pavão Azul
A patanisca: bolinho frito de bacalhau e ovo. Imperdível!
Pastéis e pataniscas

O cardápio, apesar de não ser assim tão vasto, reúne petiscos e pratos bastante característicos da cidade a começar pelos pastéis, com destaque para o ótimo de camarão. Outra especialidade local é a patanisca (Bolinho frito de bacalhau com cebola e ovo. Muito bom!). É servida com o mínimo de quatro unidades.

Como pedida principal os indispensáveis Risoto de Polvo e Risoto de Camarão. Sempre gosto de atentar para quem não é da cidade que risoto no Rio não é necessariamente preparado com arroz arbóreo. É o caso do Pavão, onde o prato é feito com arroz branco.

Pavão Azul
O Risoto de camarão vem caprichado!
Pavão Azul
Para beber, uma boa dica é a gostosa batida de coco da casa. Que perigo…

Vale citar ainda no cardápio a Rabada com Agrião e a Fritada de Bacalhau. Os pratos de maneira geral servem duas pessoas após os petiscos. Para beber há a opção de chope, cervejas de garrafa e uma batida de coco no copo americano excelente e por isso mesmo perigosa.

Como é possível reparar, os preços do bar se mantêm bastante acessíveis. Isto apesar da marca Pavão Azul circular até em guias internacionais sobre o Rio.

Difícil é encontrar uma mesa para sentar por ali, pois os dois endereços vivem lotados. Por isso faça como os cariocas: enquanto aguardam um cantinho para sentar, se encostem juntos aos banquinhos altos de madeira que servem de apoio para bebidas e petiscos.

Então relaxem e curtam o início da experiência em pé, observando o vai e vem intenso de Copacabana. É um programa que eu adoro!

Pavão Azul

Endereços: Rua Hilário de Gouveia, 71 e 348 b – Copacabana. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: diáriamento das 12h as 00h.
Contatos: (21) 2236-2381

Para saber mais:

instagram.com/pavaoazuloficial

facebook.com/pavaoazul

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

2 Comments on “Almoço dominical no Pavão Azul”

    1. Olá João. Tudo bom?

      Você sabe que eu até conheço alguns bares de Campinas, mas estou devendo muito um retorno à cidade para um tour mais detalhado. Agradeço pela dica. Está anotada!

      Abs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.