As comidas de rua do Rio durante o carnaval em Madureira

Blocos de enredo, carnaval do Rio, Indendente Magalhaes

Uma noite curtindo os desfiles dos desfile dos blocos de enredo na Estrada Intendente Magalhães e as opções de comidas de rua típicas do Rio de Janeiro.

Fiquei um pouco desanimado por deixar de ir a alguns blocos de rua que eu adoro como o Céu na Terra e o Sassaricando, de manhã e de tarde. Eu tinha de me preservar para acompanhar o desfile dos blocos de enredo na Estrada Intendente Magalhães, no subúrbio. No entanto, a verdade é que eu achei o carnaval de Campinho o máximo.

Do desânimo inicial logo fui tomado pela alegria de estar ali, testemunhando uma folia que há tempos não vivia. A sensação de sacrifício terminou assim que desembarcamos do táxi, junto a UPA de Madureira.

Comidas de rua no carnaval do Rio
Comissão de frente do GRBC Unidos de Tubiacanga. Alegria e muitas dificuldades
Comidas de rua no carnaval do Rio
É incrível o comprometimento dos foliões da região com a confecção de fantasias
Boa organização

Foi uma surpresa ver o bom nível de organização, das diferentes esferas públicas, na área. Boa iluminação, guardas municipais controlando os acessos e o trânsito. Os PMs fazendo a segurança e outros agentes organizando o fluxo de pessoas ao longo das pistas. 

Sem dúvida, as pequenas e desconfortáveis arquibancadas estão longe de serem suficientes ou dignas da importância da festa que ali ocorre. Mas por outro lado, a infraestrutura discreta também nos remete aos carnavais de antigamente, onde a população se mantinha próxima a passagem das agremiações.

As pessoas cruzam a área de desfile, tudo certa hora parece um pouco caótico, mas acaba por funcionar. Espectadores e agremiações ali se misturam e se agregam. Tudo está muito junto. É uma verdadeira festa popular.

A Estrada Intendente é formada por quatro faixas de rolamento (duas em cada direção, separadas por uma pequena divisória). O desfile ocorre em um dos lados. Outra pista fica livre para a circulação do público. Com as poucas arquibancadas é possível assistir aos blocos (e no domingo, segunda e terça as escolas do grupo C, D e E) enquanto se caminha e se conversa com os amigos. Nesta via de pedestres acontece uma festa paralela, que eu adorei.

Comidas de rua no carnaval do Rio
Paulo e a sua fantástica engenhoca: Um setor inteiro de tamborins
Comidas de rua no carnaval do Rio
Os destaques da noite foram os grupos de bate-bolas…
As barraquinhas de comida

Diversas barraquinhas de comida ficam dispostas ao longo, onde o povo faz o seu próprio desfile por ali. São muitas famílias num clima alto astral e aconchegante. Foi como estar num carnaval de cidade de interior. Pais, mães, crianças e amigos passeando ao longo da rua e comendo nas barracas. Ao lado de tudo isso ainda tinha o desfile.

O desfile é como um complemento a toda festa. Parece importar mesmo é a reunião de tudo, o momento em si. O clima é ótimo, civilizado e pode-se curtir numa boa toda a festa, a observar os foliões cruzando por nós, o povo fantasiado e os espetinhos de frango empanado.

Foi incrível ver o comprometimento dos foliões da região com a confecção de fantasias. Muito mais do que estar ali para assistir a um bloco, ou uma escola, a população vai a Intendente pelo evento como um todo, para se reunir e celebrar, no que é uma das poucas opções de festa numa região da cidade que carece de parques e de equipamentos culturais. Para muita gente o carnaval do Centro é uma alternativa distante e desta forma a folia da Intentente tem os seus próprios e fantásticos contornos.

Comidas de rua no carnaval do Rio
...uma tradição que sumiu de outras áreas da cidade…
Comidas de rua no carnaval do Rio
…mas que se mantém viva, muito viva, no subúrbio
Blocos de enredo

Não confundam blocos de enredo com blocos de embalo – estes últimos, os blocos de rua que hoje lotam as áreas do Centro de Zona Sul da cidade. Os blocos de enredo, na verdade, seguem a estrutura das escolas de samba. Têm eles – como o nome já nos revela – o enredo, mas também regras semelhantes as das escolas nos desfiles, com alegorias, alas, comissão de frente etc.

No enorme mapa do carnaval do Rio de Janeiro, os blocos de enredo ligados a Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro estão abaixo das escolas de samba do grupo C, D e E (vinculadas a Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro). Na Estrada Intendente Magalhães desfilam os blocos de enredo do grupo II (com dez agremiações). O grupo I se apresenta na Av. Rio Branco e o grupo III no bairro de Bonsucesso.

Apesar de toda a dificuldade financeira e logística que enfrentam, os blocos de enredo entram com toda a energia para desfilar. Desenvolvem improvisos criativos para fugir dos percalços. Foi o caso da bateria do Bloco GRBC Simpatia do Jardim Primavera. Um único integrante, o Paulo, era o responsável por todo o setor de tamborins, utilizando uma fascinante engenhoca. É indisfarçável a pobreza das alegorias, mas realizar aquele carnaval é quase um milagre para muitas daquelas agremiações. Desta maneira é admirável o trabalho que fazem.

Comidas de rua no carnaval do Rio
Entre os destaques das barracas de comida estava o frango empanado…
Bate-bolas

Adorei assistir aos blocos de enredo, mas particularmente, para mim, os destaques da noite foram os grupos de bate-bolas, uma tradição que permanece viva, muito viva, no subúrbio. Diga-se de passagem, o carnaval do Rio tem uma cor completamente distinta naquele lado da cidade. A sensação que tive, ao deixar Campinho, foi de que por lá à questão de se doar, e se preparar para festa é levado muito mais a sério. Não apenas pelos fantásticos figurinos dos bate-bolas, mas as dezenas de pessoas fantasiadas, cada uma de maneira mais criativa que a outra. Foi muito legal ver aquilo tudo.

Gastronomia carioca

As barracas de comidas são um programa a parte. Pratos típicos da gastronomia carioca e que aos poucos vem desaparecendo das mesas de outras regiões da capital como o angu a baiana e o mocotó eram ali amplamente ofertados. Mas o sucesso da noite parecia mesmo serem os espetinhos de frango frito empanado.

A iguaria é praticamente uma espetada no coração. Fiquei tentado, mas confesso que evitei o frango empanado – ainda tenho três noites de desfile em Campinho para decidir se o enfrento. Decidi por uma opção mais tranquila – eu estimei: espetinho de carne passado na farinha e num molho a campanha batido (de aspecto duvidoso).

Comidas de rua no carnaval do Rio
Optei pelo churrasquinho. Um espeto de carne…
Comidas de rua no carnaval do Rio
com farofa e molho a campanha batido

Foi uma pena começar a chover mais forte certa hora. Do contrário teríamos ficado por lá a noite inteira. No fim das contas eu saí de Campinho com vontade de voltar no ano que vem. Hoje (domingo), segunda e terça retorno a Intendente, mas com a missão de julgar os sambas enredos das Escolas de Samba do Grupo C, D e E. Não terei tempo, nem poderei eu, passear no desfile paralelo do povo. Em outra oportunidade certamente o farei.

Gostou do texto? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de programas no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.