O cozido do Restaurante Adriano

Restaurante Adriano, Botafogo, bom e barato, prato feito

O resolver de coisas pela área da Rua Real Grandeza, em Botafogo, foi uma ótima oportunidade para uma rápida escala no Restaurante Adriano. Adoro esse tradicional e bom estabelecimento escondido entre os sobrados da movimentada via.

Não espere arrumar mesas com facilidade por lá no horário de almoço. O lugar vive lotado. Não é por menos, pois além de servirem uma comida caseira confortável e saborosa, os preços são muito convidativos.

O cozido do Restaurante Adriano
Xaxá optou pelo bife a dois cavalos (com dois ovos)
Garçons figuraças disputam clientes

Se depender dos garçons, no entanto, podem estar certos de que ninguém fica sem um canto para sentar. Muito ao contrário, cada cliente é disputado como ouro pelos figuraças que lá trabalham, incluindo o simpático Chicão (já citado aqui no blog por suas famosas pimentas).

É tão séria a disputa que chegamos a ficar tontos, ao pintar de duas mesas, cada uma num setor diferente da casa. Parecia mais um debate entre flanelinhas, um apontar de dedos, de chamar, vem pra cá, não vai pra lá. Enfim, sentamos ignorando a falação. As mesas são espremidas e não raramente senta-se dividindo os cotovelos com desconhecidos, pois nenhuma cadeira fica vazia por lá.

O cozido do Restaurante Adriano
Eu fiquei no Cozido Português acompanhado de pirão
O cozido do Restaurante Adriano
Peito de boi, linguiça e outras delícias do cozido
Cozido de peito de boi

O cardápio é enxuto, com alguns pratos de sempre como filés e outros do dia, como o peito de boi cozido com legumes. Esse foi meu pedido naquela ocasião. Trata-se de uma releitura do clássico cozido português, acompanhado de pirão. Xaxá, meu sócio, ficou no bife a cavalo (com dois ovos).

Antes dos pratos principais, porém, solicitamos uma boa linguiça calabresa de entrada (R$ 4,50). Um troço bem grande e gordurosamente decente.

O sucesso do dia era realmente o cozido, que vinha da cozinha em várias levas, uma atrás da outra e de maneira a jato. Não foi o melhor que já comi, mas estava muito bom. A quantidade dá para dois, se nos esbaldarmos também com os acompanhamentos. Pelos R$ 14,50 que se paga, portanto, é quase uma pechincha.

Na média, mais uma vez sai feliz do restaurante. Melhor de tudo, sem coçar muitos os bolsos. Pena que a casa tenha um horário tão restrito, funcionando apenas para o almoço de segunda a sábado das 11h às 16h.

Restaurante Adriano

Endereço: Rua Real Grandeza, 162 – Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sábado das 11h às 16h.
Contatos: (21) 2538-0825.

Para saber mais:
instagram.com/restauranteadriano

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

One Comment on “O cozido do Restaurante Adriano”

  1. André,

    Me criei com minha falecida avó e hoje, com a minha mãe, fazendo esse prato, que por elas sempre foi chamado de “Fervido”.
    Cenoura, couve, batata (inglesa e doce), milho, abóbora, ovo, carne e linguiça fina, acompanhados do pirão feito com o caldo dos legumes e das carnes e com um bom azeite de oliva… Sou fascinado pelo sabor desse prato!

    Abraço,
    Otto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.