Bar Kalango, comida brasileira com afeto em Botafogo

Bar Kalango

Eu conheci o Bar Kalango quando ainda era na Praça da Bandeira. Naquele então já serviam uma ótima comida com sotaque nordestino, por preços interessantes. Cheguei a escrever sobre a experiência em texto de 2017, que preservei aqui no blog como memória.

Agora o Kalango reabriu em um ponto que está bombando no bairro de Botafogo, cheio de novidades que eu mesmo ainda não consegui cobrir.

Ambiente agradável e ar-condicionado

No verão carioca o ar-condicionado da casa foi uma dádiva em uma passagem que fiz por lá acompanhado por meu sócio de Esquina Fillmes Xaxá Malaguti. Mas a despeito do calor, a maioria do público da casa ainda prefere sentar nas mesas da calçada na Rua Fernandes Guimarães.

Bar Kalango
Carne de Sol, Queijo Coalho e Aipim
Bar Kalango
Pipoca de Queijo Coalho

Com ambiente agradável e decoração alegre, tem atendimento gentil. É sem demoras e sem aquele ranço forçado dos bares mais descolados.

O cardápio dá uma especial atenção aos pratos típicos do sertão nordestino, mas como o próprio bar define, a intenção é servir “Comida popular brasileira de afeto, de bar e de raiz”. A ideia, de fato, foi ampliar os horizontes depois que sairam da Praça da Bandeira.

Comida que conforta a gente

Tocado por Katia Barbosa e sua filha Bianca, podem ter certeza de que ali o que não falta é afeto e porções de uma comida que conforta a gente.

Bar Kalango
Bolinho de Vaca Atolada
Bar Kalango
Croquetes à brasileira

Arroz de Frutos do Mar, Arroz de Galinhada Individual, Bobó, Baião de Dois ou o diferente Estrogonofe de carne se sol e palha de aipim. As opções são tentadores do cardápio de comida brasileira. De entrada, os famosos bolinhos de feijoada estão lá também.

Estavamos mais para os belisquetes, então partimos para a ótima porção de Bolinho de Vaca Atolada. São como gostosos croquetes à brasileira. Passamos igualmente pela Pipoca de Queijo Coalho (quadradinhos de queijo coalho). Depois finalizamos com Carne de Sol, Queijo Coalho e Aipim. A carne de sol excelente por sinal.

Bar Kalango
Detalhes do cordel enfeitando a janela

Quem não souber o que escolher como entrada, uma boa opção é o Mix Bolinhos Kalango, com 2 Bolinhos de jiló e linguiça, 2 vaca atolada, 2 tapioca e queijo e 2 bobózinho. Vai na fé que é difícil sair de lá insatisfeito com algum pedido.

Ampolas de 600ml de uma cerveja trincando fizeram a nossa companhia em um encontro de tarde que poderia não ter fim. É um bar muito bom, tanto para almoço, como para esticar o papo com amigos num início de noite.

Bar Kalango

Endereço: Rua Arnaldo Quintela, 44 – Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: sábado à quinta das 12h às 23h. As sextas das 12h às 01h.
Contato: (21) 3178-0811
Metrô mais perto: Estação Botafogo

Para saber mais: instagram.com/barkalango

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.