Orval, a cerveja trapista que mais se assemelha as IPAs originais

Orval, cerveja trapista

Verdadeiro ícone entre as cervejas trapistas belgas, a Orval é realmente única. Sua produção ocorre na Abadia de Orval, na Bélgica, cuja origem remonta ao ano de 1070.

Em sua receita ela recebe leveduras selvagens que acionam uma fermentação tardia na garrafa, dando-a um toque seco e carbonatado.

Diferente de algumas cervejas trapistas, na Orval são adicionados lúpulos no Dry hop. Por isso diz-se que ela é a cerveja que mais se aproximaria das pale ales fabricadas no século XVI para serem exportadas para as colônias inglesas na Ásia.

Essas cervejas recebiam mais carga de lúpulo, que é um conservante natural, no Dry hop para resistirem as longas viagens de navio. Por conta do lúpulo extra eram mais refrescantes e aromáticas.

Tempos depois surgia o termo que designou um novo estilo: India Pale Ale

Então se você curte história e quer saber como seriam as primeiras IPAs, a Orval dá uma pista. É uma cerveja extraordinária!

Orval
Um pouco de história

Os primeiros monges chegaram em Orval do sul da Itália em 1070. Ao longo da história do Mosteiro acredita-se, por meio de registros, que sempre houve uma cervejaria em seus domínios.

A produção de cerveja era comum nessas áreas onde o cultivo de vinhas não era adequado. No mais, a cerveja era reverenciada por suas propriedades nutritivas. Muitas vezes aclamada como “pão líquido”.

No caso de Orval, documentos como desenhos antigos, descrição detalhada da produção e uma área chamada “campo de lúpulo” muito perto do mosteiro são algumas das peças que comprovam a tradição do local na produção de cervejas.

No entanto, a Cervejaria Orval como se conhece atualmente foi criada apenas 1931. Seu objetivo inicial foi financiar as obras de reconstrução do Mosteiro. A renda com a comercialização da marca, até hoje, é destinada a obras de assistência social e manutenção dos prédios.

Nasce uma lenda

A receita da Orval foi criada pelo mestre cervejeiro Pappenheimer, com a colaboração dos belgas Honoré Van Zande e John Vanhuele que trabalhavam na cervejaria no mesmo período.

Eles selecionaram uma variedade de lúpulos muitos aromáticos e únicos. Os seus aromas são muito pronunciados graças ao dry hopping.

Além disso ela passa por várias fases da fermentação. Há a fermentação combinada com a levedura original e a com levedura selvagem. Essas são seguidas da fermentação na garrafa.

A combinação desses métodos de produção não existe em nenhum outro lugar. Alguns, como a infusão e o dry-hopping provavelmente foram introduzidos por John Vanhuele, que os trouxe da Inglaterra, onde viveu por muitos anos.

Para completar, a garrafa característica e o famoso rótulo, usados até hoje, também remontam aos anos 30.

Sobre a cerveja Orval

Estilo: Trapista / Belgian Specialty Ale

Coloração: marrom   

ABV: 6,2%

IBU: 36

Copo: cálice

Temperatura: 2°C a 4°C

Cervejariaorval.be

Origem: Villers-devant-Orval / Bélgica

Fontes: orval.be / youtube.com/@Reviewem1Gole

Acesse o link cervejas incríveis para ver outras dicas de rótulos especiais.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.