6 izakayas que você deve conhecer em São Paulo

Os izakayas são um dos meus estilos prediletos de bar. Afinal, eu adoro a culinária japonesa e sou fã do esquema de beliscar pequenas porções ao longo de uma noite esticada, num lugar de clima descontraído. Tudo regado a cerveja, shochu ou sake (para quem preferir). Também amo sentar junto ao balcão, onde posso acompanhar o vai e vem da equipe trabalhando no preparo das comidas.

Uma comparação simples é dizer que os izakayas são para o Japão o equivalente ao nosso boteco. Mas eu não gosto muito desta simplória analogia, pois do mesmo modo é como comparar um pub a um botequim. O izakaya é um local para beber (no caso, sakes e shochus) e beliscar porções por preços mais acessíveis, num clima um pouco mais informal que num restaurante.

Em São Paulo há diferentes versões, dos tradicionais do Bairro da Liberdade, com estilo mais rústico diria assim. Indo até os moderninhos que se abriram para explorar diferentes influências da culinária asiática. Na essência eles guardam a ideia de serem locais para se petiscar e beber, num clima mais informal.

Abaixo vou deixar uma lista com 6 izakayas que eu gosto de frequentar em Sampa:

Hirá Ramen Izakaya
izakayas de São Paulo

Tem salão amplo e uma proposta mais moderna, mesclando diferentes culinárias asiáticas. O cardápio contempla opções com peixe cru, passando pelos pratos de arroz até os caldos de ramen, como um dos meus prediletos, o picante e potente Tony Lee Ramen.

Eu gosto muito de ir lá para ficar petiscando as entradas (otsumami). Como o ótimo Hirá Buns (pão chinês com barriga de porco). Ou o diferente Corn Cream Korokke (croquete cremoso de milho). Também servem um excelente Gyoza de care suína com nirá (porção com 5). Há muitas coisas bacanas para provar por lá.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1240 – Vila Madalena. São Paulo / SP.
Horário: no almoço de segunda à sexta das 12 às 15h e sábados e domingos das 12h às 16h. No jantar de sábado à quinta das 19h às 23h. Sexta das 19h às 23h30m.
Contato: (11) 3031-3025

Para saber mais:

instagram.com/hiraramenizakaya

hiraramenizakaya.com.br

Izakaya Issa
izakayas de São Paulo

Esta casa da Rua Barão de Iguape não foge a regra de um bom izakaya: são diversas opções de sake e aguardentes a base de batata e trigo disponíveis. Para compensar as doses, solicite uma porção de entradinhas (Otoshi), que variam de acordo com o dia.

Não deixem de provar o bolinho de polvo com raspas de peixe seco Takoyaki: são maravilhosos! Se tiverem dúvidas, não se acanhem em puxar conversa com a simpática dona do bar, Margarida Haraguchi, que comanda uma equipe só de mulheres.

Endereço: Rua Barão. de Iguape, 89 – Liberdade. São Paulo (SP).
Horário: segunda, terça, quita e sexta das 11h às 14h30m e das 18h às 22h. Sábado e domingo das 11h às 15h.
Contatos: (11) 3208-8819.

Para saber mais: instagram.com/izakayaissa

Izakaya Matsu
izakayas São Paulo

Irmão do Izakaya Issa, na Liberdade, o Matsu segue a mesma linha izakaya de ser, com ambiente informal e um longo balcão onde curto sentar para provar as variadas opções do cardápio.

Servem também o takoyaki, além de um ótimo Katsu Sando (sanduíche de milanesa de copa). Há muitos itens deliciosos por ali e é preciso ir mais de uma vez para dar conta. Além das entradas, a carta dá destaque aos ramens, tempurás, pratos de curry com arroz e, também sushis e sashimis.

É o melhor izakaya da região de Pinheiros em minha opinião.

Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 403 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horários: de segunda a sábado das 18h às 23h.
Contatos: (11) 3812-9439

Para saber mais:

facebook.com/izakayamatsu

instagram.com/izakayamatsu

Kabura
izakayas de São Paulo

É um dos mais tradicionais do Bairro da Liberdade. Não se deixem assustar pelo ambiente rústico do clássico izakaya, pois a cozinha vale realmente muito a pena. Lá dentro o ideal é pegar um lugar no balcão em L, defronte a vitrine de alimentos.

De cara dá para ter uma noção de qual peixe está bom no dia e apreciar alguns dos espetos que já ficam preparados para ir à brasa. Os destaques são as robatas (espetinhos) e os peixes grelhados como a ótima Anchova. É recomendável chegar logo que a casa abre, pois o local costuma encher.

Endereço: Rua Galvão Bueno, 346 – Liberdade. São Paulo / SP.
Horário: de terça à sábado das 18h30m às 22h
Contatos: (11) 3277 2918

Para saber mais: instagram.com/izakaya_kabura

Kintaro

Um espetácular exemplar de sincretismo religioso e gastronômico entre os izakayas japoneses e os botecos brasileiros. Talvez por isso mesmo eu tenha imediatamente me apegado ao lugar.

Dezenas de comidinhas de influência japonesa ficam dispostas no balcão. São petiscos como sardinhas com gengibre e a escabeche, lombo de porco, berinjela, nirá com ovo, algas, bardana, polvo com pepino agridoce e por ai vai.

Ofertam boa seleção de sakes, cachaça uísque e cervejas de garrafa. Para os que quiserem dar um pulo por lá atentem que, assim como alguns outros bares da região, eles só aceitam pagamento em espécie.

Rua Tomás Gonzaga, 57 – Liberdade. São Paulo (SP).
Horário: de quarta a sexta das 15h às 22h. Sábado das 12h às 21 horas.
Contatos: (11) 3277 9124

Para saber mais: instagram.com/izakaya_kintaro

Yorimichi Izakaya
izakayas de São Paulo

Como em outros izakayas, o foco são as pequenas porções quentes para serem apreciadas com sake ou uísque (têm boa variedade). No caso do Yorimichi as porções são realmente pequenas. Tudo se baseia na grelha à carvão e nas opções de Kushiyakis – espetinhos e outros grelhados – para ficar provando sem pressa, além de alguns clássicos Otsumanis (petiscos).

O destaque imperdível para mim é o Butabara, ou barriga de porco, com molho tarê. Um negócio divino que dá vontade de repetir sem fim e sem perdão para o fígado. O Karaage (Frango Frito) ou o Gyutan (Língua de boi) não ficam muito atrás não. Tudo muito bom.

Endereço: Rua Otávio Nébias, 203 – Paraíso. São Paulo (SP)
Horário: de segunda a sábado das 17h30m às 23h.
Contatos: (11) 3052 0029
Melhor parada: Estação Brigadeiro do Metrô (Linha Verde)

Para saber mais: instagram.com/yorimichi_izakaya

Gostou das dicas? Então der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.