Cervantes Copacabana reabre com nova proposta

Cervantes, Copacabana

Voltei ao Cervantes Copacabana com um misto de emoção, expectativa e tensão. Como andará o clássico restaurante da Avenida Prado Júnior e os seus célebres sanduíches?

Fechado durante a pandemia, o Cervantes foi reaberto por uma iniciativa de Antônio Rodrigues, dono da rede de botecos Belmont e que virou uma espécie de salvador de botequins tradicionais cariocas.

Cervantes Copacabana
Saiu o pão de leite e entrou o artesanal do João Padeiro

Para começar, e como o próprio Antônio revela, a intenção ao reabrir o bar de Copa não era remontar fielmente o velho conhecido dos cariocas, mas aprimorá-lo.

Estilo a la boteco Belmont, um Cermontes

Quem chega logo repara no salão mais arrumadinho, com uma arquitetura Belmontesca. Os dois setores foram mantidos, com o balcão da Rua Barata Ribeiro, onde se pode comer em pé e o ambiente com mesas da Prado Junior.

Foram adicionadas algumas mesas também na calçada, ampliando o número de lugares do local, que desde que reabriu vive cheio.

As famosas empadas do Belmont estão lá no cardápio também. Como no boteco do Flamengo circulam pelo ambiente nas bandejas dos garçons, que oferecem gentilmente aos clientes nas mesas. Quando se chega com fome é quase irresistivel acabar aceitando uma.

Cervantes Copacabana
Salão mais arrumadinho, com uma arquitetura Belmontesca

O estilo Cermontes pode incomodar aos saudodos cervantistas. Mas para quem não tem tanta memória do velho bar, o cardápio atualizado, com itens como Croquetas de Jamón, pode agradar. O Chope Brahma também é melhor tirado, como no Belmont.

Sanduíches

Mas e os sandubas? Os sabores de sempre estão lá, mas o cardápio dá um claro destaque para os lanches de pernil, que podem ser pedidos com diferentes recheios. Por exemplo, dá para comer com queijo muçarela, ou queijo de ovelha e abacaxi. Ou ainda um mais radical: com abacaxi e patê de fígado.

Eu pedi o pernil com queijo bola. Nota 10! Sim, excelente sanduíche de pernil com carne tenra e o ótimo pão do João Padeiro . Um dos melhores lanches de pernil que já comi.

Cervantes Copacabana
O sanduíche de pernil ganhou mais destaque no cardápio

Mas…não é o lanche original do Cervantes. É importante falar isso para os puristas e saudosistas do pão de leite e da carne de porco do velho Cervantes.

Para esses, minha dica é ir ao Parada de Copa aonde boa parte da equipe da Prado Júnior se abrigou e que serve uma versão mais fidedigna do sanduíche original do Cervantes.

E vocês, já foram ao novo Cervantes? O que acharam? Eu fico feliz como carioca pela cidade ganhar mais opções de sanduíches maravilhosos

Cervantes Copacabana

Endereço: Avenida Prado Júnior, 335 – Copacabana. Rio de Janeiro/RJ.
Horário: diariamente de 11h às 5h.
Contatos: (21)3085-6065

Para saber mais: instagram.com/cervantes_copacabana

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.