Clássicos do Pavão Azul

Um velho e arranhado prato azul, que remete aos velhos pratos coloridos de minha casa de criança. Arroz de camarão, sim, porque ali o risoto é o arroz branco e simples de cada dia muito bem temperado, muito bem recheado. O Pavão Azul é um lugar simples que sabe fazer comidas simples se tornarem especiais.

Pavão Azul Copacabana, Bar Pavão Azul, Pavão Azul bar
O arroz de camarão

A idéia era dar um pulo no mar, mas como sempre acontece quando saio para caminhar com a Silvia, paramos por ali mesmo no Pavão Azul, com uma rápida e irresistível escala anterior nas Casas Pedro da Rua Barata Ribeiro. Tão bom como um banho de mar é o cheiro dos temperos da tradicional casa de especiarias.  Aquilo abriu o apetite.

Caminhamos bastante, margeando a Lagoa até o Corte de Cantagalo e finalmente entrando num dos nossos lugares prediletos no Rio de Janeiro, o bairro de Copacabana. Estava quase na hora do jogo entre Camarões e Dinamarca.

Pareceu-nos ótima idéia, então, comer uns pastéis, e um arroz de camarão, para ver se traríamos sorte ao time africano. Está difícil de conseguir engrenar uma seleção africana nesta Copa de 2010.

Pavão Azul Copacabana, Bar Pavão Azul, Pavão Azul bar
As pataniscas do Pavão são insuperáveis
O fenômeno do Pavão Azul

Comemos muito camarão, mas não deu para salvar Camarões, que perdeu de 2 x 1 da Dinamarca. É pena. Assistimos ao jogo ali, num cantinho do Pavãozinho, onde milagrosamente arrumamos uma pequena mesa para sentar. No Pavão (a casa original, em frente à DP da Rua Hilário de Gouvea) é praticamente impossível arrumar um lugar no final de semana.

O Pavão Azul é um fenômeno e nem a novo endereço, aberto quase ao lado do antigo, conseguiu ofertar espaço suficiente para uma nova clientela ávida para provar a gostosa comida da casa.

Silvia e eu temos uma relação especial com o Pavão Azul, primeiro porque há anos é o escritório do meu sogro Mario Sérgio e o dono, o simpático e hiperativo Serginho é nosso padrinho de casamento de consideração, para o qual nos presenteou com uma grande porção de apetitosas empadas.

Pavão Azul Copacabana, Bar Pavão Azul, Pavão Azul bar
Arroz de polvo com brócolis: uma delícia

Entre os camarões, do pastel e do risoto, pedimos uma porção de pataniscas que conseguiram estar melhores do que sempre estiveram. Foi uma surpresa, deram um toque a mais que caiu muito bem. Foi uma comilança de respeito que incluiu também uma porção de arroz de polvo. Que prato gostoso!

Mas se vocês quiserem provar, cheguem cedo, pois o negócio é disputado e acaba logo nas primeiras horas da tarde. Um segredinho para quem gosta de esticar a prosa regada a cerveja, é reservar uma porção logo ao sentar – para assim poder beber descansados, sem medo do polvo acabar.

As maravilhas do Pavão Azul não param por aí, o melhor de tudo é a conta de lá sempre cabe no bolso. Ah, sim, lembrem-se que o Pavão é um botequim, portanto não cheguem lá esperando conforto.

Endereço: Rua Hilário de Gouvêia, 71 – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 12h às 24h.
Contato: (21) 2236-2381
Melhor parada: Estação Siqueira Campos do Metrô (Linha 01)

Para saber mais:
instagram.com/pavaoazuloficial

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

One Comment on “Clássicos do Pavão Azul”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.