Consulado da Bahia

Para quem não tem condições de estar em Salvador todo mês de modo a apreciar a rica culinária local, sobra a alternativa de ir  numa das casas dos filhos da Bahia em Sampa, como o Consulado da Bahia.

Servem uma comida bem temperada a preços alcançáveis. Principalmente no menu executivo do almoço. Não é a toa que a casa está sempre cheia de fãs atrás de pratos como moqueca, carne de sol e bobó. Algumas porções alimentam tranquilo um casal e até um grupo.

Mas aí algum amigo meu da Bahia irá repetir o mesmo reclame: “nunca você vai comer uma comida baiana como na Bahia”. É claro que não.

Assim como eu nunca comerei uma comida carioca tão boa como a do Rio, ou um prato mineiro tão bom como em Minas.

Consulado da Bahia
Os pastéis são pequenos, mas a porção é generosa

O Consulado da Bahia para mim ainda tem a vantagem de estar bem pertinho de casa. Por isso mesmo acabo por ir mais lá do que no Rota do Acarajé em Higienópolis – apesar de preferir, no conjunto da obra, este último.

Consulado da Bahia
Gostei bastante do Bobó de Camarão
Ambiente família, comida farta

Com o ambiente amplo, limpo e bem iluminado, o restaurante baiano da Rua dos Pinheiros é uma ótima opção para refeições em família ou com um grupo de amigos.

Em minha última passagem, com minha mãe e minha esposa, começamos pelos bons pastéis de camarão de entrada. São realmente deliciosos! Os pastéis são pequenos, mas a porção é generosa e agrada até três pessoas como início de conversa. Há outros sabores como carne seca com Catupiry.

Como pedida principal, nós dividimos dois pratos, um do mar e o outro do sertão. Bobó de Camarão e Carne de sol de Mignon. Para acompanhar veio arroz, farofa de feijão, banana da terra grelhada e purê de aipim. Se aparentemente as comidas nada tem entre si, mataram o desejo de todos àquele dia.

Consulado da Bahia
A Carne de Sol de Mignon vem com arroz, farofa de feijão, banana da terra

Gostei bastante do Bobó. Mas vale aqui um especial elogio a carne de sol de mignon tanto pela maciez e sabor da carne, quanto pelos ótimos acompanhamentos. Um prato que eu voltarei a comer por lá com certeza.

Para completar a refeição, a cerveja de garrafa – sempre geladíssima – cai muito bem. Quem preferir, a casa oferta diversos sabores de capirinhas.

Consulado da Bahia

Rua dos Pinheiros, 534 – Pinheiros. São Paulo (SP)
Horário: de terça à sábado das 12h às 00h. Domingos das 12h às 22h.
Contatos: (11) 30853873

Para saber mais:

instagram.com/consuladodabahia

www.consuladodabahia.com.br

Gostou da dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.