Esquina do Fuad na Vila Buarque

Esquina Grill do Fuad, churrasco, carnes no espeto, São Paulo

Logo que testemunhei a grande família argentina devorando dramaticamente uma monstruosa porção de Filé à Cubana reparei que o negócio no Esquina do Fuad é muito sério. Foi sem dúvida o maior Filé à Cubana que já vi na vida, um troço assustador. Digno de medalha de culinária ogra.

O preço atraente somado a fartura dos pratos, com foco nas carnes na brasa, fizeram a fama do restaurante. É um bar-restaurante familiar da velha guarda, com um cardápio enorme, garçons que já trabalham há séculos no local e conhecem todo mundo pelo nome. O fundador, Fuad Sallum, faleceu em 2013, mas o negócio segue nas mãos da família e hoje é tocado por seus filhos.

Esquina do Fuad
A esquina com mesas lotadas no almoço de final de semana
Tradição e clientes fieis

Ano passado o ambiente passou por uma reforma e ficou um pouco mais arrumado. Ignorem a TV passando programação aberta na parte interna da casa e prefiram as mesas de plástico com clima de boteco da calçada. O charme está menos em ser um lugar bacaninha e descolado e mais na sua tradição, seu atendimento e, claro, o churrasco preparado no carvão que atrai muitos fiéis.

O local é ideal para reunir um grupo de amigos ou a família para um papo animado e muita comilança. Foi justamente o que fizemos num sábado à tarde de calor em Sampa, na qual as ampolas geladíssimas de cerveja Original caiam, uma após a outra, maravilhosamente bem.

Esquina do Fuad
Espeto de carne seca com mandioca: podia estar um pouco menos salgado
Esquina do Fuad
Outro espeto de entrada: queijo coalho
Espetinhos na brasa

Demos início ao banquete com uma porção de pastéis de queijo. Eu gostei da massa, porém é para quem curte o estilo “óleo escorrendo”. Depois fizemos uma seção de espetinhos. O de Queijo Coalho não tem erro, assim como o de Linguiça (muito bom, por sinal). 

Pedi o diferente Espetinho de Carne seca com Mandioca e farofa. Achei ótima a ideia e teria gostado mais se a carne não estivesse um pouco além do meu gosto para sal. Para acompanhar tudo, um bem vindo molho de pimenta.

Há muitos outros petiscos naquele grande cardápio que gostaria de ter provado, porém, com a criançada (quem tem filho pequeno sabe como é almoçar fora) agitada resolvemos partir para os pratos principais.

Fraldinha e Picanha Saralho

Para o nosso grupo de seis pessoas (após as entradas) solicitamos a Fraldinha na Brasa e uma Picanha Saralho – dois dos pratos mais populares do lugar. As porções vêm fatiadas e fumegantes. A área interna é um festival de aromas de churrasco.

Esquina do Fuad
A porção de Picanha Saralho saindo da Brasa
Esquina do Fuad
A Fraldinha na Brasa e uma Picanha Saralho resolveram a fome do grupo
Esquina do Fuad
O molho de pimenta é um ótimo acompanhamento para as carnes

A fatias de fraldinha são cobertas de cebola. Já a da Picanha Saralho vem com muito, muito alho por cima. Ambas incluem o vinagrete e a farofa. Reforçamos os pedidos com arroz e fritas. Com isso atendemos bem nossa fome e todos saíram felizes e forrados de lá.

Aviso as navegantes: para quem optar pela Picanha Saralho é bom estar preparado para conversar com o prato por muitas horas. Mas com alho é assim mesmo.  No fim paga-se um preço justo por todo o programa.

É um bom braseiro, talvez não seja o meu predileto em Sampa, mas certamente um local que pretendo retornar outras vezes com um grupo de amigos.

Esquina do Fuad

Endereço: Rua Martim Francisco, 244 – Vila Buarque. São Paulo (SP)
Horário: terças e quartas das 11h30m às 00h. Quinta das 11h30m às 00h30. Sextas e sábados das 12h às 01h30m. Domingo das 12h às 23h30m.
Contatos: (11) 3666-4493

Para saber mais: instagram.com/esquinadofuad

Gostou da dica? Então quando der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.