Izakaya Matsu

Izakaya Matsu, Teishoku, restaurante japonês em Pinheiros

Sou um grande fã do Izakaya Issa, na Liberdade , que considero um dos melhores de Sampa. O já tradicional bar deu origem a este, digamos, irmão menor em Pinheiros, o Izakaya Matsu. Era natural que eu estivesse tão ansioso para conhecer, portanto, o novo endereço da Avenida Pedroso de Moraes.

Os estilos são parecidos, seguindo o clima de um izakaya. Seria no Japão o equivalente a um botequim. Eu não gosto muito desta simplória analogia, pois do mesmo modo é como comparar um pub a um boteco. O izakaya é um local para beber (no caso, saquês e shochus) e beliscar porções por preços mais acessíveis, num clima um pouco mais informal que num restaurante.

Existem algumas diferenças entre o izakaya de Pinheiros e da Liberdade: O Issa é maior, com mais mesas. A cozinha fica separada do ambiente principal e o balcão dá destaque as diversas garrafas de saquês e aguardente shochu disponíveis. A decoração é mais cheia de detalhes e uma pequena vitrine exibe os otoshis (entradas) a disposição no dia.

Izakaya Matsu
O pequeno ambiente é dominado pelo balcão comprido de frente para as grelhas
Izakaya simples e moderno

No Matsu o pequeno ambiente é dominado pelo balcão comprido de frente para as grelhas. A decoração é mais limpa e moderna. Há apenas uma mesa logo na entrada. Ao contrário do Issa, o Matsu abre no horário do almoço, talvez aproveitando o perfil do bairro, com muitos escritórios ao redor.

O cardápio de Pinheiros contempla muitos dos pratos do Issa como os deliciosos Takoyakis (bolinhos de polvo) servidos no Bairro da Liberdade. Por outro lado, na Avenida Pedroso de Moraes é possível apreciar alguns pratos típicos incluídos a partir das pesquisas dos donos no país asiático. 

É o caso dos hambúrgueres sem pão (Hambagu ou hambagoo), que fazem parte do que no Japão é conhecido como culinária Yoshoku, na qual podemos incluir também o Tonkatsu (porco à milanesa frito).

Yoshoku quer dizer “comida ocidental”. São pratos baseados originalmente em receitas ocidentais totalmente adaptadas para o gosto japonês ao longo do século XX. Ao ponto que se tornaram pratos essencialmente japoneses e alguns pouco conhecidos no ocidente como é o caso do Hambagu.

Izakaya Matsu
Teishoku do dia: anchova grelhada, otoshis, arroz, missoshiru e uma sobremesa
Teishoku

Outra novidade do Matsu são os teishokus. A cada semana o cardápio varia. Escolhi a dedo o dia do Teishoku com anchova grelhada, que eu adoro. O prato executivo vem com otoshis (entradinhas), arroz, missoshiru e uma sobremesa. Além do peixe, que estava realmente muito bem feito.

O Matsu chega em Pinheiros com concorrentes de peso e ainda fica ao lado de outro tradicional restaurante japonês da região, o Hamatyo. É mais uma ótima opção para felicidade dos moradores do bairro, como eu.

Atualização (23/01/2023): importante ressaltar que o Matsu passou a funcionar apenas no horário noturno, mas segue como o melhor Izakaya da região de Pinheiros em minha opinião.

Izakaya Matsu

Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 403 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horários: de segunda a sábado das 18h às 23h.
Contatos: (11) 3812-9439

Para saber mais:

facebook.com/izakayamatsu

instagram.com/izakayamatsu

Gostou da dica? Então quando der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.