O Mercado da Lapa, em São Paulo, não é tão famoso como o seu irmão mais velho, o Mercado Municipal de São Paulo, e nem tão gourmet como o Mercado de Pinheiros.
Mantendo a sua essência raiz (que bom!), o Mercado Municipal da Lapa oferta uma grande variedade de produtos, dos básicos aos mais exóticos.
Em seus boxes podemos encontrar todo tipo de carnes, ingredientes para feijoada, peixes, temperos, grãos e nozes a granel, queijos, itens de limpeza, de festas e até produtos para pets.
Quer miolo ou coração de boi? Tem ali. Precisa de bagre seco? Tem. E fumo de rolo? Também.
O fato de ser menor e menos hypado tem suas vantagens. O movimento é menos intenso, sem tantos turistas e os preços são bem interessantes, principalmente no setor das carnes e temperos.
Recanto da Lapa e o lanche de pernil
Se bater aquela fome durante as compras por lá, num canto do mercado fica o Recanto da Lapa, no box 92 da rua 5, um autêntico boteco com lanches e pê-efes a preços módicos.
Um dos destaques do local é o ótimo lanche de pernil, com carne tenra, molhada e bem temperada, servida no pão francês.
Os pratos do dia variam e incluem pedidas nem sempre fáceis de achar por aí como joelho de porco, sarapatel e fígado bovino.
O boteco também dispõe de rótulos de cervejas mais básicos, mas que inclui a Heineken, que sai trincando da geladeira.
Sem dúvida o Recanto da Lapa é lugar mais interessante para se comer no mercado, principalmente para botequeiros profissionais.
Pastel sem vento que “Vale uma refeição”
Outra opção para matar a fome é a Pastelaria Mercadão, cujo lema é “O pastel que vale por uma refeição”.
É realmente um pastel enorme! Além de tudo vem super recheado, de forma tal que nem cabe vento dentro.
Ao menos entre o público ali presente quando parei para uma boquinha (ou seria bocona?), os pastéis mais populares eram o de carne seca, de carne moída e pizza.
Eu dificilmente consigo resistir ao pastel de bacalhau e foi o que pedi. Como manda o lema, veio um pastel imponente e hiper recheado de bacalhau.
Depois de já ter mandado o lanche de pernil pouco antes, tive de fazer um esforço para terminar o pastelão. Mas não deixei nem a pontinha da massa.
Sem dúvida é uma alternativa para economizar num rango, pois vale mesmo por uma refeição.
Desde os anos 50
Inaugurado nos anos 50, o Mercado Municipal Rinaldo Rivetti (nome oficial em homenagem ao fundador) abrigou inicialmente os comerciantes de um extinto mercadinho de imigrantes na Rua Clélia principalmente italianos recém-chegados à São Paulo.
Está localizado em uma edificação com um curioso formato triangular, em que os corredores principais se unem em uma das pontas. Entre as lojas mais buscadas por lá estão os açougues e as peixarias.
O acesso ao Mercado é muito fácil tanto para quem vem de carro (tem estacionamento ao lado), quanto para quem opta por transportes públicos. Ele fica em frente ao terminal de ônibus da Lapa e colado a uma estação da CPTM.
Mercado Municipal da Lapa
Endereço: Rua Herbart, 47 – Lapa. São Paulo / SP
Horários: de segunda à sábado das 8h às 18h
Para saber mais: mercadaodalapa.com.br
Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa