Mocotó Café, Mercado de Pinheiros

Mocoto Café, Mercado de Pinheiros

O Mocotó Café é uma pequena extensão, no Mercado Municipal de Pinheiros, do célebre Mocotó do chef Rodrigo Oliveira.

Uma das maiores falhas em meu currículo gastronômico é nunca ter ido a Vila Medeiros me esbaldar num almoço nordestino do Mocotó. Canso de tomar um pito de meus amigos: “Como assim você não conhece! ”. 

Mocotó Café, Dadinhos de Tapioca
Os célebres Dadinhos de Tapioca
Mocotó Café, baiao de dois
Baião de Dois Simples (arroz, feijão fradinho, carne-seca, linguiça e queijo coalho)

Pois é, um desses programas que a gente agenda, mas que sempre por algum motivo vai adiando e adiando. Até que passados já cinco anos que moro em Sampa ainda não realizei.

Estou certo de que nada substitui uma viagem até a Zona Norte para conhecer o restaurante que deu origem a tudo. Por outro lado é inevitável a alegria de ter uma pequena prova do famoso cardápio nordestino-paulistano aqui pertinho de mim em Pinheiros.

Esquema simples, comida deliciosa

Os pedidos do Mocotó são solicitados direto no caixa e servidos através de chamada no balcão, em pratos descartáveis. Daí cada um busca os seus lugares. Comida deliciosa, serviço rápido, por preços módicos. Felicidade geral de quem trabalha e vive na região.

Isso inclui opções para desjejum e almoço. O Café abre junto com o Mercado as 8h da matina estendendo o funcionamento até as 17h. Quem quiser pode começar o dia com Cuscuz Nordestino com Ovo Mole e esticar o almoço se esbaldando com o Escondidinho de Carne-seca.

O esquema do Café se assemelha ao da Comedoria Gonzales. Para quem também não conhece, então programe-se porque vale igualmente a pena. Diga-se de passagem, o chef boliviano Checho Gonzales foi um dos primeiros a vislumbrar o potencial do Mercado de Pinheiros com o seu Comedoria.

Mocotó Café 2
Espaço do Mocotó Café no Mercado Municipal de Pinheiros

Podem esperar alguma fila a partir da tarde, mas nada desesperador. A não ser aos sábados, conforme alguns amigos já me alertaram. Foi assim que numa sexta por volta das 14h eu e minha mãe não aguardamos muito para fazer nossos pedidos.

Comida nordestina

Apesar de enxuto, as poucas opções do cardápio são todas tentadoras. Dá vontade de pedir tudo. Numa próxima vez certamente vou com uma galera, fazer uma espécie de apanhado geral.

Consegui com esforço deixar de pedir aquele belíssimo pote de torresmos e o Mocofava. Decidi pelos célebres Dadinhos de Tapioca e um Baião de Dois Simples (arroz, feijão fradinho, carne-seca, linguiça e queijo coalho). Minha mãe, então, solicitou o Escondidinho de Carne-seca.

Mocotó Café, Bamberg Helles Mocoto
Boa cerveja Cerveja Helles Bamberg Mocotó

Para beber, resgatei a boa cerveja Cerveja Helles Bamberg Mocotó.

Fiquei bem feliz em ver que deram uma guaribada na parte externa do segundo andar do Mercado de Pinheiros, com diversas novas mesas dando vista para o Largo da Batata. Ali fizemos nosso maravilhoso almoço. O sorvete de rapadura fechou com chave de ouro a experiência.

Mocotó Café

Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 (Mercado Municipal de Pinheiros – box 62/63) – Pinheiros. São Paulo (SP).
Horário: funciona de segunda à sábado. O café da manhã é das 8h às 11h e o almoço das 11h às 17h.
Contatos: (11) 3031-7932
Melhor parada: Estação Faria Lima do Metrô (Linha Amarela)

Para saber mais: instagram.com/mocoto.cafe

Gostou da dica? Então der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.