O Ponto Chic e a invenção do sanduíche Bauru

Estive em Bauru e não provei o sanduíche Bauru! Sim, deixei para experimentá-lo no local onde foi realmente inventado. Ou seja, em pleno Centro de São Paulo, no Largo do Paiçandu, na Lanchonete Ponto Chic.

Muito atrás lá na história a casa foi, de fato, um ponto chique. Hoje está mais para lanchonete com um quê de decadência. Mas a aparência bem singela e sem qualquer charme esconde alguns detalhes interessantes.

Ponto Chic
Pouco restou do bonito estilo original da casa

O maior deles, claro, o famoso sanduíche. Mas quem atentar com calma verá uma série de reportagens presas. Além de um interessante painel dourado que margeia a parede direita. Há até um quadro em que a história do sanduíche e do estabelecimento é contada.

O ponto original

Hoje a marca virou rede com outra casa no bairro de Perdizes, no entanto, como eu adoro os endereços originais, não dispensei conhecer o estabelecimento da região central.

Afinal, acredito que uma casa de comidas e o lugar onde está localizada são inseparáveis. Porque desperdiçaria a chance de rodar por aquele caótico e largado Centro de São Paulo, cheio de pessoas, fotografias e edifícios interessantes?

Ponto Chic
hoje apresenta apenas o ambiente simples de lanchonete

Bom, lá estava eu no Ponto Chic para tomar um café da manhã. Sim, pulei esta parte para ir direto ao fato, agora faço um pequeno retorno. Acordei tarde, por volta das dez da manhã e meu amigo não estava em casa.

Desde a noite na Mercearia São Pedro já tinha planejado conhecer o Bauru verdadeiro, porém não esperava me esticar no sofá cama até tarde (esclareço que dez horas da manhã para mim é tarde).

Mesmo tendo despertado com muita fome, decidi seguir os planos e me mandei de metrô até o Centro de São Paulo. Cheguei ao meu destino por volta das 11 horas, o que acabou por ser uma sorte, pois a casa só abre as portas mesmo nesta hora.

Morto de fome, eu tive de pedir para o seu moço que acabava de arrumar as mesas, e receber mercadorias, que me deixasse sentar, apesar de o atendimento ainda não ter começado.

Ponto Chic
Um quadro conta a história do Ponto Chic

O pessoal da casa foi extremamente gentil. Provavelmente já habituados a turistas gastronômicos por ali, me explicaram toda a história do lugar e fizeram questão de preparar um sanduba caprichado.

Fiquei no aguardo, sentindo o meu estômago se contorcer. Para maltratá-lo, solicitei um suco de abacaxi, preparando o terreno.

Inaugurado em 1922

O Ponto Chic foi inaugurado em 1922. Sua fama é anterior, portanto, ao sanduíche, inventado em 1937. No início, a lanchonete servia de local de encontro bastante movimentado, num tempo em que a região se apresentava como o lugar mais valorizado da cidade.

Seu ambiente era decorado com muitos espelhos, azulejos, balcão de mármore e lustres. O termo chic surgiu justamente por conta disto, já que naquele então a casa ainda não tinha nome.

Ponto Chic
O sobrado onde está localizado foi o único sobrevivente no Largo

De tudo sobrou apenas o painel o qual me referi no início deste texto e, claro, o próprio edifício onde a lanchonete está instalada. É o único exemplar mais antigo sobrevivente no Largo do Paiçandu.

Fato é que o famoso ponto ficou quase na história, inclusive passando por uns anos de portas fechadas entre o final de 70 e inicio de 80.

Resgatado por um antigo funcionário, que ganhou o direito de usar a marca, o Ponto Chic foi reaberto, só que completamente remodelado. O importante é que a fórmula do sanduíche se manteve original.

A invenção do saunduíche Bauru

Como em dezenas de casos de pratos famosos, tanto no Rio, como em São Paulo, o Bauru foi inventado por um cliente assíduo. No caso, Casemiro Pinto, que por ser bauruense, tinha o apelido de Bauru. Pois bem, sua receita fez sucesso, a ponto de diversos outros frequentadores começarem a solicitar “o do Bauru”. Pegou e ficou.

Ponto Chic
O Bauru original é o melhor

Finalmente meu sanduíche caprichado chegou à mesa, trazido pelo simpático garçom. É claro que é sempre difícil avaliar qualquer coisa durante uma grande fome, mas neste caso posso dizer com certeza que o Bauru original é, de todas as versões já criadas, a mais tentadora e gostosa. 

São diversas fatias finas de um rosbife bem feito, pepino em conserva, tomate, queijo suíço gouda e estepe, fundidos e derretidos. Tudo servido dentro do pão francês sem miolo. Grande e delicioso. 

Ponto Chic
Rosbife bem feito, pepino em conserva, tomate, queijo

Um detalhe que me chamou atenção e me agradou foi o fato de o rosbife ser servido frio, junto com o queijo quente.

Comi com calma, apreciando aquela experiência, mesmo com o meu corpo exigindo que eu engolisse tudo de uma só vez. Que satisfação! Não é a toa que se trata de um dos sanduíches mais famosos do Brasil. Merece.

Ponto Chic (Largo do Paiçandu)

Endereço: Largo do Paiçandu, 27 – Santa Efigênia. São Paulo (SP)
Horário: de segunda a sábado das 12h às 20h.
Contato: (11) 3222-6528

Para saber mais:
instagram.com/pontochicsp
pontochic.com.br

Gostou da dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.