Restaurante Gracioso da Saúde

Bar Gracioso, Centro do Rio, Porto Maravilha, boteco

Estive pela última vez no Restaurante Gracioso antes do incêndio de 2011 – que quase o sentenciou ao desaparecimento.  Após meses de tristeza e incerteza, incentivados pela clientela órfã, os donos deram a boa notícia aquele ano: iriam reabrir o tradicional botequim do bairro da Saúde com uma ampla reforma.

Foi uma pena a perda do estilo original naquela tragédia. Era um belo exemplar de botequim tipicamente carioca. No entanto, mais importante é o fato do bar ter renascido das cinzas renovado, ganhando um novo público e atenção com a remodelação da área portuária do Rio de Janeiro.

Restaurante Gracioso
A disposição do balcão e das mesas seguem iguais
Restaurante Gracioso
O salão interno do restaurante: não passava por ali desde antes do incêndio de 2011

Fogo, agora, só o do aquecer das panelas, que trabalham incessantemente durante a hora do almoço. Não há dia em que as mesas do amplo salão não fiquem cheias. A comida, farta e bem temperada, junto com os preços atraentes, só poderia mesmo resultar na grande procura pelo local.

Meu retorno também foi a oportunidade de matar o desejo que tinha por um bom cozido. É um prato raro em São Paulo, ao contrário do Rio onde é comumente encontrado nos botecos da cidade. No bar da Saúde o dia de Cozido é as terças.

Restaurante Gracioso
O risole de camarão clássico da casa: peçam para fritar na hora
Restaurante Gracioso
A parte interna está, de fato, transformada e mais arrumadinha
Mais arrumado, mas ainda com sua alma de boteco

Ao chegar ao local, de cara, fiquei satisfeito em ver as antigas portinholas  de madeira, preservadas do incêndio, dando para a Rua Argemiro Bulção. Ali é o acesso a Pedro do Sal, um dos principais pontos turísticos da área. A estrutura do imóvel histórico de esquina também não sofreu abalos.

A parte interna está, de fato, transformada e mais arrumadinha. A disposição do balcão e das mesas, porém, seguem iguais. Assim como a atmosfera descontraída e, o mais importante, o cardápio de pratos típicos.

Na companhia de meu compadre Guguta, um assíduo frequentador do local, demos cabo a missão de comer o Cozido. Antes, porém, como entrada não resisti ao famoso risole de camarão. Estava gostoso, frito na hora, com a casquinha crocante.

Restaurante Gracioso
Cozido delicioso e glorioso com o indispensável pirão
Restaurante Gracioso
As portinholas dando para a Rua Argemiro Bulção foram preservadas
Cozido à Brasileira

O Gracioso prepara um cozido muito bom e que foi uma verdadeira felicidade para mim. A travessa de tamanho médio até pode enganar os esfomeados. Estejam certos: cabe muita comida ali e, dependendo da fome, dá até para três seres humanos não ogros.

Nos botequins cariocas é mais comum o prato vir com uma ou duas variedades de linguiça, geralmente paio e calabresa. Além de costela de porco, lombo, peito de boi e carne seca. Os vegetais utilizados também são os mais comuns por aqui como batata doce, batata, abóbora, aipim, feijão branco e a couve cobrindo tudo. Cada boteco tem a sua receita, sem dispensar o essencial no Cozido à Brasileira: o pirão acompanhando tudo.

Depois daquele glorioso cozido de terça comeria o resto semana no Gracioso se pudesse: na quarta a Dobradinha; na quinta a Feijoada e sexta o Polvo com Arroz à Brócolis. Ou, como meu amigo muito recomendou: a Carne Seca com Tutu à Mineira de todo o dia. Grande botequim!

Café e Restaurante Gracioso

Endereço: Rua Sacadura Cabral, 97, Praça Mauá – Saúde. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: de segunda a quarta das 7h às 21h. Quinta das 7h às 23h30m. Sexta das 7h à 1h30m.
Contatos: (21) 2263-5028

Para saber mais: facebook.com/restaurantegracioso

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.