Taberna da Glória, pratos fartos no tradicional bairro carioca

A Taberna da Glória é uma dessas casas com cara de Rio de Janeiro da nossa infância. Dessas onde nossos avós e pais nos levavam para comer todas aquelas coisas gordurosas que os pais de hoje em dia ficam arrepiados, só de pensar.

Meu amigo Xaxá, que é um fã dos clássicos pratos cariocas, há tempos vinha me recomendando uma ida lá. Principalmente por conta de duas coisas: A porção de pão de queijos de entrada e o filé de badejo da casa. Uma coisa que ponho fé no Xaxá é quando ele fala de pão de queijo. É um dos maiores especialistas que conheço. Também é fã filé de badejo, que é um de seus pratos de peixe prediletos.

Pãos de queijo maravilhosos

Cheguei à reunião uns dez minutos atrasado. Tempo suficiente para que os meus colegas já tivessem devorado uma travessa de pão de queijo. Pedimos logo outra, estava curioso e sedento para provar a iguaria.

Taberna da Glória
Pão de queijo da Taberna da Glória

Não teve erro, meu amigo estava certo, o pão de queijo da Taberna é fantástico. Talvez simplesmente porque tenha aquele gosto de pão de queijo dos velhos restaurantes e churrascarias e que não se fazem mais por aí.

Tomei a liberdade de devorar ao menos uns dez pães de queijo, antes que minha consciência pesasse o suficiente para me fazer parar. Mas só paramos mesmo quando o ultimo pão de queijo foi consumido pelo sortudo que foi o mais rápido em pegá-lo (eu).

Pedi pelo amor de deus para o garçom não trazer outra porção. Poderia ter almoçado só aquilo. Lembrei-me do célebre e enorme pão de queijo do saudoso Parque Recreio no Flamengo e também da Massa Pronta, uma lanchonete na frente da casa de minha mãe, igualmente no Flamengo, na qual eu ia muito com o meu irmão Tavo e que fazia um pão de queijo pequeno e maravilhoso.

Badejo com creme de espinafre

Mesmo sem muita fome, pedi o prato principal seguindo a recomendação, badejo, mas com creme de espinafre. O Xaxá foi mais corajoso e pediu com purê de batatas e molho Belle Meunière. É uma coisa assustadora para os padrões atuais de saúde pública, um grande pote de manteiga derretida com champignon, alcaparra e pequenos camarões.

Taberna da Glória
Badejo com creme de espinafre

O peixe estava muito bom, cheguei a relutar em pedir, pois com a ressaca dos últimos dias na cidade, pescado não é um dos pratos mais recomendados da semana. Mas estava bom mesmo. O creme de espinafre muito bem feito e delicioso. Não resisti a tentação e joguei um pouco do molho de manteiga sobre o meu peixe. Comemos bem, a ponto de me fazer sentir vontade de voltar.

Endereço: Rua do Russel, 32 Lojas A e B.
Horário: diariamente das 11h às 00h.
Contatos: (21) 2265-7835

Para saber mais:
instagram.com/tabernadagloria

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

0 Comments on “Taberna da Glória, pratos fartos no tradicional bairro carioca”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.