Fish and Chips em Londres

Fish and Chips em Londres é que nem bolinho de bacalhau no Rio, cada pessoa tem o seu lugar predileto para comer e cada lugar diz que prepara o melhor da cidade.

Tiramos a segunda para rodar pela região central e mais turística da cidade. De manhã saltamos na Bond Street Tube Station e caminhamos um pouco pela Oxford Street. Depois descemos a Regent Street até Piccadilly Circus. Estava coberto por tapumes de obras de embelezamento para as Olimpíadas. Depois seguimos a pé para The Temple, um conjunto de belos e antigos edifícios, ruelas e praças medievais já perto da City.

Foi quando pela primeira vez, após quatro dias em Londres, eu avistei o Rio Tâmisa e o Big Ben. É engraçado como formamos uma ideia de um lugar na cabeça completamente diferente da realidade. Com Londres foi assim.

Fotos do texto Fish and Chips em Londres

Para mim o Big Ben ficava ao lado da Tower Bridge e o Rio Tâmisa não era tão largo e sinuoso. Imaginem! A capital inglesa é muito maior do que eu supunha, o Big Ben e a Tower Bridge ficam em lados opostos da cidade e o Rio Tâmisa é largo e corta a metrópole num longo ziguezague.


Andamos um pouco pela margem do rio, observando o contraste dos arranha-céus da City com os antigos e baixos prédios que dominam toda a área central da cidade. Já em The Temple o alerta amarelo de fome acendeu.

Golden Union Fish Bar

Sem que deixássemos nos consumir em emergência pegamos um ônibus com calma para já nos direcionar ao restaurante Golden Union Fish Bar. O local tem estilo moderninho, iluminado e limpo. Foi lá então que provei o mais celebre prato londrino, o Fish and Chips. Imaginei comer mais Fish and Chips ao longo da viagem, porém adianto logo que este foi o único.

Eu gostaria de ter provado um Fish and Chips da rua, do tipo enrolado no jornal. Achei mesmo que iria chegar a Londres e encontrar uma porção de ambulantes vendendo peixe com fritas na rua. Nada disso, se ainda existe um lugar vendendo Fish and Chips enrolado em papel jornal eu não vi. Meu amigo Andres (que eu encontrei mais a noite naquela segunda) disse ter comido um perto de Covent Garden. Não tive oportunidade de conhecer.

Fotos do texto Fish and Chips em Londres
Enfim Fish and Chips


Bom, posso dizer que o Fish and Chips que comemos, mesmo sem ser enrolado no jornal, estava excelente. A Silvia pediu o Small Cod and Chips e eu o Large Haddock and Chips. Geralmente o prato é sempre a base de bacalhau fresco ou haddock. São peixes, junto com o salmão e a cavala, bastante consumidos no Reino Unido.

Muitos dizem que a essência do prato está no tipo de cerveja Ale utilizado para fazer a massa de empanar. Eu me esqueci de perguntar para os funcionários do Golden Union qual era a cerveja do Fish and Chips que comi.

Meu pedido veio bem ‘large’ mesmo, tão grande que o peixe vazava o espaço do prato. A porção de batatas fritas era bastante generosa também. Deu logo para ver que o peixe era bem fresco (um dos motes do restaurante é servir o peixe sempre fresco) com a carne molhada e de gosto suave.

A casca estava muito sequinha, sem o menor gosto do óleo da fritura. Que gostoso! Melhor de tudo, foi um almoço barato. Estávamos suficientemente forrados para enfrentar a jornada etílica que nos reservava aquela noite de segunda-feira.

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.