Deparei-me com a dica no Divirta-se do Estadão e com uma rápida pesquisa entre os blogs fontes que confio vi que muitos amigos recomendavam o Ajissai, na Vila Mariana. O restaurante tem um clima bem simples e cardápio dedicado aos pratos da culinária japonesa fritos e empanados.
A única advertência era sobre o cheiro de fritura do salão, que me disseram, chega a empestear a roupa. Talvez por ter chegado muito cedo por lá (fui o primeiro cliente a pisar na casa naquela noite de sexta-feira, por volta das 19h), as coisas não estivessem tão fritas ainda.
Não senti cheiro algum. As panelas com o óleo ficam bem defronte ao longo e confortável balcão. Foi justo onde sentei para estar mais perto da ação. Mesmo após os primeiros movimentos, o sistema de exaustão me pareceu eficiente.
Como também já haviam me alertado, o pessoal do restaurante é sério, mas longe de ser antipático. Recebi o cardápio com poucas palavras. Perguntei pela cerveja, “Serra Malte está ótimo!” e não estiquei mais diálogo.
Já tinha meu pedido na ponta da língua, “Tonkatsu”. Assim, depois que a moça me solicitou o cardápio eu só voltei a me comunicar com um ser humano por ali na hora de pagar a conta no caixa.
Tonkatsu
Empanado de carne de porco (que pode ser tanto de costeleta, quanto de lombo), o Tonkatsu é um prato bastante popular no Japão.
Geralmente, como no caso do Ajissai, a carne vem acompanhada de repolho fatiado, arroz e missoshiro. Ou com curry. No restaurante da Vila Mariana o prato também é servido com um potinho de bardana, que eu adoro.
Minha expectativa era alta, moldada nas recomendações que recebi do pedido. Coisas como: “o melhor Tonkatsu que já comi”, o “o melhor empanado de porco da cidade”. Elogios vindo até mesmo de blogueiros com passagens pelo Japão.
O meu prato veio muito rápido. Dois enormes pedaços de lombo de porco empanados, fatiados e empilhados delicadamente um sobre o outro, como um fantástico monumento a gulodice. O conjunto todo é realmente grande e atende bem a duas pessoas com fome normal.
Uma fumaça transparente e sedutora escapava da crocância levando ao meu nariz um aroma quase perfumado de carne de porco. Olhei encantado para o prato, dando tempo suficiente para o meu cérebro reservar aquela lembrança. Depois cai pra dentro e desmontei todo o cenário.
Empanado de lombo de porco perfeito
Nos dois primeiros pedaços constatei o fato. O Ajissai serve o empanado de lombo de porco perfeito. São nestes momentos que eu acredito que fritar seja verdadeiramente uma arte.
O Tonkatsu estava surpreendentemente crocante e sequinho por fora, ao passo que a carne do lombo permanecia molhada, suave e suculenta. Muito bom!
Para dois que nada. Dei conta dos empanados com grande vontade e ainda terminei com os acompanhamentos, dispensando apenas o arroz. Vale destacar o missoshiro da casa, que veio com pedacinhos macios de aipim.
Para os amantes de carne de porco e de fritos empanados eu recomendo muito uma passada por lá.
Restaurante Ajissai
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves 372 – Vila Mariana. São Paulo/SP.
Horário: de segunda a sábado das 11h30m às 14h e das 18h30m às 22h.
Contatos: (11) 5549-0627
Para saber mais:
instagram.com/restaurante_ajissai
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa
Olá Dé, tudo bem?
Que bom que gostou do tonkatsu do Ajissai. Outro lugar que tem um tonkatsu muito bom é o Kidoairaku. Vale a pena conhecer tb!
Abs
Fala Carlos.
Eu adorei o tonkatsu do Ajissai. Estou a algum tempo querendo ir no Kidoairaku. Bem lembrada esta dica. Espero logo escrever sobre lá. O que você me recomenda pedir?
Abs
No almoço eles focam nos teishokus sendo que o teishoku do dia tem o preço mais em conta (o tonkatsu sai R$ 45 mas na última visita era o teishoku do dia e saiu R$ 33). Durante à noite os pratos variam de acordo com o dia e as opções ficam escritas em papéis colados nas paredes. O prego no missô é muito bom e vale a pena provar.
Abs
Valeu pelas dicas Carlos!
Este prego no missô me parece bem interessante. Vou provar.
Abs