Bar do Betinho, um clássico da Vila Madalena

O BAR DO BETINHO ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO. TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRIA GASTRONÔMICA PAULISTANA.

Numa região em constante mudança como a Vila Madalena, os bares mais antigos têm grande valor. Afinal, conseguiram resistir a especulação imobiliária, que detona as antigas casas para a subida de mais e mais edifícios. Em segundo lugar, também se adaptaram a mudança do perfil de público do bairro, já que muitos velhos moradores fugiram do aumento do custo de vida na região.

Na verdade, no meio de tantos bares sem personalidade, os restaurantes simples e tradicionais, com um quê meio orgânico e familiar, acabam por se destacar e conquistar uma clientela fiel, pelo atendimento mais íntimo e, por isto mesmo, um clima incomparavelmente aconchegante. Além da comida feita com um tempero de carinho, sem modismos.

Desde 1952

Na esquina da Rua Wizard com a Rua Girassol fica o Bar do Betinho, que está lá desde 1952! Isto é muita coisa. Como não poderia deixar de ser acabou por ganhar naturalmente o nome do dono, o Betinho, que herdou o negócio da família. Interessante que eu só ouvi falar desde lugar no boca-a-boca e depois de começar a frequentar mais a Vila. A propaganda se restringe mesmo a galera do dia-a-dia e ao povo que já conhece a famosa feijoada de sábado de lá.

Bar do Betinho

Não é de hoje que eu anseio por provar esta feijoada que, dizem, escapa do bê-a-bá das feijucas básicas de Sampa – que se restringem a partes nobres do porco. No Bar do Betinho é possível pedir com rabo, pé de porco e língua de boi, o que sempre da um gostinho a mais. Pois afinal, a nobreza mesmo está no rabo. Enfim, parece até que vou falar da feijoada, mas não. Acabei indo almoçar no bar numa sexta, ou seja, não era dia…

Eu a imaginar, quem sabe, que o lugar pudesse ao menos aquele dia, no feriado de aniversário de São Paulo, quebrar a regra de servir feijoadas as quartas e sábados. Puro engano. Mas não fiquei decepcionado, muito ao contrário. A falta da feijuca me deu a oportunidade de explorar outros itens do cardápio. Foi assim que acabei na alheira, para minha felicidade.

Cubos de apim crocantes

Na companhia meu amigo Cascabulho, eu me refresquei com garrafas geladíssimas de cerveja Original curtindo o astral agradável do lugar – sentado na varanda a observar o vai e vem da ladeira da Rua Girassol. Abrimos os comes com uma porção fantástica de uns cubos de aipim crocantes por fora e muito macios por dentro. Causaram ótima impressão a mim e a meu amigo.

Bar do Betinho

Depois eu parti para um dos pratos especiais sugeridos no cardápio: Alheira Portuguesa com arroz, feijão (carioquinha), ovo e salada. A Alheira é frita, do tipo croquete, que fica bem crocante e com recheio mais pastoso. Apesar de eu ser mais fã das alheiras assadas, esta do Bar do Betinho me conquistou. Estava muito boa. A combinação com o ovo estrelado foi perfeita!

Fiz apenas uma troca na composição: optei por batatas fritas no lugar de arroz e me arrependi. As fritas estavam murchas e sem graça. Melhor era manter mesmo o arroz, ou trocá-lo pelos deliciosos cubos de aipim. Farei em uma próxima vez. Quer dizer, da próxima vez que for ao Betinho aí vai ser com dia e objetivo certo: sábado, feijoada.

Gostei bastante de nossa passagem pelo bar. Uma pena que só funcione para o almoço, mas, sendo um negócio familiar, dá para compreender a opção pela restrição do horário.

O BAR DO BETINHO ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO. TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRIA GASTRONÔMICA PAULISTANA.

Bar do Betinho

Endereço: Rua Wisard, 261 (esquina. com a Rua Girassol) – Vila Madalena. São Paulo (SP).

Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória

Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.