A boa comida vietnamita do Bia Hoi agora também no bairro de Pinheiros

Bia Hoi, comida do Vietnã, comida vietnamita, restaurante vietnamita, comida asiática, restaurante asiático, cerveja Tarantino, Tarantino IPA

Conheci o Bia Hoi no Bairro da República, na Rua Rego Freitas. Foi o meu primeiro contato com a comida vietnamita quando provei o Pho Bo, caldo que é considerado o prato nacional do Vietnã.

O Pho Bo

Demorei um pouco a compreender o Pho Bo. Creio que minha desconfiança inicial tenha ocorrido por eu estar mais acostumado com os ramens japoneses, mais intensos e encorpados. O servido no Bia Hoi é inspirado no Pho Bo tradicional de Hanói, com um caldo mais leve, suave e delicado.

Bia Hoi, Pho Bo, comida do Vietnã, comida vietnamita, restaurante vietnamita, comida asiática, restaurante asiático
Pho Bo, o aromático caldo é considerado o prato nacional do Vietnã

Conforme o site do restaurante revela, o caldo de Hanói é diferente do servido em Ho Chi Minh City (ex Saigon), um pouco mais encorpado e picante. Esse é o que se espalhou pelo mundo.

Depois da citada passagem pelo Bia Hoi no Centro, provei o prato em outro restaurante vietnamita de São Paulo, o Pho.366, no Bom Retiro. Ele também serve uma versão aromática e suave, mas muito saborosa.

Bia Hoi, comida vietnamita, restaurante vietnamita, comida asiática, restaurante asiático
O ambiente colorido do restaurante Bia Hoi, no Bairro de Pinheiros

Aos poucos o Pho Bo foi me conquistando. Talvez eu tenha compreendido a sofisticação e os sabores delicados do caldo aromático. Hoje tenho admiração. Apesar de que, pessoalmente, gosto de caldos mais encorpados.

Comida vietnamita no Bairro de Pinheiros

Mas não voltei ao Bia Hoi pelo Pho Bo. Queria explorar outros pratos vietnamitas do restaurante, que abriu mais recentemente em uma casa mais ampla e colorida no Bairro de Pinheiros.

Bia Hoi Pinheiros, comida do Vietnã, comida vietnamita, restaurante vietnamita, comida asiática, restaurante asiático
O endereço no Bairro de Pinheiros fica na Rua Simão Álvares

Dia de domingo, cheguei no badalar de meio dia e logo o restaurante encheu, mas não cheguei a verificar nenhuma fila de espera.

Eles se intitulam como um boteco vietnamita em São Paulo. Menos talvez pelo ambiente, que apesar de descontraído, não chega assim ser um boteco. Creio que seja pelo cardápio dar atenção as comidas de rua mais populares de diferentes regiões do Vietnã. Porém, o Bia Hoi tem ares mais de bar descolado do que de boteco.

Ban Bot Loc

Abri o estômago com o interessante Ban Bot Loc, um dumpling de consistência meio gelatinosa e recheio de camarão com carne de porco moída. Achei o recheio bastante interessante, apesar de não ter curtido tanto a massa.

Bia Hoi, Banh Bot Loc, comida do Vietnã, comida vietnamita, restaurante vietnamita, comida asiática, restaurante asiático
Ban Bot Loc, dumpling de consistência gelatinosa e recheio de camarão com carne de porco moída

Me arrependi de não ter partido para o Goi Cuon, que são os rolinhos de papel de arroz transparentes, recheados com folhas aromáticas, macarrão de arroz, pepino e nabo. Um dos mais pedidos da casa é o de camarão. Fica para a próxima.

Côm Chien

Como prato principal escolhi o Côm Chien. O prato, bem servido, vem com Arroz Frito com Legumes, Conserva de Cebola, Coentro e Panceta. Acertei em cheio dessa vez. É substancioso e muito saboroso. Capricham na panceta. Gostei pra caramba.

Bia Hoi, Côm Chien, comida vietnamita, restaurante vietnamita, comida asiática, restaurante asiático
Côm Chien: delicioso Arroz Frito com Legumes, Conserva de Cebola, Coentro e Panceta.
Bia Hoi, comida do Vietnã, comida vietnamita, restaurante vietnamita, comida asiática, restaurante asiático, panceta de porco
Os pedacinhos de panceta de porco do Côm Chien

Para acompanhar a comida vietnamita molhei a garganta com a excelente cerveja IPA da Tarantino. Sou fã da cervejaria paulistana, que fica da Zona Norte da capital.

Explorações pelo Vietnã

A cozinha do Bia Hoi fica a cargo da chef Dani Borges. Os pratos foram inspirados em suas andanças pelo norte do Vietnã, especialmente Hanói. Ela se manteve fiel em alguns preparos tradicionais, como o já citado Pho Bo, mas também se sentiu a vontade para criar suas própria opções.

Bia Hoi, comida do Vietnã, comida vietnamita, restaurante vietnamita, comida asiática, restaurante asiático
O restaurante de comida vietnamita foi inaugurado em 2017 na República

O que posso afirmar é, se você curte culinária asiática, tem que colocar o Bia Hoi no seu roteiro em São Paulo. Para se ter uma ideia, o endereço da República abriu em 2017. Ou seja, o restaurante já tem bastante estrada e sempre com muito movimento.

Só para não deixar passar a curiosidade. Conforme consta no site deles, bia hoi significa chope em vietnamita. Bia é cerveja (do francês bière) e Hoi é gás. Um brinde então a cozinha asiática!

Endereço: Rua Simão Álvares, 454 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: segunda a quinta das 12h às 16h e das 19h às 23h. Sextá das 12h às 16h e das 19h à 0h. Sábado das 12h à 0h. Domingo das 12h às 22h30m.
Contato: (11) 3034-5595

Para saber mais:
instagram.com/biahoisp
biahoi.com.br

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.