O sanduíche de pernil do Estadão

Cruzei o Vale do Anhangabaú e reservei a fome das 17h ao famoso sanduíche de Pernil do Bar e Lanches Estadão que segue firme e forte. Para nossa sorte.

Não era nem minha intenção naquela tarde de sexta-feira parar por ali. Acabei por lá depois de me deparar com dois tradicionais botequins de São Paulo de portas fechadas. O Lírico e o Ao Dix Bar. Uma pena!

Para mim foi uma experiência estranha e interessante, pois o sanduíche de pernil do Estadão não se assemelha muito com os tradicionalmente servidos no Rio de Janeiro. Esses geralmente não levam tomates e são mais carregados no tempero e sal.

 Bar e Lanches Estadão
O Bar fica escondido numa esquina perto da Av. Nove de Julho
 Bar e Lanches Estadão
As enormes peças de pernil ficam em exibição seduzir os clientes
Lanchonete-boteco

Em relação ao espaço da casa, faz o estilo lanchonete-boteco. Já foi mais largado, ao menos assim imagino pelas fotos que catei em guias antigos e na internet.

Naquela efervescente sexta-feira de final de ano, o ambiente amplo estava bem cheio, tanto de trabalhadores simples da área em busca de uma refeição rápida, como de executivos e advogados bebendo com os amigos da firma. Um público bastante variado.

Impressionou-me as imponentes peças de pernil dispostas no balcão, o que revela de cara a especialidade do lugar.  

Pernil simples

Não perdi tempo e sentei num dos banquinhos enfileirados e fiz o meu pedido, um pernil simples (sem queijo por R$ 10,00) que não demorou a chegar.

Para acompanhar, cerveja Heineken long-neck razoavelmente fria. Assim fiquei a observar o trânsito caótico e o frenesi do cair da tarde paulistano, preocupado apenas com o cansaço de minhas pernas após uma longa caminhada pelo Centro. Aquela parada ligeira foi providencial.

 Bar e Lanches Estadão
O tradicional custa R$ 10,00 e vem com cebola e tomates verdes
 Bar e Lanches Estadão
Não faltam premiações na parede do estabelecimento. É um lugar bem tradicional

Como disse antes, eu a princípio estranhei o sanduíche, por ser distinto do estilo que estava habituado e que tanto admiro. Fui matando os dois grandes pedaços (partes de um pão francês fresquinho) e aos poucos aceitei aquele sabor até que decidi que havia gostado do troço. Gostei bastante. 

Achei que tanto a cebola, como as fatias tomates verde, combinaram perfeitamente com o pernil. A carne estava macia e molhada, o que é um ponto positivo quando se trata de porco. Talvez o tempero pudesse ser um pouco mais carregado, mas o conjunto estava realmente bom.

Para boêmios e jornalistas

Dá para entender bem porque esse lanche é tão famoso entre a galera boêmia e os jornalistas madrugadores de São Paulo. Após uma noitada, ou longa trabalhada, este sanduba cai muito bem. Claro, no fim de tarde de sexta também.

 Bar e Lanches Estadão
A cara é de lanchonete, mas o espírito de um boteco. Dá de tudo por ali

Enquanto me entendia com meu mastigar, espiava o comer alheio. Principalmente o pedido de um sujeito ao meu lado. O mesmo sanduíche de pernil, mas especialmente carregado com a pele crocante do porco. Não há nada no cardápio que indique um lanche de pururuca, portanto deve ser expertise de quem frequenta. Vai ficar para a próxima vez.

O nome e a logo da casa (um entregador de jornais) são uma referência ao jornal O Estado de S. Paulo, que nos anos 60 funcionava num prédio vizinho. Mas também ao número de jornalistas da empresa que por ali paravam para matar a fome.

O Estadão já está naquela esquina há mais de quarenta anos funcionando 24h por dia. Portanto, pela sua história, e pela qualidade do sanduíche, vale a visita.

Bar e Lanches Estadão

Endereço: Avenida Nove De Julho, 193 – Centro. São Paulo / SP.
Horário: funciona ininterruptamente, 24 horas sem parar.
Contatos: (11) 3257-7121

Para saber mais:
instagram.com/barelanchesestadao

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.