Cervantes Copacabana e os sanduíches com queijo e abacaxi

Não sei em que momento surgiu esta estória de colocar o abacaxi no sanduba de pão francês, mas a genial ideia virou marca registrada do Restaurante Cervantes Copacabana. Para mim é um item indispensável em qualquer sanduíche por ali.

Seria homenagem ao escritor espanhol Miguel de Cervantes? Retratado este em um dos quadros do salão com um adereço no pescoço que lembra uma enorme fatia de abacaxi?

Tinha tempo que não falava desta tradicional casa e achei que já era hora de citá-la novamente aqui no Diários Gastronômicos. Afinal se trata de uma das mais importantes instituições gastronômicas cariocas e um dos restaurantes mais rápidos do mundo.

Quando pedido, o sanduíche não leva mais do que 3 minutos para chegar à mesa, mesmo nas horas de movimento mais forte.

Cervantes
Um dos sandubas mais pedidos na casa é o de Filé com Queijo e Abacaxi
Gastronomia carioca

Assim como o Bar Brasil, entre outros na cidade, o Cervantes foi aberto inicialmente por imigrantes alemães e depois comprado por espanhóis da Galícia.

Esta mistura germano-galega, mesclada ainda com a grande influência portuguesa, formou uma das mais marcantes características da gastronomia carioca. Como por exemplo, encontrar em um mesmo cardápio o bolinho de bacalhau, os salsichões, o filé a milanesa e a salada de batatas.

Os sanduíches são o destaque

A despeito da enorme carta de opções, o restaurante da Avenida Prado Junior é conhecido mesmo por conta dos sanduíches. Os sandubas estão por ali desde que o bar de Copacabana era uma simples mercearia nos anos 50.

Entre as opções que mais amo está o de pernil, o filé, o tender, carne assada, o lombinho… Enfim, cada um tem o seu predileto.

Nesta última passagem eu fiquei no básico. Pedi uma Salada de Batatas para começar e o Filé com Queijo e Abacaxi para fechar a escala. A única coisa que poderia melhorar por ali é o chope, que sempre foi na média.

Cervantes
Cervantes num raro momento de salão vazio. A rotatividade é enorme

Não estranhei o salão vazio às 21h de quinta – quando aportei por ali na companhia de meu sócio Alexandre e meu amigo Vinícius. A rotatividade de público no local é enorme. Num piscar de olhos já havia fila na porta e o povo se espremia entre as mesas apertadas.

Como quase sempre, não permanecemos mais do que 30 minutos por ali, logo liberando a mesa para um novo grupo de ávidos e esfomeados fãs dos mais famosos sanduíches do Rio de Janeiro.

Um Cervantes, dois programas

Há pessoas que defendem o balcão da Rua Barata Ribeiro, como outro amigo meu, o Avelino. Eu também adoro o balcão da Barata e seu aparente caos de gente que de alguma maneira convive de forma organizada.

Para mim, no entanto, são como dois programas distintos que não concorrem. Tem noites que prefiro sentar espremido no pequeno salão e outras que curto bater um papo em pé admirando o movimento e os tipos humanos que circulam no balcão anexo.

Atualização 31/07/2023:

Fechado durante a pandemia de Covid-19, o Cervantes foi reaberto por uma iniciativa de Antônio Rodrigues, dono da rede Belmonte. A intenção não era remontar fielmente o velho bar de Copa, mas aprimorá-lo. O salão ficou mais arrumadinho e as famosas empadas da rede Belmont entraram no cardápio. O Chope Brahma melhorou muito também.

Os sanduíches seguem lá como destaque do cardápio e ao menos no que tange o pernil, eu tiro o meu chapéu. Mas é importante frisar que o pão de leite usado tradicionalmente foi trocado pelo pão de fermentação natural do João Padeiro, que também é muito bom.

Cervantes

Endereço: Avenida Prado Júnior, 335 – Copacabana. Rio de Janeiro/RJ.
Horário: diariamente de 11h às 5h.
Contatos: (21)3085-6065

Para saber mais: instagram.com/cervantes_copacabana

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.