Z Deli Sandwich Shop e o maravilhoso lanche de pastrami

Depois de sair do Z Deli Sandwich Shop compreendi porque tanta gente se espreme naquele pequeno espaço do restaurante. Ninguém parece sem se importar em dividir o cotovelo com o sujeito ao lado ou de esperar pacientemente sua vez de sentar nos banquinhos junto ao balcão.

Antes de tudo, todos ali são cúmplices de uma mesma religião gastronômica. Entre as entidades mais respeitadas tem os hambúrgueres e o sanduba de pastrami.

Os rostos estão o tempo todo atentos aos sanduíches que passam. Mesmo os que já são frequentadores aderem à expressão de espanto quando alguns dos pedidos cruzam com dificuldade pelo público presente.

Z Deli Sandwich Shop Jardins
Depois de temperada a peça fica horas no fogo baixo
Z Deli Sandwich Shop Jardins
Sanduba com pastrami de verdade

Minha intenção inicial ao parar no Z Deli era de comer o também muito falado lanche de língua de boi. No entanto, quando eu me deparei com a suculenta peça de pastrami  sendo cortada defronte a mim foi literalmente uma revelação religiosa. Não tinha como não pedir aquilo.

Eu resisti à tentação de meter a mão no troço e devorar tudo como um homem das cavernas. Contive-me inicialmente com as batatas rústicas com alho e alecrim, muito boas por sinal, enquanto aguardava meu amigo Fernando chegar para me acompanhar no almoço-lanche.

Chilli Burger

Assim que o Fernando dividiu uma pequena área de balcão comigo fizemos os pedidos. Eu no sanduba de pastrami defumado e ele no Chilli Burger. Este último é um hambúrguer acompanhado com feijão apimentado e carne moída.

O Chilli Burger, um troço monstruoso, estava muito bom como ele me relevou. Certamente eu dedicarei um dia umas linhas para falar dos burgers da casa, mas não agora.

Z Deli Sandwich Shop Jardins
Comecei pelas boas batatas rústicas com alho e alecrim
Z Deli Sandwich Shop Jardins
Chilli Burger (R$ 30,00): enormidade de prato com feijão e carne moída
Pastrami de verdade

Era a primeira vez que eu embarcava por ali e saí completamente convertido. Descobri que até então na vida eu não havia comido um pastrami de verdade. Nunca tive a oportunidade de provar um dos famosos sandubas de pastrami nova-iorquinos, no que minha referência sempre se limitou ao estilo industrializado, embalado e vendido em supermercados nacionais.

O rapaz cortava as fatias de pastrami com cuidado para que não se desmanchassem. Tudo é produzido por ali mesmo. Depois de temperada a peça fica horas no fogo baixo, o que dá uma maciez e um sabor incrível a carne.

Z Deli Sandwich Shop Jardins
Ninguém se importa em dividir o cotovelo no balcão
Z Deli Sandwich Shop Jardins
O espaço é pequeno e a procura pelos  ótimos sanduíches grande

Quando havia fatias suficientes para construir um pequeno edifício de 250 gramas ele parou. Pegou dois pedaços de pão de centeio e montou a obra como quem levanta uma catedral, sem deixar de colocar uma mostarda para dar uma liga final na construção. Após dividir o sanduíche em duas partes, adicionar um pepino em conserva ao conjunto, ele colocou tudo em minha frente.

Tirei não sei quantas fotos, como um turista japonês, e depois fiquei um tempo admirando. Antes mesmo de dar a mordida inicial tinha certeza de que eu iria amar. Foi o que aconteceu. O pastrami nunca mais será o mesmo para mim. Só não ajoelhei e rezei agradecendo por aquele momento porque não tinha espaço no local.

Só depois que terminei o sanduíche recordei a minha missão original: provar o lanche de língua de boi. Comentei  o fato com a equipe da casa que então fez a enorme gentileza de trazer algumas fatias de língua para eu provar. Maravilhosa! Mas isso vai ficar para outro texto.

Z Deli Sandwich Shop

Endereço: Rua Haddock Lobo, 1.386 – Jardim Paulista. São Paulo (SP).
Horário: de domingo à quinta das 12h às 00h. Sextas e sábados das 12h à 1h.
Contatos: (11) 3083-0021

Para saber mais:

instagram.com/zdelisandwiches

zdeli.com.br

Gostou da dica? Então quando der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.