De volta ao Bar Leo: agora com chopp Brahma de verdade

Bar Leo, São Paulo, botequim tradicional (2)
Posicionado numa esquina, atrai os clientes para um chope em pé e sem compromisso

Fazia praticamente um ano que eu não pisava no Bar Leo, no Centro de São Paulo, um dos mais tradicionais botequins paulistanos.

Da última vez que lá estive não poderia nunca imaginar que eles vendiam gato por lebre. Muito provavelmente, naquele então, eu estava a beber chopp Ashby, ao invés de Brahma.

Costumo fazer piada com amigos dizendo que eu havia achado o chopp de lá maravilhoso justamente por não ser o da marca Brahma. Brincadeiras a parte, o mundo da gastronomia de Sampa ficou estarrecido com o fato. O bar foi fechado e muita gente se pegou órfã e com raiva de ser enganada, inclusive eu.

Bar Leo
As rodadas de chopp Brahma saciam a sede dos clientes do Bar Leo

Passado um tempo do episódio o Bar Leo foi comprado pelo Bar Brahma, que reabriu o local sem muitas alterações em agosto de 2012. Agora com o selo de garantia sobre a originalidade do chope. Aos poucos o Bar Leo vem reconquistando a confiança de sua clientela.

Resolvi que já era hora de um retorno até a Rua Aurora e aproveitei a passagem do meu irmão Tavo por São Paulo para fazer um passeio pela região da Santa Ifigênia.

Chope, canapés e bolinho de carne

O chope está ótimo! Servido com um colarinho cremoso impecável. Não acho que seja o melhor da cidade, mas está ali entre os 20 melhores. Não foi apenas atrás do chopp que eu estava, mas sim pelos petiscos típicos do lugar. Entre eles os canapés no pão preto, um dos mais clássicos pratos de botequim de São Paulo.

Bar Leo
Os canapés mistos são uma das grandes pedidas do tradicional botequim

Os canapés de influência germânica surgiram em Sampa através de outro botequim tradicional da cidade, o Bar Barão. Por sorte tive a oportunidade de conhecer esta casa, na região da Luz, antes de ela fechar a porta no quase esquecimento.

O Bar Leo, no entanto, é que popularizou o prato, que depois ganhou versões mais transadas em casas como o Bar Astor.

Sugiro que peçam a porção mista, que vem com dois sabores. Os mais interessantes são os canapés de rosbife caseiro e os maravilhosos de carne crua (Hackpeter) e Linguiça Blumenau defumada e moída. As porções atendem bem de duas a três pessoas.

Outra sugestão são os bolinhos de carne. A porção vem cortadinha, com mostarda e maionese.

Bar Leo
Não posso dizer que é o melhor chopp da cidade, mas está entre os 20 mais

Não se espantem com a multidão que fica a beber em pé na porta do local. Sempre há uma mesa na parte de dentro do salão, onde sentamos.

Só não recomendo a ida em dias mais quentes, pois os ventiladores não dão conta das altas temperaturas do lugar. Mas o chope gelado (e verdadeiramente Brahma) compensa.

Feita as pazes com o local, qualquer dia eu retorno para mais umas rodadas de canapé.

Bar Leo

Endereço: Rua Aurora, 100 – Centro. São Paulo / SP.
Horário: de segunda à quinta das 12h às 20h. Sexta das 12h às 21h. Sábados das 10h às 17h.
Contato: (11) 94745-8186

Para saber mais: 

instagram.com/barleooficial

barleo.com.br

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.