Churrascaria Fogo de Chão, na Vila Olímpia

A Fogo de Chão é conhecida por ser uma casa fiel ao estilo tradicional Gaúcho e por concentrar a cozinha em alguns tipos clássicos de corte. Por ali não há os outros estilos de carne e acompanhamentos encontrados em outras churrascarias rodízio no Rio ou São Paulo, onde é possível até comer comida japonesa.

Para algum vegetariano que por um acidente da natureza caia de pára-quedas na casa, resta o consolo de um bufê simples, porém bom. Há algumas saladas, frios, queijos e antepastos. O básico. O negócio lá é a carne. Ponto para eles.

No entanto, pelo valor que se paga pelo rodízio, sempre é bom matutar se vale à pena. Ainda mais para uma pessoa como eu, que já não come tanta quantidade de carne assim de uma talagada só.

A cartela virada para o verde dá o sinal para a invasão dos espetos de carne
A questão do rodízio

A estratégia é ficar o menor tempo possível por ali, para gastarmos menos, pois o que acaba pesando no bolso são as bebidas. A galera que se estica por ali a beber chope, como eu, deve estar preparada para o tamanho da dolorosa.

Sigo amando uma boa carne, mas meu corpo já não suporta as quantidades que costumava. Minhas passagens por rodízios hoje em dia são ligeiras e para ser sincero, este tipo de estabelecimento é sempre um prejuízo pra mim.

Também não curto a questão da velocidade do serviço. Após acionada a luz verde somos cercados por espetos de carne. Mal dá para curtir um pedaço e o garçom já quer te empurrar outro. Para quem quer saborear um pouco mais as diferentes opções servidas, acaba sendo desagradável o empurra-empurra.

As costelas de boi na brasa são uma imagem tentadora para quem chega à churrascaria

Acho até que churrascarias rodízio poderiam dispor de um terceiro tipo de cartão de cor amarela, o qual indicaria “vá lento, pois eu quero comer com calma”. Acaba que em vinte minutos, ou menos, já estamos satisfeitos com toda a comida que caiu sobre nós.

No dia de minha passagem com a Silvia pela Fogo de Chão nós ficamos sentados por no máximo 30 minutos à mesa. Nem tive tempo de tirar fotos de todos os cortes que comi, apenas dos últimos corações que deixei como o ato final do almoço.

Almoço de domingo

Era um domingo e, portanto, é de se imaginar que no horário do almoço o restaurante estivesse cheio. Como o salão é enorme, não houve dificuldade em arrumarmos uma mesa.

Não é difícil encontrar mesas, mesmo no horário do almoço de domingo. O salão é enorme

Silvia jogou a bolsa na cadeira e pôs-se a ir ao bufê. Quando ela retornou foi a minha vez. Busquei pouca coisa, só para começar a saciar meu estômago desesperado. Meu objetivo era me empenhar na carne e cumprir a missão de provar uma fatia de cada um dos cortes ofertados por ali.

Se tem uma coisa boa nesse estilo de restaurante, é que somente num rodízio é possível apreciar uma coleção diferente de cortes e sabores num único dia. Por isso que vez em quando eu curto me embrenhar em um. Afinal para comer numa churrascaria de bom nível há de se pagar bem.

Como sempre, meu ato final fica por conta dos corações de frango. Até eles estavam bons
Bom padrão nos cortes de carne

Espeto atrás de espeto eu fui dando conta do recado. Terminei com três corações de frango no prato. Comi picanha, mignon, maminha, costela de boi, porco, frango e sei lá mais o que.

Posso afirmar: não houve sequer pedaço de carne que eu tivesse achado ruim. Isso é muito relevante e vê-se que a casa consegue manter a qualidade dos diferentes cortes que serve.

A picanha estava especialmente boa. Por outro lado, não achei a carne do Fogo de Chão uma coisa do outro mundo. É padrão, um bom padrão. Um dos carros chefes da casa, por exemplo, a costela de boi, estava macia, mas não espetacular.

Após meia hora viramos a cartela para o lado vermelho. Já não como carne como antigamente

Para os interessados em conhecer a churrascaria, a Fogo de Chão conta com mais dois endereços na cidade de São Paulo além do que estivemos, na Vila Olímpia.  Também existem filiais nas cidades de Brasilia, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro.

Churrascaria Fogo de Chão

Endereço: Avenida dos Bandeirantes, 538 – Vila Olímpia. São Paulo (SP).
Horário: de segunda a sábado das 12h às 23h30m. Domingo das 12 às 21h30m.
Contato: (11) 5505-0791

Para saber mais: 
instagram.com/fogodechaobr
fogodechao.com.br

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.