Galeto Liceu, histórico braseiro do Centro do Rio

O Centro do Rio reúne algumas excepcionais casas de galeto como o Galeto Liceu. Ao meu ver, o restraurante deveria ser tombado pelo conjunto da obra.

Verdadeiras instituições do Rio de Janeiro, as casas de galeto, ou simplesmente  “Galetos” são tão importantes para a cidade quanto os botequins. Existe uma interseção entre os estilos, mas de maneira geral são diferentes.

Galeto Liceu
Bancos fixos apelidados de bunda-de-fora…
Galeto Liceu
…e o longo balcão em ziguezague, com decoração em madeira

O balcão de com bancos fixos bunda-de-fora fazendo um longo ziguezague, a parede de azulejos e a decoração em madeira são algumas das características que definem a versão clássica de uma casa de galetos. Aos poucos surgem algumas propostas mais modernas, como o próprio novo endereço do Liceu, na Rua Nelson Mandela, em Botafogo, mas eu sou fã mesmo dos clássicos.

Galeto com Arroz de Brócolis e Batatas Portuguesas

O carro chefe, é claro, são as aves magrinhas e deliciosas, mas é comum uma casa de Galetos como o Liceu servir uma variedade de carnes na brasa.

Galeto Liceu
Galeto com Arroz de Brócolis e batatas portuguesas
Galeto Liceu
Não deixem de pedir a ótima linguiça na brasa de entrada

Pratos como o Galeto com Arroz de Brócolis e Batatas Portuguesas estão entre os mais tradicionais e maravilhosos da gastronomia carioca. É no Liceu que está uma das melhores versões do pedido. Como pude comprovar uma vez mais em uma passagem para um almoço de semana na Rua Senador Dantas.

Além dos saborosos Galetos, também vale a pena cruzar as portas bang-bang do velho Liceu para pedir uma ótima linguiça na brasa de entrada. Um imperdível programa histórico-gastronômico das terras da Guanabara.

Galeto Liceu

Endereço: Rua Senador Dantas 118, Loja A – Centro. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda à sexta das 11h às 21h30m.
Contatos: (21) 2220-6045

Para saber mais:

instagram.com/galetoliceucentro

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.