Galeto Lousã, na República

Galeto Lousã, churrasco, bairro da República

Com seu jeitão singelo de boteco o Galeto Lousã, dentro de uma velha galeria da República, serve um galeto muito bom, com pele crocante, sem ser muito seco e bem temperadinho. Boa dica do Barcinski em seu Guia da Culinária Ogra.

Uma das coisas que eu mais sinto falta de minha terra natal, o Rio de Janeiro, são as tradicionais casas de galeto da cidade, com seus característicos balcões de bancos fixos e um delicioso churrasco na brasa. Os galetos “bunda de fora”, são venerados como verdadeiros patrimônios culturais na Guanabara.

braseiro Lousa, Sao Paulo, Galeto Lousã
Os galetinhos aguardando o pedido na brasa
braseiro Lousa, churrasqueto e galeto, Galeto Lousã
Balcão de bancos fixos, o melhor lugar para devorar o churrasco
Galeteria escondida

Um distraído pode até achar que se trata de um ignóbil restaurante a quilo. Longe disso. Num dos cantos do ambiente despojado, com cara de lanchonete, fica o balcão de bancos fixos e, como pude reparar, local predileto dos clientes mais assíduos. Talvez pela proximidade da brasa e do papo com o capitão do carvão, o Oswaldo.

“Tem pouco cliente nosso hoje.” Escutei Oswaldo dizer para o rapaz que atende atrás do balcão, talvez depois de olhar a minha cara barbuda ali ao lado.  É o tipo do local em que os fregueses chegam e pedem: “o de sempre, naquele ponto que gosto”, num nível em que o cardápio já é totalmente desnecessário.

braseiro Lousa, churrasqueto e galeto, Republica, Galeto Lousã
O galeto com farofa, arroz, fritas e vinagrete

Era quarta-feira, dia sagrado da feijoada em Sampa. As cumbucas transbordantes de feijão saiam aos montes e estavam tentadoras. Mas meu destino aquele dia era o galeto. “Vai demorar uns oito minutos”, disse o simpático rapaz. Ótimo!

O galeto vem com farofa e vinagrete e, por 30 contos, dá direito ainda a dois acompanhamentos. Pedi fritas e arroz. É uma porção confortável, para encher o bucho esfomeado.

braseiro Lousa, churrasqueto e galeto, Galeto Lousã
Escondido dentro de uma velha galeria da Rua Barão de Itapetininga

O Lousã serve um galeto top. Mas não se compara, é claro, aos famosos galetos do Rio, servidos em locais como o Sat´s, o Braseiro, Avenida Central, o Liceu entre outros destinos notáveis. Em São Paulo, por outro lado, está em minha lista dos melhores galetos da cidade.

Para quem curte boteco com balcão de bancos fixos, a região da República tem outros exemplares essenciais já citados aqui no blog como o Ita e a Churrascaria PASV (esta última com um braseiro magistral).

Galeto Lousã

Endereço: Rua Dom José de Barros, 70, Galeria Lousã, loja. 21 – República.
Horário: de segunda a sábado das 11h30m às 15h30m.
Contato: (11) 3255-3183

Para saber mais: galetolousa

Gostou da dica? Então der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

2 Comments on “Galeto Lousã, na República”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.