Galeto Sat´s, ótimo braseiro em Copacabana

Já tinha algum tempo que um pequeno Galeto Sat´s, bem próximo ao templo do sanduíche carioca, o Cervantes, me despertava curiosidade. Seria mais uma simples casa de galetos de Copacabana, como dezenas espalhadas pelo bairro?

Dizer simples pode parecer desvalorizar estes típicos estabelecimentos do Rio, pois afinal, cada galeto tem sua própria clientela e personalidade. Não à toa é difícil escolher o melhor galeto da cidade. Cada pessoa parece ter o seu escolhido (geralmente aquele que ou é próximo do trabalho, ou de casa).

Galeto Sat´s
O braseiro do Sat´s a toda

Tivesse mais tempo eu gostaria de conhecer cada um dos galetos de Copacabana e do Centro. Ainda hei de cumprir esta missão, porque eu doro estes lugares, seus longos balcões e os banquinhos ‘bunda de fora’.

Brasa a carvão

Fundamental, no entanto, é que ofertem uma brasa a carvão. É o diferencial básico do sabor de um bom galeto. Se tiver uma batata frita sequinha e crocante, uma boa farofa, um chope digno e uma linguicinha show de bola de entrada, a felicidade está completa.

Galeto Sat´s
Um típico banco de galeto carioca

Entre os galetos de Copa o Sat´s ganhou certa notoriedade de uns tempos para cá. Primeiro porque foi pauta de um texto do Juarez Becoza na coluna Pé Sujo do Jornal O Globo (o Braseiro também) e depois selecionado como um dos 50 botequins da edição 2012 do Rio Botequim.

A fama, no entanto, é atribuída ao casal Elaine e Sérgio Rabello. Eles são ex-clientes e compraram o local, que já tinha uma história de 40 anos, há cerca de dois anos e lhe deram uma nova cara.

Galeto Sat´s
O galeto do Sat´s é crocante, com gosto de brasa e alho torrado por cima

Foi num sábado de 2011 que parei para um almoço tardio no Sat´s. Sentei-me logo no balcão, de frente ao braseiro e ao lado de um sujeito esfomeado. Ele já havia comido duas linguiças e partia finalmente para o galeto com arroz, farofa e batatas.

Sentar junto ao balcão de um galeto é uma experiência bastante interessante, que eu recomendo. Mas tome cuidado com o cofrinho.

Galeto Sat´s
A linguiça comum do Sat´s

Ficar de frente ao braseiro é ainda melhor, pois o fogo nos exerce uma atração inexplicável e a imagem da carne na brasa é irresistível.

Bom chope Brahma

Achei o chope do Sat´s um pouco melhor do que a média dos outros galetos do bairro. Quando se trata de chope no Rio, sempre recomendo que se peça na pressão, pois o carioca (não é mito) de fato prefere a bebida sem colarinho. Os garçons, portanto, geralmente não se empenham muito com o creme.

O Sat´s segue mais ou menos o padrão decorativo de todos os galetos. Uma casa bem simples, sem maiores preocupações estéticas e com os típicos banquinhos e o balcão.

Dos espelhos dá para bisbilhota o mastigar dos outros (coisa que eu adoro fazer). O público, bom, isso é difícil de definir, pois se trata de Copacabana. Dá de tudo por ali.

Enrolei um pouco no chope para curtir o momento, mas a fome estava forte então pedi uma linguiça. Muito perfumada, não faz o meu estilo.

Na verdade a grande pedida da casa é a falada linguiça de bacalhau. Como, porém, eles só vendem em uma grande porção e eu estava sozinho, achei que seria um exagero. Deixo a iguaria para uma próxima passagem pela casa da Rua Barata Ribeiro.

Galeto Sat´s
A frequência do Sat´s é a mais variada possível
Galeto Sat´s
A distinção do Sat´s, ao meu ver, passa por seu chope, acima da média
Galeto com molho de limão apimentado

Segui para o prato principal: o galeto assado no braseiro com molho de limão apimentado. Mandei ver, “pode botar”, mas não contava que fosse tão apimentado assim. Eu gosto, mas os clientes que não são muito chegados a um ardido devem ter parcimônia. Peça sem pimenta se tiverem restrição.

Quanto à carne, ela estava de fato tenra e saborosa. A pele é crocante e a ave vem coberta de alho torrado. Bom estilo. Satisfez minha vontade e tem personalidade. Para acompanhar solicitei umas batatas portuguesas.

Por seu horário de funcionamento extenso (praticamente não fecha), o Sat´s é bastante popular também para a galera da madruga e entre os funcionários de outras casas como garçons. Acaba atraindo igualmente um público do vizinho Cervantes, quando este solta gente pelo ladrão. Quem solta gente pelo ladrão atualmente é o próprio Sat´s.

Bom, como disse no início deste texto, cada um tem o seu galeto predileto. O Sat´s ficou na média para mim. Tem bom chope e bom galeto.

Fiquei de provar a linguiça de bacalhau, que pode dar mais uns pontos a favor. Para a galera que me lê agora, o que posso dizer é: há centenas de galetos espalhados pelo Rio, cabe a cada um escolher o seu.

Galeto Sat´s

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 7 – Copacabana. Rio de Janeiro (RJ)
Horário: de dominigo a quarta das 12h às 4h. Quinta a sábado das 12 às 5h.
Contatos: (21) 2543-8841

Para saber mais:
instagram.com/galetosats

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

3 Comments on “Galeto Sat´s, ótimo braseiro em Copacabana”

  1. Em Copacabana, cito dois locais de galetos bem apreciáveis, um deles, mais simples, porém mais confortável que o Sat’s é o Estação Siqueira, na Siqueira Campos, esquina com a Tonelero, e o outro é o Galeto & Cia, também na Rua Paula Freitas. Recomendo ficar no andar térreo e pedir o chope de caneca congelada. No segundo andar, a caneca às vezes já vem descongelada.

    1. Olá Sosigenes. Tudo bom?

      Já passei diversas vezes na frente destes dois galetos e pensei em parar para experimentar. Agora com esta sua recomendação vou colocar na minha agenda. Valeu mesmo pela dica. Espero ver seus comentários mais vezes por aqui.

      Abraços,

      André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.