Izakaya Issa

Para quem quiser começar a se aventurar pelos Izakayas de São Paulo recomendo muito que iniciem a jornada pelo Izakaya Issa, um dos bares mais tradicionais do bairro da Liberdade.

Uma das coisas que mais me deixa feliz por ter vindo morar em Sampa é justo poder explorar os pequenos bares japoneses da Liberdade sempre que me der na telha.

Izakaya Issa
O Izakaya Issa oferta uma série de saquês e aguardentes japonesas
Izakaya, o boteco japonês

A capital paulistana, com sua grande colônia de imigrantes, me revelou esta categoria de estabelecimento que eu até então desconhecia: a de botecos japoneses e clubes onde os clientes podem reservar suas garrafas de saquê e aguardente shochu.

Algumas características comuns aproximam estes bares típicos do bairro paulistano, a começar pelo horário restrito de funcionamento e também a discrição. São quase invisíveis para quem passa por eles na rua, como é o caso do Izakaya Issa.

Izakaya Issa
A estante do Izakaya, lotada de garrafas reservadas com o nome de clientes

Izakaya é uma espécie de clube de saquê e shochu (aguardente típico do Japão), que oferta pequenas porções de comida para se beliscar enquanto se bebe. As estantes de madeira são tomadas por garrafas reservadas com o nome dos clientes.

A equipe do Izakaya Issa foi extremamente simpática. Tão simpática que eu até me esqueci de que estava ali sozinho. A dona do bar, a nissei Margarida Haraguchi logo puxou assunto comigo. Falou do cardápio, fez sugestões e explicou a diferença entre o gosto dos brasileiros e dos descendentes de japoneses que ali frequentam.

O mundo dos saquês no Izakaya Issa

Pedi uma dica de saquê. A grande oferta da bebida por ali me fez cai real. Eu sou apenas um leigo iniciante na brincadeira. Solicitei um mais seco e logo uma enorme garrafa pousou na minha frente.

Izakaya Issa
Provei a Bardana, uma gostosa raíz que até então desconhecia

Uma das integrantes da equipe (composta apenas por mulheres) derramou o líquido gelado e transparente num copo pequeno e comprido até que quase trasbordasse pelas bordas.

Nada daqueles escuros potes plásticos quadrados. Nada de sal na borda. Saquê ali é coisa séria e como já havia me ensinado o inesquecível Jacky Ueda (do Azumi, no Rio de Janeiro) é para se tomado em copinhos de vidro, ou de cerâmica. De fato fica muito mais gostoso.

Estava disposto a beliscar algo mais por ali, mas nada muito substancial. Ganhei uma pequena porção de uma raiz muito gostosa chamada Bardana. Tentei tomar o saquê devagar, mas estava tão bom que me empolguei na rapidez.

Izakaya Issa
Otoshi: pequenas entradinhas do Izakaya que mudam conforme o dia
Otoshi

Para compensar o estado alcoólico avançado, solicitei uma porção de entradinhas denomidadas Otoshi, que variam de acordo com o dia.

Foi uma boa pedida. Quatro pequenos potes nos quais pude provar com calma: brotos de bambu, acelga chinesa com carne, nabo desidratado e folhas de mostarda japonesa. Sabores interessantes e alguns ainda desconhecidos por mim como no caso das folhas de mostarda.

Desde que cheguei por ali fiquei de olho em uns bolinhos preparados num forno curioso atrás do balcão. Acho que Margarida percebeu minha curiosidade e faz a enorme gentileza de me ceder três unidades para provar.

Izakaya Issa
Bolinhos tentadores de polvo de nome Takoyaki. Fantásticos!

Takoyaki” revelou-me. Ou bolinhos de polvo, servidos com raspas de peixe seco, muito populares entre os clientes brasileiros, disse-me a nissei. Dá para entender claramente o motivo.

De cara imaginei que se trataria de algo muito massudo, porém assim que mordemos a esfera o bolinho se desfaz revelando um recheio surpreendente por dentro da massa.

Pequenos tentáculos de polvo derramam-se pelo pote como se em uma sopinha maravilhosa. Com este gosto supremo de felicidade eu terminei meu ótimo tour por este bar japonês da Liberdade.

Izakaya Issa

Endereço: Rua Barão. de Iguape, 89 – Liberdade. São Paulo (SP).
Horário: segunda, terça, quita e sexta das 11h às 14h30m e das 18h às 22h. Sábado e domingo das 11h às 15h.
Contatos: (11) 3208-8819.

Para saber mais: 
instagram.com/izakayaissa

Gostou da dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.