Bairro da Liberdade dicas e história

Bairro da Liberdade

Adoro me perder pelas ruas do Bairro da Liberdade. Bisbilhotar as diversas lojas de produtos asiáticos de onde é difícil de sair com as mãos vazias. Nos finais de semana rola a Feira da Liberdade, que é bacana com suas barracas de artesanato e comida.

Mas por outro lá, aos sábados e domingos a região fica superlotada e é uma missão quase impossível arrumar um lugar para comer em um dos diversos restaurantes locais.

Eu particularmente prefiro ir durante semana, quando a coisa é mais tranquila. Mais fácil de curtir a gatronomia, que reúne boas opções de comida japonesa, chinesa e coreana.

Focando nos japoneses, vou deixar abaixo uma lista de restaurantes que adoro para:

Se enfiar numa tijela de Ramen ou devorar um tonkatsu karê e outros pratos quentes típicos do Japão:
Aska
Bairro da Liberdade

O Aska é destino tradicional na Liberdade para quem é fã de lamen. Muito antes da moda dos ramens se consolidar em Sampa, esse clássico restaurante já era uma referência no assunto.

Come-se bem, rápido e barato. Para chegar ao lamen é preciso acatar algumas regras, enfrentar uma espera e estar lá no curto horário de funcionamento do local.  Mas afinal, vale a pena? Muito. 

Destaco o Shoyu Tonkotsu Lamen, com caldo delicioso e ótima massa produzida no local. Para entrada, vale pedir a porção de Gyoza.

Endereço: Rua Galvão Bueno, 466 – Liberdade, São Paulo
Horário: de terça a sábado das 11h as 14h e das 18h às 21h
Contatos: (11) 3277-9682
Melhor parada: Estação Japão-Liberdade do Metrô (Linha Azul)

Para saber mais: instagram.com/aska_lamen

Para saber mais:

lamenkazu.com.br
instagram.com/lamenkazuoficial

Mugui
Bairro da Liberdade

Fica localizado no singelo prédio da Rua da Glória, num pequeno centro comercial de restaurantes asiáticos. O foco do Mugui são os pratos quentes, como o Lamen, Udon Yakissoba e Tempura.

A maioria dos clientes se espremem nos bancos fixos, junto ao balcão de jeitão antigo e charmoso e que faz um ziguezague pelo salão.

Uma boa pedida é o Tempura Lamen, uma tigela farta com macarrão lamen no caldo, acompanhado de outro prato com tempura de camarão e legumes. Os preços são honestos e o serviço muito gentil. Espere encontrar fila na hora do almoço.

Endereço: Rua da Glória, 111, 1º andar, sala 11 – Bairro da Liberdade. São Paulo / SP
Horário: Terça a Sábado das 11h30m às 14h30 e das 18h30m às 21h00m. Domingo das 11h30m às 14h30m.
Contatos: (11) 3106-8260

Kidoairaku
Bairro da Liberdade

O Kidoairaku está na minha lista de tradicionais restaurantes japoneses imperdíveis da Liberdade. É especializado na culinária de Hokkaido, ilha ao norte do Japão, mas seu cardápio contempla um pouco de tudo em termos de culinária japonesa. Um dos destaques são os teishokus, que na hora do almoço saem a preços mais em conta e variam conforme o dia. Se derem sorte, não deixem de pedir o teishoku com anchova grelhada, que é muito bom. Também é o lugar que eu mais recomendo para se comer sushi e sashimi no bairro. Mudou de endereço em 2021 para um espaço maior e com uma conceito mais sofisticado.

Endereço: Rua Thomaz Gonzaga, 22 – Liberdade. São Paulo / SP.
Horário: de terça a quinta das 11h30m às 14h e das 18h às 21h. Sexta e sábado das 11h30m às 14h30m e das 18h às 22h. Domingo das 11h às 15h30m
Contato: (11) 3207 8569

Para saber mais: instagram.com/kidoairaku_japanesecuisine

Lamen Kazu
Bairro da Liberdade

Os caldos são servidos com três tipos de lamen: Shoyu, Misso e Shio. As porções são boas, baratas e generosas. Muitos dos ingredientes utilizados no preparo são trazidos do Japão.

Tudo é preparado na frente dos clientes, ao menos para quem senta junto ao balcão. O serviço é rápido e o público em geral não se demora muito por ali. Por conta do ligeiro rodízio de mesas, não é difícil arrumar um lugar para sentar no pequeno salão, mas mesmo assim espere filas. 

Endereço: Rua Thomaz Gonzaga, 51 – Liberdade. São Paulo (SP).
Horário: de segunda a sábado das 11h às 15h30m e das 17h30 as 22h30m. Domingo das 11h às 15h30m e das 17h30m às 21h.
Contatos: (11) 3277-4286

Para saber mais:

lamenkazu.com.br
instagram.com/lamenkazuoficial

Restaurante Porque Sim
Bairro da Liberdade

O local é conhecido pelas diversas opções de Lamen e bastante requisitado na hora do almoço. Além dos lamens, o cardápio também contempla pratos quentes típicos da culinária Yoshoku japonesa. Os Teishokus e os pratos de curry japonês são bem servidos e o serviço é ligeiro.

Endereço: Rua Tomás Gonzaga, 75 – Liberdade. São Paulo (SP).
Horário: Segunda, Terça, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo das 11h30 às 15h e das 18h00 às 22h.
Contatos: (11) 3277-1557

Para saber mais: instagram.com/restauranteporquesim

Ikkousha
Bairro da Liberdade

Com osso de porco cozinhado durante um longo tempo – como manda a tradição – o caldo do Tonkotsu Ramen se destaca por ser muito saboroso e consistente.

Ele é o carro chefe da rede japonesa Ikkousha, que diz preservar a receita original do caldo Tonkotsu de Hakata, no Japão, onde surgiu.

O endereço no Bairro da Liberdade é o primeiro e único da Ikkousha aqui no Brasil (contam com cerca de 60 lojas espalhadas pelo mundo). Se você curte Lamen, este é mais um ótimo destino na cidade de São Paulo.

Funcionam de segunda a sexta das 11h30m às 15h e das 18h às 22h. Sábado das 11h às 15h30m e das 18h às 22h. Domingo das 11h às 15h30m às 18h às 21h.

Endereço: Rua Tomás Gonzaga, 45, Loja E – Liberdade. São Paulo / SP

Contatos: (11) 3132-6033 / info@ikkousha.com.br

ikkousha.com.br

instagram.com/ikkousha_brasil

facebook.com/Ikkousha-Brasil

Petiscar e beber num Izakaya:
Izakaya Issa
Bairro da Liberdade

Esta casa da Rua Barão de Iguape não foge a regra de um bom izakaya: são diversas opções de saquê e aguardentes a base de batata e trigo disponíveis. Para compensar as doses, solicite uma porção de entradinhas (Otoshi), que variam de acordo com o dia.

Não deixem de provar o bolinho de polvo com raspas de peixe seco Takoyaki: são maravilhosos! Se tiverem dúvidas, não se acanhem em puxar conversa com a simpática dona do bar, Margarida Haraguchi, que comanda uma equipe só de mulheres.

Endereço: Rua Barão. de Iguape, 89 – Liberdade. São Paulo (SP).
Horário: segunda, terça, quita e sexta das 11h às 14h30m e das 18h às 22h. Sábado e domingo das 11h às 15h.
Contatos: (11) 3208-8819.

Para saber mais: instagram.com/izakayaissa

Kabura
Bairro da Liberdade

Não se deixem assustar pelo ambiente rústico do clássico izakaya, pois a cozinha vale realmente muito a pena. Lá dentro o ideal é pegar um lugar no balcão em L, defronte a vitrine de alimentos. De cara dá para ter uma noção de qual peixe está bom no dia e apreciar alguns dos espetos que já ficam preparados para ir à brasa. Os destaques são as robatas (espetinhos) e os peixes grelhados como a ótima Anchova. É recomendável chegar logo que a casa abre às 19h, pois o local costuma encher.

Endereço: Rua Galvão Bueno, 346 – Liberdade. São Paulo / SP.
Horário: de terça à sábado das 18h30m às 22h
Contatos: (11) 3277 2918

Para saber mais: instagram.com/izakaya_kabura

Kintaro
Bairro da Liberdade

Um espetácular exemplar de sincretismo religioso e gastronômico entre os izakayas japoneses e os botecos brasileiros. Talvez por isso mesmo eu tenha imediatamente me apegado ao lugar.

Dezenas de comidinhas de influência japonesa ficam dispostas no balcão. São petiscos como sardinhas com gengibre e a escabeche, lombo de porco, berinjela, nirá com ovo, algas, bardana, polvo com pepino agridoce e por ai vai.

Ofertam boa seleção de saquês, cachaça uísque e cervejas de garrafa. Para os que quiserem dar um pulo por lá atendem que, assim como alguns outros bares da região, eles só aceitam pagamento em espécie.

Rua Tomás Gonzaga, 57 – Liberdade. São Paulo (SP).
Horário: de quarta a sexta das 15h às 22h. Sábado das 12h às 21 horas.
Contatos: (11) 3277 9124

Para saber mais: instagram.com/izakaya_kintaro

Fazer uma refeição ligeira:
Yoka

Clássica lanchonete, serve um dos melhores pastéis que já comi na vida, o de carne com queijo e um ovo de gema mole.

A massa é toda feita lá seguindo a mesma receita original criada em 1941 pelo mestre japonês Takashi Yokoyama. Outro detalhe que torna o pastel especial é que eles usam banha na mistura. Já para deixá-la tão sequinha e crocante adicionam um pouco de cachaça no preparo. O termocirculador garante a gema mole dentro do pastel.

Há diversos sabores de pastel no cardápio incluindo o de bacalhau, de pizza e linguiça. Também são conhecidos pelos salgados como a coxinha e o bolinho de bacalhau. Além disso, servem o famoso Pastenoli, uma mistura de canelone italiano com a massa de pastel – uma síntese do amalgama cultural paulistano.

Endereço: Rua dos Estudantes, 37 – Liberdade, São Paulo / SP
Horários: de segunda a sexta das 10h30m às 18h30m. Sábado e domingo das 9h30m as 17h45m.

Para saber mais: instagram.com/pastelyoka

Kaisen
Bairro da Liberdade

As filas durante as tardes de sábado em frente a loja de produtos asiáticos Kaisen são comuns. O motivo: os bolinhos de polvo conhecidos como Takoyakis. A porção com seis unidades pode ser servida somente com recheio de polvo ou a mista, com dois sabores cada: polvo, camarão e queijo. É um belisquete barato e rápido, perfeito para uma escala durante um passeio pelo bairro da Liberdade.

Endereço: Rua Galvão Bueno, 270 – Liberdade. São Paulo / SP.
Horário: diariamente das 8h às 19h.
Contatos: (11) 3271-9416

Um pouco de história:

Apesar se ser conhecido como bairro japonês (e dos coreanos e chineses) a Liberdade tem grande importância histórica para os afrodescendentes. Lá ficava o Pelourinho e o Largo da Forca, onde escravizados eram castigados e muitas vezes condenados à morte. Alguns dizem que o nome Liberdade se refere ao movimento abolicionista.

A região recebeu nos sécs. XVIII e XIX uma grande leva de negros alforriados. Foi lá que surgiu a 1ª escola de samba de SP, fundada em 1937, a Lavapés Pirata Negro (ainda em atividade). Escondida em uma das suas vielas fica a Capela Nossa Senhora dos Aflitos, originalmente localizada no Cemitério dos Aflitos, onde negros eram sepultados. Muita dessa história negra, infelizmente, foi sendo apagada.

Os japoneses começaram a chegar no início do séc. XX e isso se intensificou após a 2ª Guerra. A grande presença dos imigrantes estimulou o comércio e serviços específicos para atender a esta comunidade. O bairro se desenvolveu com uma identidade própria que se consolidou com a instalação dos icónicos postes vermelhos nos anos 70.

Gostou da dicas? Então quandoder um pulo em algum dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.