La Borratxeria (Underdog), segue servindo para mim uma das melhores parrillas de São Paulo.
Depois de tanto tempo a minha expectativa era alta, dado que só reservava boas memórias dos cortes do local, suculentos e deliciosos.
A pandemia já arrefecida nos permite voltar aos nossos lugares prediletos. Quando se trata de churrasco esse é um dos destinos mais tentadores, a meu ver, na capital paulista.
Como em tantas outras vezes eu não me decepcionei. Sai de lá, na companhia de meu sócio na Esquina Filmes, com a mesma impressão de sempre: “Caramba, como os caras conseguem fazer essa carne”.
Cardápio tentador
É difícil em uma única passagem dar conta de tudo que ser quer no cardápio. Mas pode ir sem medo, pois dificilmente algum corte te desagradará.
Nunca é demais reforçar que o ponto lá é mal-passado. Isso, inclusive, é como uma cláusula pétrea da casa e está nas “regras” que alguns acham polêmicas. Eu sinceramente não ligo, até porque amo uma carne sanguinolenta.
Para iniciar, umas fritas de estilo rústico e a salchicha porteña produzida lá mesmo. As porções são sempre servidas em pequenas travessas com uns pedaços de pão, sendo ideal compartir para poder provar mais coisas, né?
Depois optamos pelo Bife de Costilla (450 gramas de Short Rib) simplesmente espetacular. Carne saborosa, tenra e no ponto certo. No final ainda deu para molhar as fatias de pão no sangue temperado. Só sobrou o osso.
Mais que um restaurante
Desde que foi inaugurado em 2014 o local amealhou uma grande horda de fiéis (eu incluso) e o seu diminuto espaço, apenas um balcão superpovoado, não dava conta do recado. A ampliação era um passo natural.
O endereço da Rua João Moura é a reunião de vários pontos comerciais que foram sendo agregados, com diferentes parrillas.
Hoje também contam com uma segunda casa na Vila Olimpia, buscando não somente atender ao público, mas também aumentar a capacidade de produção, inclusive com técnicas de defumação, cura e maturação.
Conseguiram, assim, passar a produzir uma série de produtos próprios como embutidos (incluindo morcilla, chistorra, sobresada, chorizo de cordeiro, mortadela e a salchicha porteña), pickles, empanadas, pastrami e também sorvete.
Mudança no nome
A Borratxeria surgiu em 2019 como uma dessas ampliações do Underdog. De início a intenção era servir comida de rua, barata e rápida para atender aos clientes que esperavam na calçada por uma mesa . O negócio fez tanto sucesso que eles decidiram unir as marcas sob o nome de La Borratxeria.
Ainda assim as filas são comuns. Por isso, quem não quer pegar muito movimento recomendo ir no horário do almoço durante a semana, ou chegar no fim da tarde, logo que eles abrem o turno da noite.
La Borratxeria (Underdog)
Endereço: Rua João Moura 539 (Pinheiros) e Rua Ramos Batista 380 (Vila Olimpia). São Paulo / SP
Horários: deterça à quinta das 12h às 16h e das 18h às 22h30m. Sextas e sábados das 12h às 22h30m e Domingo das 12h às 18h (Pinheiros). Segunda das 12h as 15h. Terça à quinta das 12h às 15h e das 17h às 22h30m. Sextas e sábados das 12 as 22h30m e Domingo das 12h Às 18h (Vila Olímpia).
Saiba mais em: instagram.com/borratxeria
Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa
One Comment on “La Borratxeria, parrilla callejera”