Pastel de bacalhau na Feira da Praça Benedito Calixto

Nada como uma friturinha para começar bem o dia de sábado. Ainda mais quando esta fritura se trata de um grande e bem recheado pastel de bacalhau na Feira da Praça Benedito Calixto.

Acaso vocês um dia estejam me procurando sem saber onde me encontrar, o primeiro lugar mais provável de me achar é numa feira popular de rua, muito provavelmente no setor de comidas. Simplesmente adoro. Pertinho da minha casa em Pinheiros, por sorte, é realizada todo o sábado a famosa feira da Benedito.

Pastel de bacalhau na Feira da Praça Benedito Calixto
O pastel servido pelo Cícero tem massa fina, sequinha e leve

Ela mistura antiquários, arte, artesanato, bijuterias, apresentações de música, leituras e lançamentos de livro. Como não poderia deixar de faltar, uma área de alimentos com barracas de comidas típicas de diferentes lugares.

Foi difícil decidir o que comer. Se eu encostava a barriga no Pará, ou dava um pulo a Portugal, se ficava nas empanadas ou caia dentro do pastel. Preferi este último. Sábia decisão.

Pastel de bacalhau na Feira da Praça Benedito Calixto
Sem deixar de dar importância ao delicioso recheio de bacalhau
Barraca do Cícero

Chamou a minha atenção algumas reportagens presas ao suporte de ferro da barraca do Cícero, indicando que seria um dos melhores pastéis de São Paulo. Não podia deixar passar.

A levar em conta a gentileza da galera que servia a iguaria, entre eles o próprio Cícero, a parada ali já ganhava uns pontinhos para mim.

Há pelo menos uma dezena de sabores descritos num banner de lona ao fundo e é difícil escolher entre o sempre bem vindo simples recheio de queijo, ou me aventurar por outros mais consistentes com carne seca.

Pastel de bacalhau na Feira da Praça Benedito Calixto
A barraca serve cerca de uma dezena de sabores de pastel

Tenho uma atração quase irresistível por tudo que leva bacalhau. Do clássico bolinho, que venho provando com certa assiduidade em São Paulo, ao pastel que já é tradicional em Sampa. Tem como representante mais famoso o vendido no Hocca Bar, no Mercadão.

Assim, eu ‘deletei’ da minha caixa de desejos todos os outros sabores e me ative ao desfiar do peixe. Não me arrependi.

Pastel de bacalhau na Feira da Praça Benedito Calixto
A barraca já é bastante tradicional e conhecida pelos frequentadores da Feira
Pastel de bacalhau

O grande lance de qualquer pastel para mim está mais na massa do que propriamente no recheio. É claro que o recheio é importante, mas como disse antes, um simples pastel de queijo pode ter enorme diferença quando a massa é bem feita e leve.

No caso do Cícero, era exatamente isso. Muito bem frita, sequinha, tão fina que quase se desfazia na mão ao primeiro toque com a pele. Leve a ponto de nem pensar em enjoar.

Pastel de bacalhau na Feira da Praça Benedito Calixto
Para quem preferir outra iguaria, há uma série de barracas de comidas típicas

Dava para comer outro pastel, não fosse então o recheio corpulento do bacalhau. Delícia. Mais perfeito que aquilo só com uma latinha gelada de cerveja para acompanhar. Mais ainda era cedo. Quem sabe no próximo sábado…

Quem quiser saber mais sobre a Feira, há uma série de sites na internet que abordam tanto a programação cultural, como os produtos em disposição nas barracas. Minha sugestão é: dêem uma ‘googleada’.

Cícero Pastéis

Funcionam todos os sábados das 8h30 às 20h.

Endereço: Praça Benedito Calixto S/N – Pinheiros. São Paulo (SP).

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.