Cedro do Líbano

O RESTAURANTE CEDRO DO LÍBANO FOI UMA TRADICIONAL CASA DE COMIDA LIBANESA NA REGIÃO DA SAARA, NO RIO DE JANEIRO. INFELIZMENTE FECHOU AS PORTAS. O TEXTO FOI MANTIDO COMO MEMÓRIA DA GASTRONOMIA DO RIO DE JANEIRO

Meus últimos dias no Rio de Janeiro antes da mudança para São Paulo serviram para eu cumprir um roteiro de restaurantes e bares que eu ainda não conhecia, ou há tempos não ia. Aproveitei minhas idas a trabalho ao Centro da Cidade para circular por algumas de suas casas clássicas e também me redimir com um restaurante árabe tradicional da região, o Cedro do Líbano.

Comida libanesa

Tinha costume de ir com mais assiduidade ao Sírio & Libanês, que até já citei por aqui no Diários como sendo o meu predileto na área da Saara. Bom, agora já não sei se há um predileto. Para dizer a verdade as duas casas são muito semelhantes no que tange a qualidade da comida libanesa.

O pão árabe é fornecido pela Padaria Brasil: garantia de qualidade
O movimento do salão estava mais tranquilo após o pique do almoço

Quando sentei para o almoço no Cedro já era por volta das 14h e o movimento tinha caído. O salão comprido estava vazio. Escolhi uma mesa de canto, logo ao lado da entrada para curtir a minha solidão e comer pão árabe. Que pão árabe!

Não foi surpresa quando descobri o fornecedor: a Padaria Brasil, bem pertinho dali e sobre a qual já falei por aqui no texto por falar em esfihas… Eu até inventei de tentar não comer o pão inteiro, mas foi irresistível. Ao longo da espera por minha refeição, ou enquanto eu ainda a escolhia entre as muitas opções interessantes do cardápio, eu fui beliscando o fino e saboroso alimento até o fim.

Kibe cru com berinjela e tabule: daria para duas pessoas normais
Uma casa simples e família com boa comida árabe. Recomendo
Kibe cru

Como prato principal é quase impossível eu escapar do kibe cru, que é uma das minhas comidas árabes prediletas. Aproveitei a promoção da hora do almoço (R$ 29,00) no trio carne + salada + acompanhamento e solicitei a iguaria.

Só que depois descobri que é cobrado uma taxa extra de R$ 5,00 pelo kibe cru. Bom, eu não entendi porque a carne crua é mais cara do que a cozida, mas tudo bem. Tava valendo.

Ainda mais quando verifiquei o tamanho da porção. Alimenta fácil duas pessoas, considerando o belisco de pão árabe. É por isso que eu amo culinária árabe: uma comida confortável, gostosa e geralmente barata.

Nem comecei a comer e já tinha constatado a necessidade de uma quentinha. Fartei-me da carne e da deliciosa berinjela com aratuk (gergelim) e tabule de acompanhamento e mesmo assim sobrou bastante coisa. Um belo almoço numa casa de clima simples e família.

Conclusão: se eu tiver que recomendar um árabe na Saara, o que posso dizer é: tire na moeda, pois tanto o Cedro do Líbano como o Sírio & Libanês são muito bons.

RESTAURANTE FECHADO. TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRIA GASTRONÔMICA CARIOCA.

Cedro do Líbano

Endereço: Rua Senhor dos Passos, 231 – Centro. Rio de Janeiro (RJ)

Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória

Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

One Comment on “Cedro do Líbano”

  1. Pingback: El Gebal | Diários Gastronômicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.