Pavão Azul no carnaval

Desde que tomou para si a missão de tocar o bar no lugar do seu pai, Serginho, dono da casa, transformou o Bar Pavão Azul Copacabana. O que era apenas um boteco de bairro se tornou um dos botequins mais festejados da cidade atualmente. Um conjunto que reúne a qualidade da comida servida, a cerveja sempre gelada e o ambiente amigável e descontraído.

O Pavão Azul sempre foi conhecido nos circuitos dos ‘botequeiros’ profissionais, mas sua dimensão pop é um dado novo. Mais um desafio para Serginho e a equipe da casa, pois a demanda é grande. Tão grande que resolveram abrir um anexo, do outro lado da rua, em frente ao original, que os frequentadores denominaram de Pavãozinho.

Pavão Azul Copacabana, patanisca
As pataniscas são uma das grandes pedidas do local

Eu sempre prefiro ir ao Pavão, que tem um clima mais largado de boteco. No entanto, arrumar uma mesa por lá é missão quase impossível. Ainda mais em plena segunda-feira de carnaval, em que o Bairro de Copacabana estava fervilhando.

Pataniscas para começo de conversa

Depois de um pouco de espera sentamos no Pavãozinho, que é mais arrumadinho, com cara de pé limpo. Pedi logo uma porção de Pataniscas de Bacalhau para começar e dois pastéis de camarão.

Patanisca é um típico petisco português, parente do bolinho de bacalhau, mas de preparo distinto. Enquanto o bolinho nosso de cada dia é feito a base de bacalhau desfiado e batata, na patanisca o bacalhau é deixado em pequenas lascas e misturado com ovos, cebola, farinha e cerveja (em alguns preparos).

Ao contrário do bolinho que já é uma instituição carioca, as pataniscas não são fáceis de encontrar nos bares do Rio e a do Pavão Azul é uma unanimidade.

Pavão Azul Copacabana, arroz de polvo
Uma boa dica são os risotos de camarão e polvo

Os pastéis de lá também são muito gostosos, em especial o de camarão com um recheio muito bem temperado. Mas, diferente das pataniscas (que eu sou louco) não acho o pastel do boteco o melhor da cidade.

É um dos melhores certamente e o preço é muito justo. Posso garantir que satisfazem muito bem os paladares mais exigentes. Para o almoço eu desejava muito o arroz de polvo com brócolis, mas infelizmente não era o prato do dia. Ficamos no arroz de camarão, que também não fica atrás e é leve, molhado e bem temperado.

Endereço: Rua Hilário de Gouvêia, 71 – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 12h às 24h.
Contato: (21) 2236-2381
Melhor parada: Estação Siqueira Campos do Metrô (Linha 01)

Para saber mais:
instagram.com/pavaoazuloficial

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.