Peixaria Bar e Venda

Peixaria Bar, comida praiana, boteco

Está aí um caso de lugar que eu simplesmente me esqueci, engavetei, apesar de merecer mais a minha atenção. A última vez que estive na Peixaria Bar e Venda foi no início de 2013, mas a passagem nem chegou a virar resenha.

É bem verdade que naquele momento as coisas neste colorido a animado bar da Vila Madalena ainda estavam por se acertar. Por mais atraente fosse o conceito da casa – o de peixaria dentro de um bar – o local demorou a pegar.

O estilo mescla o de uma mercearia-venda-peixaria com clima praiano
Entre os itens decorativos, barris com especiarias

Na época eu achei o atendimento ainda um pouco fraco e me incomodou muito a televisão ligada as alturas. Não ajudou também o fato de eu ter passado por lá num final de tarde de dia de semana, quando o trânsito naquele trecho da Rua Inácio Pereira da Rocha é infernal – o que quebrou totalmente a sensação de aconchego que a decoração alegre oferece.

Depois disso minha esposa Silvia engravidou, meu filho Arthur nasceu e o meu tempo – que já era curto – para sair em explorações gastronômicas diminuiu mais. Foi assim que engavetei aquela escala e só vim a retornar à Peixaria  em abril de 2015 – dois anos depois!

Balcão da peixaria: é só escolher o peixe e mandar grelhar!
O balcão de acepipes reserva boas pedidas como, por exemplo, polvo à vinagrete
O restaurante é grande, com diversos ambientes. Na foto, a parte da grelha
Armazém-venda-peixaria

As coisas estão diferentes por lá, o endereço já está consolidado e muito movimentado. Estive justo com minha esposa e filho para um almoço familiar num sábado à tarde (dia oficial da fila em restaurantes em São Paulo) e tivemos sorte de descolar uma mesa no andar de cima.

Os garçons foram muito atenciosos e a música ambiente, samba gostoso, nos agradou demais. Para nosso filho Tutu, os mil e um penduricalhos coloridos da decoração praiana foram a glória. O bar propõe justamente um clima de praia em plena São Paulo, com esta atmosfera de armazém-venda-peixaria, objetos de decoração aos montes, cestas com especiarias etc.

Há diferentes ambientes, uma parte superior com mesas maiores, o primeiro andar onde fica a grelha, balcão de acepipes e peixaria.  Além das pequenas mesas na calçada que são complementadas de cadeiras de praia – mas eu prefiro o ambiente interno justo por conta do trânsito que pode estragar um pouco a experiência.

Adorei a empada de camarão. Igual só no Rio de Janeiro
Da grelha: solicitamos uma porção de sardinhas na brasa
Muitas opções no cardápio de peixes e frutos do mar

O cardápio é enorme e até um pouco confuso por sinal. Dá para ocupar bastante o tempo escolhendo algo de beliscar. Comece, então, pedindo uma caipirinha ou uma das opções de cerveja de garrafa (nada além do convencional) que vem em uma pequena e charmosa caixa de isopor com muito gelo.

Entre os petiscos há pastéis, bolinhos diversos e empadas (a de camarão eu achei muito boa). Como estamos numa casa de pescados, os seres do mar são os destaques nos recheios – explore à vontade, pois tudo lá parece realmente fresco. Também ofertam sabores de caldinho como de Sururu (raro em São Paulo), piranha e feijão branco com frutos do mar.

Polvo, lula e camarão tem um lugar especial na carta. Optamos pela lula naquele sábado e nos deliciamos com uma porção de Cabecinha de Lula na Manteiga e depois com Anéis de Lula Empanados.

Cabecinhas de Lula na manteiga: muito bom petisco
Entre as lulas, também pedimos a porção a milanesa
Grelha do mar

Um esquema legal tanto para beliscar como para um almoço em grupo é partir para os pratos na grelha. Basta só apontar o peixe bem ali no balcão da peixaria e pedir para grelhar e escolher os acompanhamentos (o padrão é vir com farofa e vinagrete). Nós estávamos mais para petiscar do que partir para um almoço e, portanto, solicitamos apenas umas sardinhas na brasa.

Quem optar por um prato principal para duas pessoas há outras alternativas interessantes como é o caso da Chapa Andaluza ou a Feijoada de Frutos do Mar de sábado. De maneira geral consideramos os preços justos pelo que comemos – ainda mais se tratando de pescados.

Chega um momento em que estamos tão aconchegados por ali que dá vontade de ficar esticando os belisquetes e a cervejinha gelada eternamente. Não fosse o Arthur começar a querer pegar todos os objetos pendurados, talvez ficasse por ali mais um tempo. Porém, quem me navega pelos mares da vida hoje em dia é o meu filho e, no mais, os tempos atuais nos exigem um pouco mais de controle nos gastos.

Peixaria Bar e Venda

Endereço: Rua Inácio Pereira da Rocha, 112 – Vila Madalena. São Paulo (SP)
Horário: de terça a sexta das 18h às 00h30m. Sábado de 12h às 00h30m. Domingos e feriados de 12h às 20h.
Contato: (11) 2589 3963
Metrô mais perto: Estação Fradique Coutinho (linha 4 amarela)

Para saber mais: instagram.com/peixariabarevendaoficial

Gostou da dica? Então der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.