Não se assustem com a pequena entrada na largada Rua Aurora e enfrentem os degraus que levam ao salão fechado do Rinconcito. A jornada pelo Centro de São Paulo é recompensada pelo cardápio cheio de boas opções da rica culinária peruana.
Entre os pratos mais pedidos estão os ceviches, oferecidos em porções para uma ou mais pessoas. Fiquei muito feliz com o Ceviche Mixto. Peixe, camarão, polvo, lula, choclo no molho tradicional de limão e cebola por justos R$ 33,90 a porção individual. Estava delicioso!
Estivesse mais na onda de uma friturinha, certamente não teria resistido aos Chicharrones como o de Calamar (lulas) ou Pescado. Eles vêm empanados e aparentam ser sequinhos e crocantes. Terei de voltar umas três vezes até a região de Santa Efigênia para me satisfazer minimamente com as possibilidades ali em oferta.
Arroz Chaufa
Uma demonstração da diversidade da comida do Peru são os pratos à base de Arroz Chaufa (ou Arroz de Chaufa). O Arroz Chaufa pode ser servido com diferentes tipos de carne, como mariscos, peixes a carne de frango, porco e boi.
A origem remete ao tipo de preparo de arroz frito com vegetais feito pelos imigrantes chineses de Lima. Ao longo do tempo a receita que era apenas servida nos restaurantes chineses da capital (Los Chifas) ficou tão popular que se tornou parte da própria culinária limeña, misturando-se a cultura local e não encontrando similar na China.
Mesmo com toda a sua fama, e de atrair paulistanos de todas as partes da cidade, o Rinconcito ainda permanece como um destino bastante requisitado pelos peruanos em São Paulo. A equipe da casa é toda de estrangeiros. Acho que em boa parte porque ainda tem preços acessíveis. O custo-benefício é realmente ótimo.
Rinconcito Peruano
Endereço: Rua Aurora, 443 – Santa Efigênia. São Paulo / SP
Horários: de terça à sábado das 12h às 22h. Domingo das 12h às 21h. Segunda das 12h às 17h
Contatos: (11) 3361 2400
Metrô mais perto: República (Linha 2 Vermelha)
Para saber mais: instagram.com/rinconcitoperuano e rinconcitoperuano.com.br
Gostou da dica? Então quando der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa