Arais do Carlinhos Restaurante

Carlinhos Restaurante, São Paulo, comida paulistana, restaurante tradicional

Foi o fundador da casa, o armênio radicado no Brasil Missak Yaroussalian, conhecido como Carlinhos, o criador da pedida mais famosa do local, o Arais do Carlinhos. O lanche de carne de kafta achatada no pão sírio tostado, cortado em quatro fatias se tornou um dos mais clássicos sanduíches paulistanos.

A pedida é tão popular que os filhos de Carlinhos, os irmãos Fabio e Fernando, após o falecimento do pai em 2013, decidiram abrir duas filiais em São Paulo dedicadas a versões do lanche. A Casa do Arais no Bom Retiro e na Vila Olímpia.

Arais do Carlinhos, Carlinhos Restaurante
Imóvel histórico no Pari no qual o restaurante se estabeleceu a partir dos anos 90

O Carlinhos Restaurante nasceu em 1971 na área do Brás e nos 90 migrou para o bairro vizinho do Pari num imóvel histórico. Eu resolvi fazer um programa casado que recomendo para todo mundo.

Saltei de metrô na Estação do Brás e caminhei uns 20 minutos cruzando o gigantesco comércio de roupas da região e a sua fascinante diversidade cultural e humana antes de parar para o almoço.  É muito legal! Mas como eu, tirem um dia de menos calor e sol na cabeça.

Sempre tive dificuldades de encaixar o Carlinhos em minha agenda porque não é todo dia que estou pela área do Pari. Mas também por conta do curto horário de funcionamento, abrindo apenas para almoço de segunda à sábado. Finalmente consegui.

Arais do Carlinhos, Carlinhos Restaurante
O Arais do Carlinhos: um dos grandes sanduíches paulistanos

O cardápio de influência armênia reúne pedidas tradicionais como o Quibe Cru e o Homus caseiro. No entanto, além do próprio sanduíche Arais, outra marca registrada do local é o Bastumalã. Trata-se de uma tentadora travessa com cinco ovos fritos de gema mole na perfeição, manteiga e finas fatias de Basturma (carne seca e curada de boi). Tudo salpicado de especiarias que incluem tchemen, tempero típico armênio a base de páprica.

Eu já cheguei sedento por um Arais e o Bastumalã, mas sabia que seria impossível me dedicar a um sanduíche e depois a um prato com cinco ovos fritos. Por sorte eles servem uma meia porção do Bastumalã o que foi perfeito em minha solitária exploração gastronômica.

Arais do Carlinhos, Carlinhos Restaurante
Meia porção de Basturmalã: bonito de se ver, delicioso de comer

Pouco antes do meio dia e lá estava eu pedindo o meu Arais. Logo todos as mesas do amplo salão ficaram lotadas. Além da cozinha armênia, o Carlinhos também é conhecido por servir uma brasileiríssima picanha na brasa. Por sinal muito requisitada aquele dia pelas minhas mesas vizinhas. Independente do prato principal, é praticamente uma obrigação começar tudo pelo Arais.

Optei por pedir um Arais simples, só com carne. Saí de lá com muita vontade de provar as outras versões com queijo, alho e Zaatar. O sanduíche atendeu a todas as minhas expectativas de anos. Perdi a conta de quanto tempo já queria conhecê-lo.

É um troço que cai bem em qualquer momento e humor. Tão fácil de se gostar, tão simples e tão bacana que só pode ser definido mesmo como uma ideia genial. É um dos grandes sanduíches paulistanos, sem dúvida.

Arais do Carlinhos, Carlinhos Restaurante
O salão do restaurante: abrem apenas na hora do almoço

Após finalizar as quatro fatias do Arais eu solicitei o meio Bastumalã. O pedido não demorou a ser entregue. Sinal de que mesmo lotado o serviço é bastante eficiente e, diga-se de passagem, gentil. A minha versão veio com dois ovos de gema mole fritos com o Basturma.

É um prato tão bonito que dá pena até de destruí-lo com o garfo. Fiquei paquerando aqueles dois olhos amarelos das gemas por um tempo e logo o desejo de comer venceu a pena. O garfo explodiu o olhar e a gema mole escorreu por cima da carne e das especiarias. É um troço glorioso!

A minha primeira passagem pelo Carlinhos Restaurante foi só felicidade.

Carlinhos Restaurante

Endereço: Rua Rio Bonito, 1641 – Brás – São Paulo – SP
Horário: de segunda a sexta das 11h30m às 15h e sábado das 11h30 às 16h.
Contados: (11) 3315 9474
Metrô mais perto: Brás (Linha 3 Vermelha)

Para saber mais: instagram.com/carlinhosrestaurantesp

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

2 Comments on “Arais do Carlinhos Restaurante”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.