Salete, a ótima empada desse boteco clássico da Tijuca

Eu nunca fui um grande frequentador do Salete, mas a fama de sua empada já me levou algumas vezes a esse boteco tradicional da Tijuca. Fazia anos que não botava os pés lá, no entanto.

Todos nós temos os nossos botequins cativos, geralmente aqueles perto de casa ou da nossa área de trabalho. Esse vício em determinadas casas muitas vezes nos afastam de ótimas possibilidades. Por isso mesmo eu sempre tento me forçar a escapar do boteco-conforto e tentar ir a outros cantos e lugares, outros cotidianos e sabores.

Restaurante Salete
Por todos os lados há reportagens referentes a casa, principalmente sobre as empadas

No caso do Salete eu sinceramente não me recordava de ter achado a empada de lá assim tão maravilhosa. Que bom que por vezes a gente erra. Esse erro de avaliação, no entanto, tem explicação.

O grande segredo da iguaria é prová-la fresca, recém saída da cozinha. Não cheguem por lá e peçam a empada do balcão. Perguntem antes se acabou ser preparada. Do contrário bebam sentados e sem pressa uns chopes e aguardem a próxima fornada.

Após uma reunião de trabalho na área da Praça Afonso Pena, na Tijuca, foi quase uma atração natural dar uma escapulida no início da noite ao Salete.

Restaurante Salete
Parede típica de botequim com azulejos azuis e brancos

Mais do que a boa impressão que a empada me deixou desta vez, a casa me surpreendeu pelo chope bem tirado. Com um creme de dar inveja a muito botequim metido à chique por aí. Por isso que eu disse, aguardar uma próxima fornada de empada bebendo uma tulipa gelada é um grande prazer.

Origem galega

O bar, fundado em 1957 por galegos, funciona num bonito e antigo sobrado e preserva a típica arquitetura de botequim carioca. Com direito a paredes de azulejos brancos e azuis e o chão em preto e branco.

É um belíssimo exemplar que pelo ambiente, por si só, já vale uma visita a todos os amantes desta instituição do Rio de Janeiro chamada botequim.

Restaurante Salete
Os caldinhos de camarão e caranguejo em oferta na entrada

Após a morte do fundador em 2003, o galego Manolo, a casa passou aos cuidados das filhas que fizeram reformas estruturais. Incluindo um novo balcão e as inevitáveis televisões (atualmente presentes em quase todos os bares da cidade), mas que preservaram a arquitetura original. O que sempre merece elogios.

O boteco ainda estava vazio quando cheguei. Fui recepcionado por duas panelas onde um caldo de camarão e outro de caranguejo eram aquecidos. Foi tentador, mas não cheguei a provar. Sentei junto à parede para paquerar os azulejos e logo me informei sobre as empadas com o garçom, que prontamente veio me atender.

A de camarão estava para sair. Beleza. Já com essa dica na cabeça aguardei por ali a olhar as paredes e os vários prêmios e referências a casa espalhados pelo ambiente. Não podia faltar o chope, que outra grande surpresa positiva da noite.

Empada de camarão
Restaurante Salete
A massa e o recheio da empada estavam ótimos

Após dois chopes e sem pressa nenhuma de ir embora, vi o rapaz trazer a bandeja de empadas da cozinha. Opa! Era chegado o momento. De camarão, reforcei com o garçom. Há outros sabores como de palmito, bacalhau, siri e frango. Mas o estrelato fica por conta da de camarão mesmo. Logo ela estava na minha frente, servida ainda na forminha.

A bichinha logo se desmanchou na primeira garfada. Assim que saquei um pedaço da massa de cima, o recheio molhadinho do fruto do mar revelou-se. Tudo estava muito bom, da massa ao recheio. Realmente deliciosa.

Imediatamente eu compreendi a sua fama considerada por muitos como a melhor empada do Rio de Janeiro. Não sei se chega a tanto, mas estou certo de que é uma das melhores.

Restaurante Salete
A empada de camarão é o carro chefe

As recomendações sobre a casa, porém, se estendem a outros pratos além das empadas. Os risotos (como o de camarão) são famosos e estão em destaque no cardápio. Mais um motivo para eu retornar por ali.

Há outros pratos como o Filé a Salete (com batatas prussianas, presunto e palmito), além dos clássicos de sempre da culinária típica do Rio de Janeiro. Não tivesse eu combinado de ir ao Bar do Chico em seguida, teria provado alguma outra iguaria. No mínimo os caldinhos, que estavam muito chamativos.

Que programa agradável! Tomei um bom chope, comi uma ótima empada e de maneira geral fui bem atendido.

Restaurante Salete

Endereço: Rua Afonso Pena, 189 – Tijuca. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça a domingo das 10h às 22h.
Contato: (21) 2264-5163 / (21) 2214-0408

Para saber mais:
instagram.com/restaurantesalete

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

2 Comments on “Salete, a ótima empada desse boteco clássico da Tijuca”

  1. Pingback: Bar do Chico: carne de sol e cerveja mofada. | Diários Gastronômicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.