Empório Stammtisch, ótimo restaurante alemão escondido de Botucatu

Emporio Stammtisch, restaurante Botucatu

Localizado na área rural de Botucatu o Empório Stammtisch é um ótimo restaurante alemão, cercado de um ambiente bucólico no bairro de Demétria.

Depois de mais um dia de atividades em Piracicaba seguimos nossa rota mais para o interior do Estado de São Paulo, até Botucatu. Lá ficamos hospedados pelo resto da semana. Utilizamos a cidade como base para os encontros em escolas de municípios próximos como Anhembi, São Manuel e Pratânia.

Eu tinha grandes expectativas a cerca de Botucatu, principalmente por ser a cidade uma referência no cultivo de produtos orgânicos.

A geladeira lotada de cervejas de vários países: boa surpresa

Acabou por gerar-me certa frustração a falta de tempo para visitar fazendas, sítios de cultivo e lojas de venda do bairro de Demétria e conhecer este aspecto interessante da região. Afinal de contas eu estava viajando por conta do Projeto Douradinho e não do Diários Gastronômicos.

Bairro de Demétria

Já tinha desistido de buscar algo mais por ali, quando no último dia de viagem resolvemos arriscar nos embrenhar pelo bairro de Demétria e ir a uma casa alemã recomendada em alguns sítios da internet.

Há de se dizer que para os amantes do eco-turismo e dos esportes radicais, Botucatu é um paraíso. Há muitas atrações em volta da cidade. Mas para mim, radical mesmo foi encontrar uma geladeira lotada de cervejas importadas no meio do mato.

Emporio Stammtisch, Botucatu
Parte externa do Empório, na área rural de Botucatu

Após rodarmos uns quilômetros de rodovia e alguns de estrada de chão chegamos a um oásis: três restaurantes bastante descolados, ali aparentemente isolados do mundo. Entre eles o Empório Stammtisch onde para nossa sorte paramos.

Lá estava a geladeira sonhada, cheia de cervejas dos mais diversos países. Fiquei surpreso com o achado. Vado, de Genivaldo, dono do lugar e coincidentemente ex-secretário municipal de meio ambiente, me explicou que há muitos suíços e alemães na região do bairro de Demétria. Daí criou-se uma demanda por cervejas europeias em plena região rural da cidade.

Restaurante suíço-alemão

]O que tinha começado apenas como um empório para venda de produtos básicos aos moradores locais se tornou, então, um bar de cervejas especiais com cardápio de restaurante suíço-alemão.

Da trilha sonora, uma seleção de clássicos do jazz, ao ambiente de luz baixa e todo de madeira, tudo nos leva ao relaxamento e a vontade de não ir embora. Ao menos não antes de ajudar a esvaziar um pouco a geladeira de cervejas.

Diverti-me bastante perdido sem saber decidir qual seria a próxima garrafa. O legal é que a própria clientela vai até a geladeira catar a garrafa ou a lata que quiser (depois tem que pagar, é claro). Adoro isso!

A casa tem uma decoração interessante, com objetos antigos e luz baixa

Como se fosse de propósito, aquele lugar fechava perfeitamente o primeiro trecho de viagens do projeto. Assim sendo, nada mais justo do que um brinde (ou vários) por tudo ter dado certo e saído conforme o planejado.

Seleção de acepipes

Para comer eles oferecem uma seleção de acepipes como queijos e frios dispostos numa mesa. Pode-se colher o que se queira com o devido peso na balança (fiz um pequeno prato com seleção de queijos). A casa também oferta um cardápio interessante que inclui entre outros os sempre presentes salsichões.

Compensamos uma semana sem grandes novidades ou refeições importantes com aquela noite regada de sexta-feira. Após tanto, teríamos uma semana de descanso em casa para uma nova rodada de encontros seguindo o interior de São Paulo à dentro.

Empório Stammtisch

Endereço: Rodovia Gastão Dal Farra, km 04 (cond. Alvorada) – Botucatu (SP).

Horário: Abre segunda, quinta e sexta a partir das 18h. No sábado e domingo no horário de almoço a partir das 12h.

Contatos: (14) 3813 8484

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

0 Comments on “Empório Stammtisch, ótimo restaurante alemão escondido de Botucatu”

  1. Botucatu, realmente, é uma decepção gastronômica. Fui ao Jequitibá. Se levarmos em conta a intenção do proprietário e o que a cidade oferece, o restaurante é bom. É o que resta. Não gostei do sabor. Se você não comer carne ou queijo, o restante da comida não tem tempero bom. A cidade tem outro restaurante (http://www.cafesome.net/restaurante.htm). Ainda não fui. Não sei se é bom. Quanto à Piracicaba, uma excelente opção é o restaurante vegetariano Tomate Seco. Comida deliciosa! Em Sorocaba tem o Fruto Amarelo, mas economizam muito nos ingredientes e cobram exageradamente alto pela comida. Um verdadeiro assalto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.