Ton Hoi, tradição e boa culinária chinesa, para iniciados e entendidos

Fora da Liberdade, o Ton Hoi é dos melhores destinos em São Paulo para quem curte comida chinesa. Com tanta coisa no cardápio, a vontade que dá é de juntar uma turma e ficar por lá provando um pouco de tudo.

Não sem razão, portanto, é quase impossível ir lá sem pegar uma fila na porta. Bem verdade que o horário de funcionamento bastante restrito não ajuda muito. Não dá chance de esticar conversa ou de se escolher um momento alternativo para ir.

Uma maneira de escapar da espera é chegar bem cedo, logo que a casa abre – tanto no almoço quanto no jantar. Assim também dá tempo para se perder um pouco nos quitutes e nas entradinhas.

Do menu há de coisas simples, mas sempre muito bem feitas, como os chopsuey variados. Até pedidas um pouco mais elaboradas como caldeiradas de cabeça de peixes e de frutos do mar e os pratos de pato. Geralmente é a equipe que sugere alguma pedida inicial. Garanto que se pode aceitar sem medo.

Ton Hoi, restaurante chinês
Pastéis Wan Tan de entrada: levíssimos e gostosos
Pastéis Wan Tan

Da última vez, e em companhia de meu sócio Cascabulho, nos ofereceram uma porção de uns pastéis levíssimos e gostosos chamados Wan Tan (R$ 24,20).

É só olhar em volta para ver circular pelo salão muitas outras opções chamativas para início de conversa. Entre as quais as ostras servidas em diversos estilos (inclusive empanadas). Uma pena que a nossa fome nunca seja suficiente para atender ao desejo de comer de tudo.

Alguns dos pratos do cardápio dão para dividir, por isso é sempre bom se informar melhor com os garçons. Os preços não são os mais baixos da China, mas também não estamos em qualquer chinês da esquina.

O lugar está acima da média e o ambiente, apesar da simplicidade da decoração, é muito limpo, organizado e amplo, com boa iluminação externa.

Ton Hoi, restaurante chinês
Polvo com legumes: os tentáculos do molusco vêm cortadinhos e misturados aos vegetais
Polvo com Legumes

Meu sócio e eu resolvemos dividir um Polvo com Legumes. Os tentáculos do molusco vêm cortadinhos e misturados à acelga, ervilha, broto de bambu, brócolis, alho e cebolinha. É para quem curte agridoce. Um prato leve e gostoso.

Acho que a quantidade veio bem na conta, considerando os pastéis de entrada. Acaso eu estivesse em um dia mais ogro, estou certo de que caberia mais uma porção inicial de alguma coisa.

Sem exagerar nos comes e dividindo os pratos nosso almoço até que saiu em conta (cerca de R$40 per capta) – considerando a qualidade da comida.

Ainda estou para reservar uma noite e ir lá jantar, desta vez com um grupo maior e as ostras empanadas não me escaparão na próxima…

Ton Hoi

Endereço: Av. Prof. Francisco Mourato – Butantã. São Paulo / SP.
Funciona de quarta a sábado das 11h30m as 15h e das 19h às 22h. Domingo das 11h às 15h
Contatos: (11) 3721-3268

Para saber mais: www.tonhoi.com.br

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.