Bar do Luiz Fernandes, o melhor boteco de São Paulo

Quando eu for elaborar uma lista dos dez botequins mais importantes de São Paulo para mim, o Bar do Luiz Fernandes terá o seu lugar garantido. A casa oferta algo fundamental e impossível de se replicar em modelos de botecos pré-fabricados: alma e história.

A alma está na família por trás do sucesso: Seu Luiz, fundador, toma conta do bar e faz pessoalmente as conhecidas batidas. Sua esposa, Dona Idalina é responsável pela elaboração dos quitutes dispostos no balcão e pela receita dos famosos bolinhos. O filho do casal, Luiz Eduardo, cuida do salão e passa gentilmente em todas as mesas para saber como está o atendimento.

Bar do Luiz Fernandes
O endereço original fica no bairro de Mandaqui, na Zona Norte da cidade
Bar do Luiz Fernandes
As mesinhas na área externa são bastante agradáveis de ficar
Tradição desde 1970

De uma simples e pequena mercearia familiar, fundada em 1970, a casa virou referência, atraindo um público que até 10 anos atrás (segundo me revelou Luiz Eduardo) passava longe da porta. Soube como poucos bares históricos se adaptar, evoluir, conquistar novos públicos sem, no entanto, perder o seu encanto.

O endereço original em Mandaqui é sagrado. Mantém o seu clima de negócio familiar que nos deixa bastante aconchegados. Isso mesmo distante do seu aspecto original, já que hoje a casa se espalha por dois ambientes, com áreas internas e ao ar livre.

Bar do Luiz Fernandes
O balcão de acepipes, que está lá desde a fundação da casa em 1970…
Bar do Luiz Fernandes
…oferta diversos petiscos tentadores, dos comuns aos mais exóticos

Isto não impede, no entanto, que a marca seja utilizada na abertura de novos endereços, para explorar outros mercados. É o caso do Luiz Fernandes Grill e a Cervejaria do Bar do Luiz Fernandes. E até um Luiz Fernandes em um supermercado, porque não?

É uma forma muito interessante de olhar pra frente, preservando e valorizando a história. É claro que não poderia ir a outro, senão no local de origem.

Bolinho e carne

Para dar uma ideia da importância do lugar na cultura gastronômica paulistana, o bolinho de carne de lá já é um clássico da cidade, passando a ser servido até em outros bares da capital.

Bolinho do Bar do Luiz Fernandes”, não é incomum de se ver em cardápios. Posso dizer que o original é maravilhoso! Crocante por fora, e com a carne rosadinha por dentro, é vendido em dois tamanhos: grande e pequeno, para diferentes ambições de nosso desejo.

Bar do Luiz Fernandes
O bolinho mais famoso da casa, o de carne, é crocante por fora…
Bar do Luiz Fernandes
…e rosadinho por dentro. Uma coisa maravilhosa
O reino dos bolinhos

O botequim, no entanto, é o reino de vários bolinhos e não só o de carne. Saí de minha passagem por lá impressionado com algumas opções do cardápio, bastante criativas. Como o Carequinha (R$ 3,00), uma versão sofisticada dos tradicionais Bolovos, empanado com dois tipos de linguiça (blumenau e a alheira) e um ovo de codorna.

O que dizer da Delícia Portuguesa (R$ 3,50), que para mim é muito mais do que um simples bolinho de bacalhau e sim um ritual completo. Feito com bacalhau Gadus Morhua, ele é trazido à mesa num prato com azeite, pimenta e alho frito. A brincadeira é molhar o bolinho no azeite e depois no alho frito, pimenta e mandar ver.

Bar do Luiz Fernandes
O Delícia Portuguesa é mais que um bolinho, um verdadeiro ritual
Fantástico balcão de acepipes

Não bastassem todas as opções de bolinhos tentadores, a casa ainda conta com o balcão fantástico de acepipes, uma abençoada tradição dos botequins paulistanos.

Há um pouco de tudo por ali. De coisas simples como fatias de queijo, palmito, tomate seco e azeitonas. Passando por embutidos como copa, salame, linguiças, salsichas, morcelas. Até chegar aos miúdos como fígado e moela de frango. Além dos exóticos pé e orelha de porco a vinagrete. Uma visão paradisíaca.

É só escolher o que se quer comer, botar num prato e beliscar. Quem preferir, a simpaticíssima equipe da casa prepara uns arrumadinhos dos pedidos com muito esmero. Tudo por ali é tratado com muita atenção, incluindo as cervejas servidas geladíssimas. A sensação é de se estar, de fato, numa casa de família.

Bar do Luiz Fernandes
A boa Surpresa da Dona Idalina é mais um dos fantásticos bolinhos da casa
Bar do Luiz Fernandes
O molhinho picante é perfeito para acompanhar os quitutes do botequim

A área interna, onde fica o balcão de acepipes, que está lá desde a fundação da casa, hoje é utilizada praticamente para o serviço dos garçons e para o público que bebe em pé (cultura rara nos bares novos de Sampa).

Clima informal e ambiente aconchegante

O bar também conta com duas salas cobertas, com mesas de madeira e diversos quadrinhos presos a parede.

O lugar mais agradável é ao ar livre, onde estão dispostas mesinhas de ferro e os banquinhos plásticos. É de uma simplicidade e informalidade muito legal e nem um pouco bagunçada. Muito ao contrário, o bar é organizado e limpo.

Bar do Luiz Fernandes
A área original da casa agora serve aos clientes que bebem em pé e para o serviço dos garçons
Bar do Luiz Fernandes
O cartaz indica as opções de petiscos entre os quais pé e orelha de porco a vinagrete

É claro que um local que merece tantos elogios assim também atrai muita gente. Por isso, se quiserem curtir com mais calma as delicias e o clima de lá, cheguem cedo, no final da tarde.

Bar do Luiz Fernandes

Endereço: Rua Augusto Tolle, 610 – Mandaqui. São Paulo / SP.
Funciona de terça a sexta 16h a 23h30. Sábado e domingo 12h à 21h.
Contatos: (11) 2976-3556

Para saber mais:

instagram.com/bardoluizf

bardoluizfernandes.com.br

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

One Comment on “Bar do Luiz Fernandes, o melhor boteco de São Paulo”

  1. Pingback: Diários gastronômicos é premiado no XVI Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia | Diários Gastronômicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.